fbpx

Olá, 2012!

A Televisão
9 min leitura

Frente De Destaques Olá, 2012!

E, pronto, já estamos em 2012! Um ano que se avizinha difícil em todos os aspectos, mas que nem por isso nos pode dar menos força para enfrentar o que aí vem. A televisão não é excepção e, como as notícias de que escrevo hoje são todas dos últimas de 2011, há que ter um espírito crítico, mas ao mesmo tempo compreensivo e tentar perceber as diferentes estratégias que aí vêm. E hoje temos desde os concorrentes de Tu Cara me Suena à confirmação do regresso do Ídolos, passando ainda pela confirmação de que o 5 Para a Meia-Noite será aposta na RTP 1 ainda este semestre. Mas há muito mais!

Seja bem-vindo à primeira Frente de Destaques do ano!

A derradeira semana de 2011 fica marcada, inevitavelmente, pelo reality-show do momento! A poucos dias da grande final, Cátia decidiu voltar a ceder à tentação e “fez mais um servicinho” a Marco, trazendo para a imprensa, de novo, a polémica. Contudo, não foi apenas por isso que Secret Story 2 deu do que falar. As queixas recebidas na ERC também foram notícia nos últimos dias, e revelados mais pormenores a propósito deste tema. Escreveu-se que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social enviou mesmo algumas das queixas para o Ministério da Administração Interna a fim de que este as analisasse. Aqui está algo muito interessante de se falar e creio que acabará por terminar como tudo em Portugal, que é como quem diz, em “águas de bacalhau”. Mas também a saída de Fanny, os balanços do programa, entre tantos outros temas fazem com que a segunda série de Casa dos Segredos seja O Protagonista da última semana do ano.

Finalistas Secret Story 2 Olá, 2012!

Mas se Secret Story se despediu dos portugueses, o seu sucessor já dá do que falar e, depois de a Notícias TV de há uma semana anunciar, em primeira mão, que António Sala e Alexandra Lencastre são dois dos jurados, a revista TV Guia revelou que a eles se juntam o inevitável Luís Jardim e o outrora provável concorrente José Carlos Pereira. Vamos ter apenas uma mulher no júri, o que será algo interessante de se analisar. Opção estratégica? Ou falta de vontade de nomes “fortes”? Já a Notícias TV desta semana noticiou quem são, afinal, os oito concorrentes de Tu Cara me Suena. E aqui “é que a porca torce o rabo”, como se diz na gíria. Quem teve a brilhante ideia de nos presentear com Toy, Romana, João Paulo Rodrigues, Daniela Pimenta, Maria João Abreu e Sónia Brazão todas as semanas? As duas últimas ainda vá que não vá, agora os quatro primeiros? Sinceramente, não percebo como é possível o lote de concorrentes ser, aparentemente, tão pouco chamativo. Está-se mesmo a ver que o programa terá sucesso apenas e só pela brilhante dupla de apresentadores. Resta esperar que os dois concorrentes que faltam sejam, pelo menos, alguém com a mínima popularidade e empatia com o público.

Ainda na TVI, é tempo de dar destaque a Paulo Futre. Esse fenómeno que esteve quase a ter um programa de conversa e entrevistas na SIC prepara-se agora, sim, para aceitar o convite do canal de Queluz de Baixo e substituir João Vieira Pinto no lote de comentadores do Mais Futebol. Quando li a notícia do Diário de Notícias, à primeira vista, pensei que o tão falado talk-show de Futre seria para a TVI, mas ainda bem que me enganei. No que à aposta de José Alberto Carvalho e restante equipa diz respeito, acho que vem tarde, até porque Paulo Futre já está um pouco esquecido. E creio que há muito melhores comentadores desportivos no mercado para o programa, sinceramente.

Da TVI passamos directamente para a SIC e para a quinta temporada de Ídolos que ainda há uns tempos parecia uma miragem, foi esta semana confirmada e teve mais pormenores revelados. Durante a apresentação à imprensa de Doctor White, outra grande aposta do canal de Carnaxide, Luís Marques e restante equipa anunciaram que Ídolos ia, de facto, regressar no primeiro trimestre do ano à antena e a justificação dada por Gabriela Sobral para a escolha deste formato foi simples: o facto de ser algo já testado, que oferece garantias, e assim menos caro do que a versão nacional de X Factor, que volta a ser novamente cancelada. Já aqui falei sobre esta decisão e perante as justificações dos responsáveis da SIC, aceito-a e compreendo-a. É pena que não haja diversidade, mas as leis do mercado implicam isso mesmo. Mas o que mais gostei de saber foi mesmo que, afinal, Cláudia Vieira vai mesmo manter-se na condução do formato, não desfazendo, assim, a dupla com João Manzarra! Ao menos isso!

Ainda para os lados de Carnaxide, Gabriela Sobral reconheceu, também durante a apresentação à imprensa de Doctor White que o ano de 2011 foi bom para a SIC nos primeiros meses, mas que acabou por não ser tão positivo nos últimos tempos, precisamente pelo fenómeno Casa dos Segredos e, acrescento eu, pela falta da força de Laços de Sangue. É triste que a SIC tenha “morto” um programa como Peso Pesado ao querer fazê-lo combater com o reality-show da TVI, mas, ainda assim, enalteço a coragem, que até nem deu frutos muito maus. Pena que agora seja muito difícil que o programa regresse nos próximos tempos…

Para último destaque, é tempo de falar do 5 Para a Meia-Noite, que depois de muita especulação, vai mesmo regressar à antena e, desta vez, no primeiro canal da RTP. Já aqui disse que, desta forma, o programa acabará por perder um pouco da sua identidade, mas continuo a achar que, por si só, o seu regresso aos ecrãs já é de enaltecer. Agora estou curioso para ver como é que os diferentes apresentadores o vão reinventar. E já se especula sobre as caras do 5. Será que vamos voltar a ver Filomena Cautela? Fernando Alvim? Como grande fã que sou, é claro que adoraria que “a Mena” voltasse ao 5 Para a Meia-Noite! E podia ocupar a vaga de Carla Vasconcelos!

Findos os destaques, as declarações que deram do que falar nos últimos dias:

“O Luís Marques fez-me muito mal”, Teresa Guilherme (in Notícias TV)

“Estudei para ser jornalista, era o que queria, mas acabei por comprovar que me sinto talhada para o entretenimento, porque me sinto super à vontade”, Leonor Poeiras (in TV Guia)

“Sinto que para as horas que trabalhamos podíamos ganhar mais, mas para mim é complicado falar disto, porque acho que faria a mesma coisa se não me pagassem”, Sofia Arruda (in Nova Gente)

“Recebi muitos ‘nãos’ de que não acreditava que uma brasileira pudesse ser apresentadora numa estação portuguesa”, Adriane Garcia (in Nova Gente)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

Eu sei que sou repetitivo, semana após semana, mas vejo-me obrigado a destacar novamente a revista Notícias TV pela brilhante ideia de juntar Herman José, Teresa Guilherme e Bárbara Guimarães numa conversa fenomenal e muito bem conduzida por Nuno Azinheira! Parabéns!

Espinho

Já o pior da semana pertence ao escândalo de Ivo, concorrente de Peso Pesado 2 que tomou substâncias proibidas e que ainda teve a ousadia de vir para a imprensa justificar-se e acusar outros colegas. Há necessidade? O que ganha com isso?

E assim termina mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.