fbpx

Para ganhar (ou talvez não)

A Televisão
11 min leitura

Frente De Destaques Para Ganhar (Ou Talvez Não)

Mais uma semana, fria, fria, chega hoje ao fim, mas na nossa imprensa as notícias continuam quentes, quentes, quentes. Foram apresentados vários pormenores sobre o novo programa de cantorias de Rita Pereira, Marco Horácio também está prestes a abraçar um novo projeto de entretenimento na SIC, Dancin’Days foi adiada para o segundo trimestre de 2012 e Catarina Furtado recusou fazer uma participação especial na segunda temporada de Maternidade. Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Foi na passada semana que a TV Guia anunciou, em primeira mão que a televisão de Queluz de Baixo preparava a todo o gás uma gala de homenagem a Angélico Vieira para emitir brevemente. Esta semana, a mesma publicação garantia que a data de exibição já estava escolhida: 1 de Janeiro de 2012, precisamente um dia depois de o jovem completar mais um aniversário, caso ainda estivesse entre nós. Ainda assim parece que tudo não passou de especulação, uma vez que em declarações ao Jornal de Notícias, Rita Pereira e Filipe Terruta desmentiram esta informação. Não sei até que ponto não estarão a fazer bluff, até porque não me admiraria nada que o canal de Queluz de Baixo avançasse com esta ideia. Normalmente, em situações semelhantes, nunca se desmente, fica-se pelo silêncio e deixa-se o tema morrer. E, neste caso, não creio que o tema acabe por ficar por aqui. Por isso é que esta homenagem a Angélico Vieira é o Protagonista da semana!

Falando em Rita Pereira, passamos já para os pormenores sobre o seu novo concurso musical. Foi a edição desta semana da revista Notícias TV que avançou que o sucessor de Secret Story 2 será uma adaptação do original Tu Cara Me Suena, que é como quem diz, um Chuva de Estrelas dos tempos modernos, com figuras públicas. Daquilo que li, parece-me, simplesmente, mais do mesmo e em tudo igual ao que já vimos em Portugal. Ainda assim, até se poderá revelar uma boa aposta. Só tenho uma ideia que muito difícil mudará. Para quê a escolha de Rita Pereira quando a televisão de Queluz de Baixo dispões de tantos nomes com vontade de ocupar o horário nobre de domingo e, igualmente, “vendáveis”? Não seria esta a oportunidade ideal para Cristina Ferreira brilhar a solo? Para Fátima Lopes se estrear num horário que tanto ambiciona? Ai, José Fragoso, Ai José Fragoso!

Ainda na TVI, é tempo de dar destaque a Joana Solnado. A polémica com o facto de estar, aparentemente, sempre a recusar personagens nas telenovelas da TVI recebeu esta semana uma nova fase. Foi a própria quem confessou, em declarações à Notícias TV desta semana que se prepara para abraçar um novo projeto no canal de Queluz de Baixo. Aquele meu dedo que adivinha mais do que todos os outros diz-me que será “apenas” uma curta participação numa das telenovelas e que servirá “apenas” para “calar as más-linguas”! Será que estou errado? Espero bem que não. Afinal de contas, tal como já escrevi aqui por inúmeras vezes, Joana Solnado é uma das melhores profissionais da sua geração, se não mesmo a melhor. E é uma pena vê-la afastada dos ecrãs há tanto tempo…

De Joana Solnado passamos diretamente para o remake nacional de Dancin’Days. Tal como já se especulava há algum tempo, a trama só começará a ser rodada a partir de Março. Foi o próprio Luís Marques quem o confirmou esta semana, em declarações à revista Correio TV. Deste modo, é quase certo que a telenovela só estreie quando Rosa Fogo chegar ao fim, caindo assim por terra o “sonho” dos responsáveis da SIC em ter duas telenovelas portuguesas em exibição simultaneamente. Algo que eu próprio já esperava, e que acaba por se perceber, afinal de contas, com a crise que o país atravessa e tendo em mente a aposta da televisão de Carnaxide em outro tipo de formatos, não há dinheiro para tudo. E todos sabemos o quão dispendioso é produzir uma telenovela. Mas acaba por ser uma pena ver o talento de Pedro Lopes tanto tempo afastado dos ecrãs e as expetativas com esta produção começam a ser cada vez maiores.

