fbpx

O segredo está em perder

A Televisão
10 min leitura

Boa Tarde! Mais uma semana, mais uma Frente de Destaques aqui no seu TV Universo! E, em dia de estreia de dois importantes programas no horário nobre da TVI e RTP, há muito para comentar nesta Frente. Desde as polémicas com Perdidos na Tribo, ao aumento de episódios de Anjo Meu, passando pelas queixas contra Peso Pesado que a ERC recebeu, não esquecendo ainda a zanga entre André Cerqueira e João Cotrim Figueiredo.

Senhoras e senhores, está aberta a octogésima edição de Frente de Destaques!

É a grande aposta da TVI para combater o novo reality-show da SIC e, ainda antes de estrear já causa polémica. Foi nos primeiros dias de Maio que os doze concorrentes regressaram ao nosso país e, logo no aeroporto, a polémica estoirou. Embora a TVI tenha proibido os participantes de fazer declarações à imprensa, alguns deles não lhes deram ouvidos e queixaram-se de várias situações que ocorreram. Desde fome, falta de condições de higiene a situações não programadas, arrisco-me a dizer que a “novela mal começou”. Inevitavelmente, nas declarações mais polémicas surgem sempre as “fontes próximas” que não devem ser mais do que os próprios concorrentes, mas que, por esta altura ainda não querem dar a cara. Fiquei bastante surpreendido com alguns artigos que li, mas, confesso, percebo. Embora muita gente pense que poderá prejudicar Perdidos na Tribo, tenho para mim que fará, precisamente, o inverso. Por muita publicidade negativa que possa ser feita, os portugueses vão querer confirmar se, de facto, estas situações transparecem mesmo nas imagens mostradas pela TVI. E, como me disse um amigo meu, ninguém me tira da ideia que tudo isto foi encomendado pelos responsáveis de Queluz de Baixo. Se vai vencer Peso Pesado? Nesta altura, acredito vivamente que sim, mas torço para que aconteça precisamente o contrário. Inevitavelmente, Perdidos na Tribo é o Protagonista desta semana!

Mas não só do novo formato da TVI se falou esta semana. Foi na passada sexta-feira que o Diário de Notícias revelou que a ERC já recebeu duas queixas contra Peso Pesado, da SIC. Ao que parece, as queixas prendem-se com o Comando que tratou “mal” os concorrentes Susana e Tiago durante a primeira emissão do programa. Sinceramente, também creio que foi um exagero e talvez tenha ultrapassado os limites, mas, por outro lado, não acredito que isto seja suficiente para uma queixa à ERC. De qualquer das formas, resta aguardar pelo parecer e ver qual a atitude que os responsáveis da televisão de Carnaxide terão.

E das queixas contra Peso Pesado, passamos, directamente, para o ambiente de tensão que, segundo a TV 7 Dias desta semana, se vive para os lados de Queluz de Baixo. Ao que parece, André Cerqueira e João Cotrim Figueiredo não se entendem quanto à nova medida da TVI em apostar apenas em duas telenovelas em horário nobre. Se o primeiro defende a continuação das três, o segundo quer apenas duas, para poder apostar em diversificar a grelha. Percebo o lado do director-geral da Plural, até porque é do seu interesse que haja muita ficção na TVI, mas também entendo a posição do “homem forte” do canal. Basta ter em mente que, em resultados audiométricos, as telenovelas já não fazem os valores de outrora e que, mais do que nunca, o público está exigente e quer produtos novos, diferentes. Por isso, na minha perspectiva, faz sentido o raciocínio de Cotrim Figueiredo e em Setembro deve vir aí nova edição de Secret Story, logo voltaríamos a ver uma grelha condensada, como vimos nos últimos três meses de 2010.

E esta medida vai mesmo afectar a próxima telenovela de Tozé Martinho. Mas, poderá haver algo de bom em tudo isto. O argumentista deverá contar com mais nomes para construir o elenco da sua história, ao contrário do que aconteceria se avançasse já. E um dos reforços deverá ser Fernanda Serrano, que, segundo a edição desta semana da Mariana, vai mesmo integrar o elenco de Violeta e dar vida à mãe da protagonista, naquele que seria o regresso ao trabalho com Tozé Martinho, com quem teve alguns dos maiores sucessos da sua carreira. Parece-me uma boa aposta, mas o autor terá que criar uma personagem bastante carismática para a esposa de Pedro Miguel Ramos. É que, embora Sedução não tenha tido muito sucesso, a Júlia de Fernanda Serrano marcou a ficção portuguesa e muita gente a associa a essa personagem.

