fbpx

Rumores

A Televisão
9 min leitura

Fátima Lopes às 17 horas na TVI? Cristina Ferreira convidada pela SIC. Diana Chaves substitui Cláudia Vieira em Caminho da Felicidade. Operação Triunfo é a arma da RTP para combater Ídolos e o novo Big Brother.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Fátima LopesA transferência do ano ainda dá que falar e é ela o primeiro destaque desta semana. Entre muitas notícias, de que Fátima Lopes está um pouco abatida com a saída da SIC, ou que esta se deu por influências de Emidio Rangel, soube-se, pela Notícias TV que a apresentadora não vai nem para o lugar de Júlia Pinheiro em As Tardes da Júlia, nem para o novo reality-show, cujas promoções já passam na TVI. Ao que tudo indica, a mais recente cara de Queluz de Baixo conduzirá um novo formato, exibido diariamente, que irá ocupar o lugar deixado vago por Quem Quer Ganha. Será um talk-show e terá a duração de duas horas. A confirmar-se, este parece-me um grande erro por parte dos responsáveis da estação. Um day-time com três programas deste género parece-me uma atitude que poderá custar caro à TVI. Qual será a intenção da direcção de programas? Perder os telespectadores de Morangos com Açúcar repetição e ir roubar alguns dos que vêm Vida Nova, Portugal no Coração e Portugal em Directo? Esta parece-me a única opção, e, a confirmar-se, não tem muita lógica. Basta ter em mente que neste horário começam a ser vários os jovens a ver televisão e a reposição do episódio do dia anterior da conhecida série juvenil parece-me uma aposta com pés e cabeça. É claro que Quem Quer Ganha é um “furo” nas audiências do canal, mas há outras opções. Desde o estender As Tardes da Júlia por mais uma hora e colocar outro formato entre as 14 e as 15 horas a um renovado concurso, com outra ideia e com outra apresentadora. Apesar de tudo, há que ter em mente que tudo o que se segue nos próximos tempos se baseará em “fontes” e que muitas das informações não passam de suposições. Eu continuo com a minha ideia de que Fátima Lopes deveria conduzir um Talk-show nocturno. Só assim fará sentido a sua presença na TVI, a meu ver, claro.

E se pensava que só Fátima Lopes era falada nos últimos tempos, engane-se. Cristina Ferreira resolveu vir a público revelar que fora convidada recentemente pela SIC. Segundo a Notícias TV, o convite pode ter sido feito ainda antes de se conhecer a “transferência televisiva”. Sou sincero e já o disse muitas vezes, não aqui, mas noutros locais, para mim a cara de Você na TV seria uma excelente contratação para a estação de Carnaxide e poderia, sem sombra de dúvidas fazer esquecer Fátima Lopes e conquistar o lugar ocupado até há bem pouco tempo pela apresentadora do Barreiro. No entanto, duvido que Cristina Ferreira mude de ares. A sua ligação com a TVI é mais do que forte e o facto de formar uma dupla de sucesso com Manuel Luís Goucha impedirá, certamente, uma mudança de ares. Contudo, e voltando ao convite da SIC, penso que não passa de uma história mal contada pela apresentadora. Com todo o respeito que por ela tenho e não querendo acusá-la de mentirosa, não deixa de ser no mínimo estranho o facto de só agora revelar esta aproximação. Não terá feito o que fez em tempos Marco Delgado, que, ao revelar uma “encenada” aproximação de Carnaxide, conseguiu receber um contrato de exclusividade com a TVI? No entanto, talvez esta minha visão não passe de uma má interpretação, mas o certo é que o canal de Queluz de Baixo subiu o salário da Saloia da Malveira, que passa agora a receber 25.000€ por mês. E dinheiro parece ser coisa que não falta por estes lados, até José Eduardo Moniz escreveu na sua crónica do Correio da Manhã que tudo isto “vai doer nos orçamentos”. “inevitável”, diz ele, e eu concordo plenamente.

Diana ChavesMas nem só de Fátima Lopes e Cristina Ferreira se falou ao longo dos últimos dias. Caminho da Felicidade voltou a ser notícia e há novidades da substituta de Perfeito Coração. Afinal de contas, Diana Chaves vai mesmo entrar na trama e terá o lugar que era, anteriormente, de Cláudia Vieira. A companheira de Pedro Teixeira vai dedicar-se somente à quarta temporada de Ídolos e o regresso à representação não é para já. Na minha opinião, acontecia precisamente o contrário. Cláudia Vieira protagonizava Caminho da Felicidade e o regresso do talent-show seria só para o ano. Já aqui defendi esta ideia e nunca pensei que a SIC caísse no erro de trazer já Ídolos, todavia, percebo a aposta, uma vez que a estação não tem outros programas que possam fazer frente à concorrência. Resta é esperar que o público não o rejeite e que o sucesso da temporada anterior se repita. Cláudia Vieira e João Manzarra já provaram que merecem e muito, tudo isto. Setembro está quase a chegar e por essa altura poderemos tirar as primeiras conclusões. Enquanto isso, há que elogiar o facto de se apostar numa nova dupla para a ficção SIC: Diana Chaves e Diogo Morgado, que, quanto a mim, poderão demonstrar bastante empatia e ajudar a que também Caminho da Felicidade seja um sucesso.

O ultimo destaque vai para outro regresso, mas desta vez na RTP. Se a SIC tem Ídolos e a TVI um reformulado Big Brother, a estação pública decidiu “resgatar” Operação Triunfo. Tudo isto me parece um regresso ao passado. Se bem se recorda, há uns tempos, quando o canal de Carnaxide exibiu a segunda temporada de Ídolos, a RTP contra-atacou com a segunda temporada de Operação Triunfo. Resultado? SIC 1, RTP 0, que é como quem diz, o talent-show do canal do grupo Impresa venceu o da televisão do estado. Não duvido de que desta vez volte a acontecer a mesma situação. É certo que os formatos são diferentes, mas têm a mesma essência, a música. E, curiosamente, vão para a quarta edição. Se Ídolos tem tido sempre sucesso, a segunda e terceira séries de Operação Triunfo ficaram muito aquém das expectativas. Talvez agora não aconteça a mesma coisa, mas temo que se confirmem as minhas suspeitas e que, assim, o talent-show da RTP “morra” de vez. Outra dúvida que me tem assolado é quem apresentará. Sílvia Alberto ou Catarina Furtado? Gosto de ambas, mas creio que a última teria mais hipóteses de trazer algum sucesso ao formato.

Ele é revistas “cor-de-rosa”, ele é jornais conceituados, quer nacionais, quer internacionais. Sem sombra de dúvidas que, para além de Fátima Lopes, também Cristiano Ronaldo marcou os últimos dias. Pode não ter muito que ver com televisão, mas o certo é que até os principais blocos noticiosos das estações destacaram este acontecimento. Por tudo isto, e muito mais que há-de vir, Cristiano Ronaldo e o seu filhote são os protagonistas desta semana!

Deixo-lhe agora alguns destaques para os próximos dias:

Quarta-feira não perca a estreia do remake de Melrose Place, pelas 21h25 na Fox Life. No dia seguinte e no mesmo canal vai para o ar o primeiro episódio da sexta temporada de Nip/Tuck, à mesma hora. Já pelas 21h30, chega ao AXN o último episódio de Sem Rastos.

Termina assim mais uma edição de Frente de Destaques!

Até ao próximo domingo!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.