fbpx

Regressos?

A Televisão
8 min leitura

Uma semana depois do final de Secret Story, que deu a vitória a António, a imprensa deu grande destaque a cada um dos quatro grandes finalistas. Curiosamente, acabou mesmo por ser a segunda classificada aquela que mais notícias protagonizou. Mas houve mais para ler na imprensa. Desde o anúncio dos quatro jurados de Portugal tem Talento ao anunciado regresso de 5 Para a Meia-Noite.

Senhoras e senhores, está aberta mais uma Frente de Destaques!

A Casa dos Segredos fechou portas há uma semana e, tal como seria de prever, muito destaque foi dado aos seus quatro últimos habitantes. Todavia, curiosamente, quem acabou por ser mais falada foi mesmo a segunda classificada, ou não fosse ela a mulher que mais deu que falar dentro do reality-show da TVI. Ele foi a capa da Nova Gente, TV Mais, TV 7 Dias… e apenas a esta primeira deu uma grande entrevista, ou seja, para a semana, é de esperar que some mais alguns destaques de primeira página. Sempre sincera, directa e verdadeira, Ana Isabel não teve receio de falar sobre nenhum dos temas e isso é de louvar. Mesmo aqueles que poderiam ser mais delicados, como o comportamento de Júlia Pinheiro ou a sua relação com Vítor, foram abordados de forma elegante e sem dar azo a polémicas. Por tudo isto é ela a Protagonista desta semana!

Uma semana que começou bem, mas que terminou de uma forma triste. Sim, refiro-me ao falecimento de Carlos Castro, aquele que era, no meu entender, um dos grandes senhores da nossa imprensa e que, semanalmente, escrevia crónicas fantásticas para a TV Guia, em que nada era deixado ao acaso. Sinceramente, nunca percebi porque é que nunca teve a oportunidade de fazer em televisão aquilo que tão bem fazia na imprensa. Sim, eu sei que chegou a fazer parte da Praça da Alegria com uma rubrica do género, no entanto, o génio de Carlos Castro merecia mais. Agora já não vale a pena falar nisso, apenas lamentar a forma cruel como foi brutalmente assassinado. Não sou nada nem ninguém para fazer juízos de valor, mas não quero desde já condenar o alegado homicida, até porque até prova em contrário, toda a gente é inocente. Mas que a situação parece de novela, parece. O pior de tudo é que Carlos Castro não mais poderá fazer sorrir quem, como eu, acompanhava sempre as suas crónicas…

Tristezas sem solução à parte, ficámos esta a saber quem são os jurados de Portugal tem Talento. E, surpreendentemente, o grupo até nem me parece muito mau. Embora ache que Conceição Lino era dispensável, gostei muito de tomar conhecimento de que José Diogo Quintela iria regressar aos ecrãs e que um jurado especialista, por assim dizer, também integraria o lote. Ainda assim, não sei se haverá uma grande empatia entre estes três profissionais, mas como dois deles têm bastante experiência na área da comunicação, espero que se forme uma relação de bastante cumplicidade. O certo é que a SIC está mesmo a apostar forte nesta aposta e que nela concentra grande parte dos seus fortes. Vamos ver é se resulta…

Falando em entretenimento, foi com muito agrado que soube esta semana que o 5 Para a Meia-Noite está de volta aos ecrãs da RTP 2. Um regresso há muito esperado e que faz todo o sentido, afinal de contas, acho que não há nenhum jovem que não goste de ver o 5. Ainda assim, acho que chega tarde de mais. Já devia ter sido no inicio de Dezembro, época em que muitos jovens estão de férias de Natal e que seria uma ajuda extra ao sucesso do formato. Pormenores à parte, que regressem Filomena Cautela, Pedro Fernandes, Fernando Alvim, Nilton e Luís Filipe Borges que já fazem muita falta!

E quem também poderá estar de regresso, mas aos ecrãs da SIC é Jorge Gabriel. Segundo Carlos Dias da Silva na sua crónica habitual da TV Guia, o ainda colega de Sónia Araújo nas manhãs da RTP poderá ser o senhor que se segue e à sua espera tem as tardes do canal. Sinceramente, espero que tal não se confirme. Creio que Jorge Gabriel pouco ou nada acrescentaria a Carnaxide. Na televisão pública está muito bem e, para aquilo que o querem por a fazer na SIC há outras soluções internas. Para já, penso que o Boa Tarde vai, e tem mesmo que continuar, até porque ainda é cedo para deitar abaixo o programa. Posteriormente, e caso queiram mesmo mudar, que Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues ou Merche Romero abracem as tardes com um formato bem mais descontraído do que tem sido feito actualmente. Tenho a certeza de que seria um sucesso.

Terminados os destaques, é tempo de lhe trazer citações que marcaram a semana:

 

“Trabalho em televisão há tempo suficiente para saber que os processos de mudança são lentos. A SIC sofreu uma grande erosão nos últimos anos. Estamos a preparar-nos para sermos mais fortes e para nos aproximarmos da liderança”, Nuno Santos (in TV Mais)

“Qualquer programa não depende de uma pessoas, depende de uma equipa, de uma ideia, de um formato.”, Alcides Vieira (in TV Guia)

“Neste tipo de programas, um apresentador não pode, nem deve tomar partidos”, Ana Isabel Ribeiro (in Nova Gente)

“Eu já trabalhei em todas as estações, mas a minha casa é a TVI”, Paula Lobo Antunes (in Notícias TV)


Ainda antes das despedidas, a Rosa e o Espinho desta semana!

Rosa


O destaque maior desta semana vai para o excelente artigo da Notícias TV sobre a nova SIC. Simples, directo e sem complicações. Um óptimo trabalho da revista do Diário de Notícias e Jornal de Notícias que ficou muito bem como capa.

Espinho

Por outro lado, negativamente, destaco a péssima informação que a revista   desta semana deu, ao afirmar que Diogo Morgado já gravou o tão falado filme em Holywood, quando esta situação tem vindo a ser aguardada ao longo dos tempos.

 

Assim termina a edição desta semana da Frente de Destaques!

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.