E ainda permanecendo no tema da ficção de Queluz de Baixo surge agora em cima da mesa o aumento do número de episódios de Anjo Meu. Tal como seria já de esperar, a trama de Maria João Mira já foi estendida para 180 episódios e, na minha opinião, deverá mesmo crescer até, pelo menos, os 220 capítulos. Embora os resultados pudessem ser melhores, Anjo Meu tem uma boa história e ajuda os portugueses a reviverem uma época. E, como não deverá voltar a falar-se dela num futuro próximo, faz todo o sentido que o tema seja muito bem explorado ao longo de o maior número de capítulos possível, na minha opinião, claro está.

Falando em Anjo Meu, a Notícias TV desta semana anuncia que Francisco Côrte-Real e Joana Duarte, sim, aqueles que no início se queixaram de voltar a contracenar, estão de saída da telenovela. Por volta do capítulo 100, Teresa e Duarte deverão deixar a acção e, ao que parece, esta medida deve-se ao facto de a história destas duas personagens já não ter muito para ser explorada. Será que não foi pelas declarações de ambos os actores no arranque? Será que a TVI não percebeu que, afinal, a dupla não era muito boa e que o sucesso inicialmente esperado está longe de ser alcançado?

A terminar, o último destaque desta semana vai para Quem Tramou Peter Pan, que se prepara para receber Maria Cavaco Silva como convidada. É, igualmente, a Notícias TV que dá a informação e parece que Catarina Furtado e a sua equipa conseguiram convencer  a primeira-dama a submeter-se às perguntas dos pequenos entrevistados. Parece-me uma excelente convidada e acredito que o programa em questão fará sucesso, aliás, até hoje tenho seguido com atenção e parece-me um dos melhores formatos em exibição na televisão portuguesa. Pena que os portugueses não lhe conferem esse “estatuto”. Mas não deixa de ser de louvar a presença da esposa do presidente da república.

Terminados os destaques, as declarações que marcaram a semana:

“Desde que me sinta bem, e é o caso, o casamento com a TVI é para manter. Não me imagino a trabalhar noutra estação de TV. Até prova em contrário, estou bem e feliz”, Fernanda Serrano (in Correio TV)

“Se o público não gosta e não vê um produto é porque fizemos algo de errado. Temos de estar atentos às audiências”, Maria João Mira (in Notícias TV)

“Não voltava a participar (em Perdidos na Tribo)! Foi mais difícil do que estava à espera. Não sabia ao que ia. Passámos muitas privações. Houve muita coisa que não correu como era suposto”, José Carlos Pereira (in TV Mais)

“Com representantes deste calibre (no Festival Eurovisão 2011), tenho a sensação que me vou divertir muito. A trupe liderada por Jel é inteligente e muito divertida, creio que vão surpreender a Europa com muita música, boa disposição e, claro, o pão, o queijo e o vinho. Acredito que vai ser memorável e que toda a gente, este ano, saberá quem são os portugueses”, Sílvia Alberto (in TV Guia)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho desta semana

Rosa

A distinção maior destes últimos dias vai para a inteligente entrevista de Leonor Poeiras à TV 7 Dias, em que a apresentadora mostrou total confiança no seu Perdidos na Tribo e não teve receios em lançar algumas farpas à televisão de Carnaxide.

Espinho

Já o menos da semana pertence a algumas publicações que teimam em presseguir os concorrentes que já saíram de Peso Pesado e vão revelando ao longo das semanas quem sai, prejudicando o factor surpresa a ele associado. Uma pena, que também acaba por prejudicar o próprio jogo.

E assim se despede mais uma Frente de Destaques!

Temos encontro marcado para a semana, não se esqueça!

Até lá!

Siga-me:
Redactor.