Uma das grandes apostas da SIC para a rentrée de 2012 será, ao que tudo indica, a versão nacional do reality-show 24/7 Love Lab, que tem feito sucesso a nível internacional. De acordo com uma das edições desta semana do jornal Diário de Notícias o programa foi adquirido pelo canal de Carnaxide durante o MipCom, que se realizou recentemente, e deverá mesmo ser a grande aposta da SIC para combater com a cada vez mais provável terceira temporada de Secret Story. Não sei muitos pormenores sobre o formato, mas por aquilo que li, penso que pode ir por dois caminhos. Ou pelo caminho da “ordinarice” e “badalhoquisse” e aproximar-se da mais recente edição de Casa dos Segredos, que, quer queiramos quer não, acaba por ser o que vende, ou pelo lado mais “romântico” da cena e aproximar-se quase que a uma telenovela de horário nobre. Com o atual momento da televisão portuguesa, acaba por ser uma incógnita qual o caminho que será seguido, mas seria interessante ver este último.

Ainda antes de 24/7 Love Lab, está preste a chegar à SIC um novo concurso. Foi a edição desta semana da revista TV Guia quem anunciou, em primeira mão, que a televisão de Carnaxide já havia escolhido o sucessor de Peso Pesado 2 no horário nobre de domingo. Adaptado do original Minut to Win, Ganha num Minuto já é, inclusivamente, promovido pela SIC desde o início da semana e promete trazer muita animação às noites da televisão portuguesa. Um formato leve, divertido e com muita animação que poderá trazer bons números para o canal de Carnaxide. A minha única dúvida está relacionada com o apresentador escolhido. De acordo com a mesma publicação a aposta recaiu em Marco Horácio, que passará a acumular este formato com a participação em Rosa Fogo. Sinceramente, penso que talvez se o escolhido fosse João Manzarra o programa ganharia mais. Mas são estratégias.

Para terminar, é tempo de dar destaque a Catarina Furtado. Concentrada em A Voz de Portugal e em mais uma temporada de Príncipes do Nada, a apresentadora e atriz foi convidada para fazer uma curta participação na segunda temporada de Maternidade. Contudo, acabou por declinar o convite por estar demasiado ocupada. Fiquei triste que o tivesse feito, afinal de contas é sempre um prazer ver uma senhora como ela aparecer seja em que programa for, ainda para mais numa série como é esta. Mas compreendo que se queira concentrar apenas nos programas em questão, apesar de ser da opinião de que uma simples participação não lhe roubaria assim tanto tempo. Mas ela lá sabe o que faz.

Findos os destaques, as frase que deram do que falar nos últimos dias:

“A TVI que existe hoje é uma TVI diferente da do José Eduardo Moniz. Sem dúvida. Mas não é por isso que me sinto órfã, percebe? Isto é trabalho! Há, de facto, uma diferença, mas é uma empresa, tem de ser levada para a frente!”, Leonor Poeiras (in Notícias TV)

“Está a ser um trabalho feito com muita dedicação por parte de toda a gente. Os espetadores que gostaram da primeira temporada (de Maternidade) não vão ter mais do mesmo. Esta é ainda melhor!”, Lúcia Moniz (in TV Mais)

“A Júlia não tem que me agradecer por eu fazer o meu trabalho. Eu é que tenho de agradecer à Júlia Pinheiro pela oportunidade que me deram”, Maya (in TV Guia)

“Sinto-me acarinhado na SIC!”, João Manzarra (in TV Guia)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para a excelente entrevista a Leonor Poeiras, levada a cabo pela Notícias TV desta semana. Bem sei que se torna quase que uma rotina elogiar aqui as entrevistas desta publicação, mas não me canso de elogiar aquilo com que nos presenteia semanalmente. Conversas extremamente bem conseguidas e com temas do momento e que têm que ser falados.

Espinho

Já o menos da semana pertence a Jorge Kapinha e a Mafalda Teixeira. Eles que tudo fizeram para manter o romance afastado das luzes da ribalta há uns tempos, tiveram destaque em grande parte das publicações desta semana simplesmente porque sim. E a revelarem pormenores de um namoro que, tanto quanto me parece, pouco ou nenhum interesse tem para quem o vive. É a velha máxima de que antes não querem que se fale, mas depois já não se importam de ter destaque em toda a imprensa. Perdoem-me os visados, mas é mesmo a minha opinião.

E assim chega ao fim mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.