fbpx

Polémicas, curiosidades e novidades

A TelevisĂŁo
9 min leitura

“Ídolos” regressa esta semana recheado de polémicas. “Uma Canção Para Ti” regressa para o ano. “Você na TV” venceu as manhãs de 2009. SP Televisão prepara novas séries. Parece-lhe pouco? Há muito mais temas em análise esta semana em “Frente de Destaques”.

“VocĂŞ na TV” foi o lĂ­der das manhĂŁs portuguesas no ano que terminou recentemente. VocĂŞ Na TvO programa de Manuel LuĂ­s Goucha e Cristina Ferreira venceu por 198 vezes a concorrĂŞncia. Os restantes dias foram ganhos por “Praça da Alegria” e “Fátima”. Será que em 2010 a dupla conseguirá manter a vitĂłria? A avaliar pelos Ăşltimos tempos, tal será bastante difĂ­cil, uma vez que a “Praça” está cada vez mais alegre e a somar vantagem sobre os seus concorrentes. Ainda assim acredito em mais um ano de sucesso para Cristina Ferreira e Manuel LuĂ­s Goucha.

É já amanhã que Júlia Pinheiro regressa de férias e ainda com mais “genica” para lutar pelas tardes televisivas. Para a ajudar também amanhã “As Tardes da Júlia” ganha um novo cenário e uma renovação de conteúdos. A tertúlia que era presença semanalmente passa a ser irregular, ou seja, só quando existirem realmente notícias importantes é que os comentadores entrarão em “acção”. A par de tudo isto está ainda a ser equacionada uma mudança de horário do programa. Não para já, mas talvez num futuro próximo, para que o formato de Júlia Pinheiro “concorra” directamente com “Vida Nova” e “Portugal no Coração”. Parece-me uma aposta interessante por parte da TVI, que tenta assim aproveitar a concorrência directa com Fátima Lopes para tentar agarrar mais público, que no horário actual “foge” para a ficção da concorrência. Quanto à mudança de cenário, esta já era bastante necessária. Aquele rosa-choque já estava muito usado e era cansativo. Espero que o novo seja melhor. Veremos.

“Vai voltar.”, foi o que disse JĂşlia Pinheiro ao 24 Horas sobre o programa que terminou no primeiro dia de 2010, apesar de ter afirmado recentemente Ă  imprensa que o mesmo precisava de “fĂ©rias”. Ao que parece o “Uma Canção Para Ti” será a aposta para o reveillon deste ano. “Este programa Ă© uma jĂłia e como qualquer jĂłia nĂŁo pode ser usado com uma intensidade tĂŁo grande como foi em 2009. Uma Canção Para Ti Ă© por excelĂŞncia um programa de festa e para a famĂ­lia, que tem a ver com o espĂ­rito desta Ă©poca do ano”, explicou a responsável por novos formatos do canal de Queluz de Baixo. Será o regresso de “Uma Canção Para Ti” uma boa aposta da estação? Sou da opiniĂŁo de que depende bastante da forma como esse regresso será feito e dos moldes que terá. NĂŁo poderá certamente ser tĂŁo extenso como esta Ăşltima terceira edição. Mas se realmente se aproximar da primeira sĂ©rie do programa penso que alcançará bons resultados audiomĂ©tricos.

Parece que a aposta em séries é cada vez mais o futuro da ficção nacional. Seguindo a “leva” da TVI e da SIC, também a RTP “encomendou” dois formatos deste género à SP Televisão. A primeira é um policial que durará 3 episódios. Já a segunda deverá possuir 13 episódios e retratará o mundo dos hospedeiros de bordo e da aviação comercial. Ambas são originais e escritas por guionistas da produtora. A minha opinião e a de que este é o futuro da ficção portuguesa, uma vez que permite que o público não se canse tão rapidamente da história, e se agarre mais a ela. Não digo que se extingam as telenovelas, mas se não existirem tantas ao mesmo tempo, o público poderá dar atenção a outros formatos, a outras histórias.

