fbpx

Novos rumos

A Televisão
9 min leitura

Frente De Destaques2 Novos Rumos

Mais uma semana, mais um sem número de destaques na nossa imprensa. Desde o provável regresso do Big Show SIC à televisão de Carnaxide à polémica com a saída de João Cotrim Figueiredo da TVI, passando pela atriz que Gabriela Sobral pretende ir buscar a Queluz de Baixo, não esquecendo ainda as críticas de Ana Bola a Rogério Samora.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Foi na passada terça-feira que Daniel Oliveira apresentou aos seus fãs e amigos a versão literária do Alta Definição. Apresentado por Clara de Sousa, que fez um discurso bastante verdadeiro e real, o livro é já um sucesso, estando a terceira edição nas bancas. Ainda não tive oportunidade de o adquirir, nem tão pouco de marcar presença na apresentação à imprensa, mas foi com muita alegria que vi os testemunhos e imagens do evento. Na minha opinião, este é o programa mais interessante da televisão portuguesa neste momento. É o único que me faz desmarcar compromissos e pelo qual já fiz mil e uma coisas para o poder ver. E, esta semana, foi precisamente a sua apresentação à imprensa que marcou os últimos dias, até porque não houve outro acontecimento a ter tanto impacto nos nossos jornais e revistas, na minha opinião, claro está. E este é o Protagonista da semana.

Mas houve muito mais para ler nos últimos dias e o provável regresso do Big Show SIC foi uma das notícias que deu do que falar. Segundo a mais recente edição da revista Notícias TV Júlia Pinheiro e companhia pretendem trazer o formato de sucesso dos anos noventa novamente para antena, com algumas adaptações à atualidade, mas com a essência de sempre. Sinceramente, não sei se será a melhor opção, até porque, normalmente, clássicos que regressam anos depois acabam por não ter o sucesso e qualidade do passado. E há ainda o “problema” do apresentador. O Big Show SIC será sempre “o João Baião”, por muitas inovações que se façam. É claro que a televisão de Carnaxide tem outros profissionais, como José Figueiras, Nuno Graciano, Marco Horácio ou até mesmo João Manzarra que eram capazes de dar conta do recado. Mas João Baião é João Baião e isso ninguém pode mudar. Mas talvez a opção recaia mesmo em fazer algo com a essência do Big Show, mas com novidades que o tornem menos igual ao passado. E é de elogiar a ideia de criar um projeto para as tardes de sábado, até porque, hoje em dia, cada vez mais, há mais gente em casa por essa altura e filmes e séries repetidas pela quadragésima vez não são, de todo, o mais aconselhável.

Ainda sobre a televisão de Carnaxide, a edição desta semana da revista TV Guia noticiou que Gabriela Sobral, entusiasmada com a nomeação de Laços de Sangue para o Emmy Internacional, aliciou uma atriz do canal de Queluz de Baixo para se mudar para a SIC e parece que a elevada proposta é demasiado tentadora, o que, segundo as sempre misteriosas fontes, faz com que a diretora de produção esteja bastante confiante de que vai conseguir trazer mais um famoso nome da TVI para a SIC. Não sei se este rumor se tornará realidade, mas fiquei curioso sobre quem seria a tal profissional. Sinceramente, tenho para mim que será alguém de que ninguém está à espera. Um nome sonante da TVI? Não sei, mas estou curioso para saber novidades dos próximos tempos.

013018 Ca967162 B341 4Feb 88Dgabriela Sobral Novos Rumos

A propósito de mudanças da TVI para a SIC, Rogério Samora continua a dar do que falar. Desta vez indiretamente. Confuso? Passo a explicar: depois de na semana passada o ator ter revelado que a participação em Rosa Fogo lhe estava a causar vários problemas, pelo impacto da personagem, pelas exigências emocionais, entre outros, Ana Bola lançou várias criticas ao amigo e colega de profissão em declarações à edição desta semana da revista Notícias TV, acusando-o de estar envolvido numa campanha de marketing, para promover a trama do canal de Carnaxide. Sim, é verdade, tudo pode não passar de uma estratégia de marketing, mas será que Ana Bola precisava mesmo de vir a público comentar o comportamento de Rogério Samora? Não acaba por lhe ficar um pouco mal criticar assim uma atitude de um colega de profissão? E atenção que eu próprio também já pensei como a atriz de Estado de Graça

Das críticas de Ana Bola passamos diretamente para novos desenvolvimentos sobre a saída de João Cotrim Figueiredo da TVI. Segundo a edição desta semana da revista TV Guia, o gestor deixou o canal de Queluz de Baixo por estar “cansado” das divergências com a equipa liderada por José Fragoso e parece que a gota de água se prendeu com a recusa do coordenador de conteúdos da TVI em realizar a habitual Festa de Natal no canal este ano. Fiquei um pouco surpreendido ao saber que o responsável do canal de Queluz de Baixo não pretende realizar a habitual festa, até porque tinha ideia de que era alguém que gostasse de aproximar os telespetadores do canal que dirige. Quanto aos motivos que levaram Cotrim Figueiredo a deixar a TVI, acredito que a falta de apoio e de entrosamento com a equipa de Fragoso possa estar diretamente relacionada, até porque, tal como referi na semana passada, há muito que esperava este desfecho.

Para último destaque, falo-lhe de Último a Sair, da RTP, que se prepara para ser vendido para o estrangeiro. Pois é, eu sei que fui um dos grandes críticos do programa, mas também sei dar a mão à palmatória e elogiar a ideia. Para além disso, é sempre bom ver ideias originais portugueses serem vendidas internacionalmente. Estou certo de que acabará mesmo por chegar a bom porto e quem criou o formato merece todos os elogios da minha parte. Bruno Nogueira está de parabéns e prova, deste modo, que mesmo com poucas audiências televisivas, o seu Último a Sair vai chegar longe, algo que ao longo dos últimos tempos já ficou bem patente, a avaliar pelo sucesso além fronteiras.

Terminados os destaques, as declarações que deram do que falar nos últimos dias:

“Eu, ou alguém da minha idade, seria uma má escolha da TVI (para o lugar de Teresa Guilherme em Secret Story 2)”, Iva Domingues (in TV Guia)

“Já não me sinto nervosa com as estreias mas com os diretos sim, porque é preciso um grande sentido de responsabilidade”, Catarina Furtado (in Vidas)

“A Televisão está em dívida comigo”, José Hermano Saraiva (in Notícias TV)

O Elo Mais Fraco era o que queria? Não, se tivesse entrado antes tinha trazido um formato novo”, Hugo Andrade (Correio TV)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho desta semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para a entrevista da revista Notícias TV a José Hermano Saraiva. Um homem polémico, mas que tem sempre declarações de quem conhece o meio há muito tempo. Um mimo!

Espinho

Já o menos da semana é mesmo para Ana Bola e para as suas críticas a Rogério Samora.

E assim termina mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.