Polémicas, curiosidades e novidades

9 min leitura

“Ídolos” regressa esta semana recheado de polémicas. “Uma Canção Para Ti” regressa para o ano. “Você na TV” venceu as manhãs de 2009. SP Televisão prepara novas séries. Parece-lhe pouco? Há muito mais temas em análise esta semana em “Frente de Destaques”.

“Você na TV” foi o líder das manhãs portuguesas no ano que terminou recentemente. O programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira venceu por 198 vezes a concorrência. Os restantes dias foram ganhos por “Praça da Alegria” e “Fátima”. Será que em 2010 a dupla conseguirá manter a vitória? A avaliar pelos últimos tempos, tal será bastante difícil, uma vez que a “Praça” está cada vez mais alegre e a somar vantagem sobre os seus concorrentes. Ainda assim acredito em mais um ano de sucesso para Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha.

É já amanhã que Júlia Pinheiro regressa de férias e ainda com mais “genica” para lutar pelas tardes televisivas. Para a ajudar também amanhã “As Tardes da Júlia” ganha um novo cenário e uma renovação de conteúdos. A tertúlia que era presença semanalmente passa a ser irregular, ou seja, só quando existirem realmente notícias importantes é que os comentadores entrarão em “acção”. A par de tudo isto está ainda a ser equacionada uma mudança de horário do programa. Não para já, mas talvez num futuro próximo, para que o formato de Júlia Pinheiro “concorra” directamente com “Vida Nova” e “Portugal no Coração”. Parece-me uma aposta interessante por parte da TVI, que tenta assim aproveitar a concorrência directa com Fátima Lopes para tentar agarrar mais público, que no horário actual “foge” para a ficção da concorrência. Quanto à mudança de cenário, esta já era bastante necessária. Aquele rosa-choque já estava muito usado e era cansativo. Espero que o novo seja melhor. Veremos.

“Vai voltar.”, foi o que disse Júlia Pinheiro ao 24 Horas sobre o programa que terminou no primeiro dia de 2010, apesar de ter afirmado recentemente à imprensa que o mesmo precisava de “férias”. Ao que parece o “Uma Canção Para Ti” será a aposta para o reveillon deste ano. “Este programa é uma jóia e como qualquer jóia não pode ser usado com uma intensidade tão grande como foi em 2009. Uma Canção Para Ti é por excelência um programa de festa e para a família, que tem a ver com o espírito desta época do ano”, explicou a responsável por novos formatos do canal de Queluz de Baixo. Será o regresso de “Uma Canção Para Ti” uma boa aposta da estação? Sou da opinião de que depende bastante da forma como esse regresso será feito e dos moldes que terá. Não poderá certamente ser tão extenso como esta última terceira edição. Mas se realmente se aproximar da primeira série do programa penso que alcançará bons resultados audiométricos.

Parece que a aposta em séries é cada vez mais o futuro da ficção nacional. Seguindo a “leva” da TVI e da SIC, também a RTP “encomendou” dois formatos deste género à SP Televisão. A primeira é um policial que durará 3 episódios. Já a segunda deverá possuir 13 episódios e retratará o mundo dos hospedeiros de bordo e da aviação comercial. Ambas são originais e escritas por guionistas da produtora. A minha opinião e a de que este é o futuro da ficção portuguesa, uma vez que permite que o público não se canse tão rapidamente da história, e se agarre mais a ela. Não digo que se extingam as telenovelas, mas se não existirem tantas ao mesmo tempo, o público poderá dar atenção a outros formatos, a outras histórias.

Foi na passada semana que Herman José esteve à conversa com João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. Mais uma vez as suas declarações causaram polémica. O visado foi, alegadamente, Francisco Pinto Balsemão. “Quero ser um velho com rugas, com tudo. Há partes de nós que não dominamos, partes que descaem, os testículos por exemplo… Temos um colega que faz golfe por causa disto… Sabes quem é, já foi teu patrão também.”, disse, dirigindo-se ao apresentador de “Portugal no Coração”. Segundo fonte do “24 Horas”, em Carnaxide estes comentários não caíram bem. Confrontado com esta notícia, o humorista afirmou: “Quando for para falar de alguém chamo pelo nome. Na “Gala de Natal” da TVI fiz isso.” Herman José continua a alimentar a guerra com a SIC. Será que a estação lhe fez assim tão mal para que a “esmiúce” tanto? Já aqui falei sobre este tema, mas penso que o humorista está cada vez a “afundar-se” mais. É que as pessoas começam a deixar de achar graça às suas piadas. Talvez devesse pensar mais antes de falar e reflectir sobre tudo aquilo que esta estação lhe “ofereceu”.

E como não podia deixar de ser, depois de uma gala de domingo bastante “quente”, “Ídolos” volta a estar envolto em novas polémicas. As palavras de Manuel Moura dos Santos face ao tema escolhido por Carlos Costa e as críticas à banda que interpreta o tema original foram um dos assuntos mais falados esta semana. Entre outras coisas o jurado disse que a banda cantava um “pop foleiro” ou “azeiteiro”. O 24 Horas foi ouvir a dupla em questão, que se mostrou chateada com as declarações: “Sentimo-nos altamente insultados. Nós estamos à espera de indicações para ver o que fazemos a seguir.” Manuel Moura dos Santos não esteve definitivamente bem. Dizer isto sobre uma das bandas com uma das melhores carreiras na música portuguesa foi bastante injusto, na minha opinião. É claro que vivemos num país livre onde se pode dar uma opinião, mas o jurado devia ter tido em conta o local onde estava e o programa em que participava. Quanto ao desejo de que Carlos Costa não seja o “ídolo” de Portugal, não poderia estar mais de desacordo. O concorrente da Madeira é o único que quer seguir uma carreira musical, ao contrário de todos os seus colegas, que não têm a música como principal prioridade. Se Carlos conseguirá ou não segui-la é outra questão, mas duvido muito que não faça todos os esforços para que tal aconteça. As palavras de Manuel Moura dos Santos não acredito que o desmotivem, penso até que o poderão ajudar a conquistar ainda mais seguidores. Veremos como correrá a gala de hoje.

É agora tempo de lhe trazer alguns destaques para a semana que se avizinha. A partir desta segunda-feira veja a reposição da segunda temporada de “Californication”, às 22 horas no FX. No dia seguinte chega à Fox Life a sexta temporada de “Donas de Casa Desesperadas”, às 22:15. Quarta-feira não perca o filme “Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” às 21:30 no Hollywood. Quinta-feira a Fox traz-lhe o primeiro episódio da sexta temporada de “Buffy, a Caçadora de Vampiros”, a partir das 16:50. Sexta-feira é o dia da estreia da segunda série de “Família, Família” no horário nobre do canal estatal, não perca.

Esta semana um pouco mais extensa, mas sem perder a qualidade que a caracteriza, a “Frente de Destaques” termina agora.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version