fbpx

Que estratégia é essa?

A Televisão
11 min leitura

Frente De Destaques Que Estratégia É Essa?

Mais uma semana, fim do verão de Outono e entrada no tempo de chuva. Ainda assim, mau tempo é o que não se passa na nossa imprensa, com novidades “fresquinhas” todos os dias. Desde as primeiras imagens de Escrito no Céu aos recados enviados por Júlia Pinheiro à TVI, passando por A Voz de Portugal e Catarina Furtado, não esquecendo ainda a violência e o sexo dentro da Casa dos Segredos.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Inevitavelmente, um assunto do passado terá que voltar a ser o Protagonista da semana. Um assunto não, um tema. Exactamente, Casa dos Segredos. E não é pelas guerras entre a família de Fanny e o namorado (ex namorado) desta, ou pela revelação de segredos de um ou outro concorrente. Existem dois motivos para os quais este assunto é chamado a esta Frente. Foi durante esta semana que se viram as primeiras imagens mais quentes e de maior contacto físico entre concorrentes. Se Susana masturbou Marco, Cátia terá, alegadamente, feito sexo oral a Carlos. Não tenho muito mais a dizer sobre este assunto, até porque o clarifico de uma clara manobra para aumentar as audiências, tanto que aguardo com expectativa cenas dos próximos episódios para saber quem se segue. Acho é estranho que o pai de Cátia, por exemplo, venha para a imprensa dizer que o comportamento da filha não o surpreenda. De facto, e perdoem-me a sinceridade, “o mundo está perdido”. Há limites para tudo e há cenas que nem nas novelas têm piada. Cenas como a violência psicológica e ameaças de violência física que se têm visto no programa, quase sempre protagonizadas por um jovem, Marco. Ele que, imagine-se, até já foi vítima de violência cá fora. É deplorável comportamentos que já se passaram por aquela Casa e nem sei como é que a TVI não foi ainda multada. Há limites, como disse anteriormente, e, neste aspeto, estou de acordo com alguns ex-concorrentes do programa, Marco devia estar já cá fora, mas como rende bastante, a Endemol e o canal de Queluz de Baixo querem mantê-lo lá dentro. Estratégias…

Secret Story 2 Que Estratégia É Essa?

Aproveitando que Secret Story está em cima da mesa, falo-lhe de Júlia Pinheiro. Foi em declarações à Notícias TV desta semana que a diretora de conteúdos da SIC lançou algumas farpas à TVI, mais precisamente, à segunda temporada do programa que apresentou no ano passado. Disse a cara de Querida Júlia que os resultados não são tão bons como os do passado e que, apesar de tudo, o canal de Queluz de Baixo continua a não ter uma distância muito grande para com o de Carnaxide. Júlia Pinheiro até pode ter razão, mas acaba por lhe ficar um pouco mal fazer este tipo de comentários nesta altura, tendo até em conta que, atualmente, a medição de audiências é diferente da que era feita no passado, por exemplo. Mas há um ponto em que concordo com a comunicadora, que é quando esta diz que o primeiro passo da SIC para alcançar a liderança foi dado com a ficção, nomeadamente Laços de Sangue. Hoje em dia ninguém tem dúvidas desta situação, que poderá ser ainda mais realidade caso a “novela da nossa gente” consiga trazer para Portugal o tão ambicionado Emmy.

Novela que poderá lutar pelo Emmy do próximo ano é Doce Tentação, cujas gravações se iniciaram na passada semana e que já tem outro nome, segundo o Correio da Manhã. Escrito no Céu é a designação escolhida e até me parece um bom nome, se bem que muito parecido com Escrito nas Estrelas, mas o mesmo acontecia com o anterior nome, que também me fazia lembrar Doce Fugitiva. Contudo, acredito que, até à estreia, a trama de Sandra Santos voltará a mudar e que o definitivo ainda demorará algum tempo a ser conhecido. Em início de gravações, a TVI decidiu chamar a imprensa para registar os primeiros acontecimentos e mostrar os visuais dos quatro protagonistas. E, por aquilo que vi, temos aqui uma trama bastante interessante do ponto de vista visual, até porque os visuais das duas protagonistas, a heroína Esperança, de Mariana Monteiro, e a vilã Francisca, a cargo de Sofia Ribeiro, são um mimo. A primeira loira e num estilo gata borralheira e a segunda a fazer lembrar a vilã Cruella de 101 Dálmatas. Mais do que a história, que, por aquilo que li, também tem alguns pontos de interesse, como escrevi recentemente, penso que o género “conto de fadas” de que falou Sofia Ribeiro e que está presente em Escrito no Céu poderão ser as chaves para o seu sucesso.