Herman_JosFoi na passada semana que Herman JosĂ© esteve Ă  conversa com JoĂŁo BaiĂŁo e Tânia Ribas de Oliveira. Mais uma vez as suas declarações causaram polĂ©mica. O visado foi, alegadamente, Francisco Pinto BalsemĂŁo. “Quero ser um velho com rugas, com tudo. Há partes de nĂłs que nĂŁo dominamos, partes que descaem, os testĂ­culos por exemplo… Temos um colega que faz golfe por causa disto… Sabes quem Ă©, já foi teu patrĂŁo tambĂ©m.”, disse, dirigindo-se ao apresentador de “Portugal no Coração”. Segundo fonte do “24 Horas”, em Carnaxide estes comentários nĂŁo caĂ­ram bem. Confrontado com esta notĂ­cia, o humorista afirmou: “Quando for para falar de alguĂ©m chamo pelo nome. Na “Gala de Natal” da TVI fiz isso.” Herman JosĂ© continua a alimentar a guerra com a SIC. Será que a estação lhe fez assim tĂŁo mal para que a “esmiĂşce” tanto? Já aqui falei sobre este tema, mas penso que o humorista está cada vez a “afundar-se” mais. É que as pessoas começam a deixar de achar graça Ă s suas piadas. Talvez devesse pensar mais antes de falar e reflectir sobre tudo aquilo que esta estação lhe “ofereceu”.

E como nĂŁo podia deixar de ser, depois de uma gala de domingo bastante “quente”, “Ídolos” volta a estar envolto em novas polĂ©micas. Carlos CostaAs palavras de Manuel Moura dos Santos face ao tema escolhido por Carlos Costa e as crĂ­ticas Ă  banda que interpreta o tema original foram um dos assuntos mais falados esta semana. Entre outras coisas o jurado disse que a banda cantava um “pop foleiro” ou “azeiteiro”. O 24 Horas foi ouvir a dupla em questĂŁo, que se mostrou chateada com as declarações: “Sentimo-nos altamente insultados. NĂłs estamos Ă  espera de indicações para ver o que fazemos a seguir.” Manuel Moura dos Santos nĂŁo esteve definitivamente bem. Dizer isto sobre uma das bandas com uma das melhores carreiras na mĂşsica portuguesa foi bastante injusto, na minha opiniĂŁo. É claro que vivemos num paĂ­s livre onde se pode dar uma opiniĂŁo, mas o jurado devia ter tido em conta o local onde estava e o programa em que participava. Quanto ao desejo de que Carlos Costa nĂŁo seja o “ídolo” de Portugal, nĂŁo poderia estar mais de desacordo. O concorrente da Madeira Ă© o Ăşnico que quer seguir uma carreira musical, ao contrário de todos os seus colegas, que nĂŁo tĂŞm a mĂşsica como principal prioridade. Se Carlos conseguirá ou nĂŁo segui-la Ă© outra questĂŁo, mas duvido muito que nĂŁo faça todos os esforços para que tal aconteça. As palavras de Manuel Moura dos Santos nĂŁo acredito que o desmotivem, penso atĂ© que o poderĂŁo ajudar a conquistar ainda mais seguidores. Veremos como correrá a gala de hoje.

É agora tempo de lhe trazer alguns destaques para a semana que se avizinha. A partir desta segunda-feira veja a reposição da segunda temporada de “Californication”, às 22 horas no FX. No dia seguinte chega à Fox Life a sexta temporada de “Donas de Casa Desesperadas”, às 22:15. Quarta-feira não perca o filme “Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” às 21:30 no Hollywood. Quinta-feira a Fox traz-lhe o primeiro episódio da sexta temporada de “Buffy, a Caçadora de Vampiros”, a partir das 16:50. Sexta-feira é o dia da estreia da segunda série de “Família, Família” no horário nobre do canal estatal, não perca.

Esta semana um pouco mais extensa, mas sem perder a qualidade que a caracteriza, a “Frente de Destaques” termina agora.

Siga-me:
Redactor.