fbpx

Novidades e Surpresas

A Televisão
9 min leitura

Mundo do Além está a chegar à TVI. José Afonso Pimentel de regresso à representação. João Manzarra com novo programa. Pedro Boucherie Mendes elogia Morangos com Açúcar. Está aberta a décima quinta “Frente de Destaques”.

A TVI prepara-se para estrear um programa em que há comunicação com o “mundo do além”. Baseado em formatos estrangeiros, o novo programa terá 3 emissões-piloto de modo a perceber a aceitação do público. A apresentação está a cargo de Júlia Pinheiro, que tem como missão traduzir as mensagens recebidas por uma especialista Britânica, Anne Germain, que por sua vez “comunica” com o outro mundo. O programa conta ainda com a participação de um famoso em cada emissão e já são várias as figuras públicas abordadas. Penso sinceramente que esta aposta não terá muito sucesso. Em outros tempos, a SIC já presenteou os telespectadores com programas semelhantes e os resultados ficaram muito aquém das expectativas. Quanto à escolha de Júlia Pinheiro para a condução, parece-me a mais indicada, uma vez que a apresentadora de “As Tardes da Júlia” tem estofo para apresentar um programa deste género.

José_Afonso_PimentelSoube-se esta semana que José Afonso Pimentel está de regresso à representação. Depois de se ter dedicado à realização em Morangos com Açúcar, Deixa que te Leve, Feitiço de Amor e Olhos nos Olhos, o actor será um dos protagonistas de Espírito Indomável da TVI. Esta é sem dúvida uma boa notícia. José Afonso Pimentel é um dos melhores actores da sua geração e gosto imenso da sua forma de representar. Espero sinceramente, que traga algo de diferente às produções de Queluz de Baixo, que parecem cada vez mais iguais, dado que se apostam sempre nos mesmos actores.

É já na próxima semana que a Carlsberg Cup entra numa fase decisiva. Tal como aconteceu no ano passado, a SIC volta a ter um magazine dedicado a esta competição. Todavia, este ano a apresentadora não será Carla Matadinho, mas sim Vanessa Oliveira. Sou um fã da apresentadora de Fama Show e acredito que tem imenso talento. É para mim um prazer vê-la a apresentar e foi com bom agrado que vi esta notícia. É mais um reconhecimento pelo seu trabalho na estação de Carnaxide.

Parece que Nuno Santos não quer deixar “fugir” João Manzarra. Segundo a TV Guia desta semana, o director de programas já tem um novo formato para o promissor apresentador: a adaptação de “Non Stop Joe”, que é um reality-show multimédia inovador de grande sucesso em França. Cada concorrente é obrigado a aceitar um desafio lançado pelo público e pelos cibernautas. De forma surpreendente, os concorrentes têm que superar determinadas provas como entrar numa casa de banho cheia de larvas, beijar um estranho, abraçar um apresentador, entre outras. Uma das grandes inovações deste formato é o facto de o público poder interagir com os concorrentes pela internet. Penso que este reality-show poderá fazer sucesso entre nós. Os portugueses são cada vez mais ligados à internet e com certeza que a adesão a um formato com uma grande componente relacionada com este meio poderá ser uma ajuda para o seu sucesso. Quanto ao apresentador, sendo ele uma pessoa irreverente e bem disposta, é claro que não poderia deixar de estar à frente deste programa.

Pedro Boucherie Mendes foi esta semana entrevistado pela “Notícias TV”. Destaco os seus elogios a Morangos com Pedro_Boucherie_MendesAçúcar, que me surpreenderam. “Estou sempre a defender os Morangos com Açúcar, e sou da SIC. Porque é bem feito… Hello? Se nós tivéssemos 10,11 anos também víamos aquilo, para ver as gajas, para ver como é que é ser jovem… Esta snobeira do ‘eu é que sei o que as crianças de 11 anos gostam ou vão querer’… o meu filho papa aquilo tudo” O jurado de Ídolos pode ter muitos defeitos, mas uma das suas melhores qualidades é saber bastante sobre televisão. Também concordo com ele e penso que um dos segredos para o sucesso da série juvenil é precisamente o facto de cada vez mais as crianças quererem crescer “mais rápido” e terem em Morangos com Açúcar um “professor”.

É chegado o momento de focar o programa de sucesso da SIC. Como todos sabemos, Ídolos está a chegar ao fim, todavia está a ser estudada uma outra forma de agarrar o público português. Os 15 finalistas do concurso reuniram-se com a produção do formato e a direcção de programas da SIC para discutirem uma possível tournée do concurso. Espero que este projecto vá em frente e que chegue a muitas cidades do nosso país. Afinal, quem é que não gostaria de ver os Ídolos deste ano ao vivo?

A revista “Maria” falou esta semana com Luís Jardim sobre o prémio que o próximo Ídolo de Portugal receberá. O jurado de Uma Canção para Ti não poupou críticas e afirmou que um curso com apenas seis meses de duração é muito curto. Disse ainda que o facto de o vencedor partir de imediato para Londres “poderá matar uma carreira em Portugal, por que os primeiros seis meses são cruciais para o futuro”. Caso contrário, “já ninguém se lembra deles”. Concordo em parte com Luís Jardim. Penso que o prémio é uma boa ajuda para a formação e que deverá ser aproveitado ao máximo pelo vencedor. Quanto ao facto de este correr o risco de ser “esquecido”, tenho algumas dúvidas de que tal aconteça. Esta terceira temporada de Ídolos fez com que o telespectador se “apegasse” aos concorrentes e acredito que o público não permitirá que estes sejam esquecidos.

Idolos_15_Finalistas

É chegado o momento de lhe revelar uma das novidades desta rubrica. A partir de agora será eleito um protagonista da semana, que pode ser uma pessoa, um programa, um canal, ou simplesmente um acontecimento, que tenha tido muito destaque na imprensa. O vencedor desta semana é o programa Ídolos. O concurso da estação de Carnaxide apareceu em todas as revistas, em todos os jornais e como não podia deixar de ser, é o destacado desta semana.

Chega agora o momento de lhe deixar algumas sugestões para a semana que se avizinha. Segunda-feira veja na RTP, pelas 21:15, a edição deste ano dos Prémios Autores. No dia seguinte, veja o sempre empolgante derby lisboeta “Sporting-Benfica”, na SIC às 20:15. Vinte minutos após as vinte e duas horas chega ao AXN a sexta temporada de Perdidos. Quarta-feira é dia de várias estreias. Às 21:25 a Fox Life estreia a quarta temporada de Betty Feia. Pelas 22:40 é a vez de a RTP2 transmitir o primeiro episódio da oitava temporada de 24. Vinte minutos depois das vinte e três horas é a vez de o AXN estrear a segunda temporada de Jericho. Quinta-feira não perca o filme Lara Croft: Tomb Raider, às 19:50 no Hollywood.

Fecha-se agora mais uma “Frente de Destaques”

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.