F Img 2A8Cd1Af0E8Ffc75044405De7E6D12A8 Que Estratégia É Essa?

De Escrito no Céu passamos diretamente para Catarina Furtado, que se desdobrou em entrevistas esta semana, a propósito da estreia de A Voz de Portugal já no próximo dia 29. Disse a apresentadora que está entusiasmada com este projeto e que não tem receio de ficar para sempre ligada ao formato talent-show musicais. Algo que me parece perfeitamente normal, até porque todos sabemos da enorme versatilidade de Catarina Furtado, que consegue ser a mesma pessoa, mas com diferentes registos, seja em reportagem com Príncipes do Nada ou alegre e divertida em formatos como Quem Tramou Peter Pan. É por isso que ela é, ainda hoje, a “namoradinha de Portugal” e uma das melhores no seu género. Da mesma forma que a elogio, também lhe gabo a coragem de dizer que não quer apresentar um reality-show, embora ache que qualquer profissional que se preze tem todas as possibilidades de fazer um excelente trabalho à frente de um formato como estes, desde que seja algo sério e minimamente credível. Mas Catarina Furtado está muito bem nos formatos que tem agora em mãos.

Rita Ferro Rodrigues Que Estratégia É Essa?

Para terminar, e continuando no entretenimento, é tempo de dar destaque ao tão falado programa que marca o regresso de Rita Ferro Rodrigues e que foi adiado para 2012, embora já esteja totalmente gravado. Segundo a edição desta semana da revista TV Guia e tal como já seria de esperar, o formato só será emitido no próximo ano. Um erro? Não sei, mas creio que tem lógica o adiamento, até porque, na atual grelha da SIC não sei onde é um programa deste género encaixaria. Ainda assim, o que sei é que é quase que um crime ter Rita Ferro Rodrigues tanto tempo afastada dos ecrãs. Sim, eu também sei que, neste momento, talvez não exista um formato onde o seu perfil se encaixe, mas é triste ver o talento de uma profissional como esta fora dos ecrãs. Que a metam nos bastidores do Boa Tarde, por exemplo, como ela já o fez, em tempos, quando saiu do Contacto!

Terminados os destaques, as declarações que deram do que falar esta semana:

“Somos tão bons como o nosso último trabalho. É com esse espírito que parto para cada semana”, Daniel Oliveira (in TV Mais)

“Nunca pensei estar na RTP a fazer o Telejornal e estou. O que sinto é que o meu ADN televisivo nasceu na SIC”, João Adelino Faria (in Notícias TV)

“Nós atores gostamos de todas as personagens, mas diria que a (de Espírito Indomável) foi o papel”, Vera Koldozig (in Notícias TV)

“Demos pulos em casa quando soubemos que Laços de Sangue estava nomeada. Dá vontade de dizer que eu também estou a concorrer ao Emmy”, Susana Vieira (in Telenovelas)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho desta semana:

Rosa

O mais desta semana pertence à renovada Notícias TV. A mesma qualidade de sempre, agora sem o destaque para o lado mais cor-de-rosa e maior concentração naquilo que quem compra esta publicação quer ler: televisão. Mais do que isso, os novos comentadores trouxeram uma lufada de ar fresco. Mário Augusto, Daniel Oliveira ou Fátima Lopes são grandes nomes do audiovisual português e ter a oportunidade de ler crónicas de qualquer um deles semanalmente é uma grande alegria. Parabéns, Nuno Azinheira, diretor-executivo da Notícias TV e a todos aqueles que para ela trabalham.

Espinho

Já o destaque maior dos últimos dias vai para Rita Pereira que fez manchete na revista Flash! em fotografias que não são, de todo, convenientes para uma atriz da sua “categoria” e com a sua importância junto dos mais pequenos. Eu sei que todos temos direito a brincar, divertir ou cometer excessos, mas tendo em conta o passado da Helena de Remédio Santo não lhe fica bem na fotografia estar a ouvir musica e em poses menos apropriadas à porta de uma discoteca. Mas a revista que publicou tais imagens também podia não ter sido tão drástica…

E assim se despede mais uma Frente de  Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.