fbpx

Na Mouche

A Televisão
9 min leitura

Liga Sagres de regresso à TVI. Cristina Ferreira confessa-se à Notícias TV. Diana Chaves substitui Andreia Diniz. Sagrada Família está a chegar à RTP.

Senhoras e senhores, está aberta mais uma edição de Frente de Destaques!

Ligasagres9P8Ospotmag Na Mouche

A TVI conquistou esta semana os direitos de transmitir 60 jogos da Liga Sagres durante os próximos dois anos. É o regresso do desporto “rei” permanentemente ao canal de Queluz de Baixo. Embora muitas pessoas pensem que deve ser a RTP a transmiti-los, não consigo concordar. Basta pensar nos resultados que os jogos dos últimos dois anos fizeram. É claro que concorrer com telenovelas não é tarefa fácil. Esta situação está mais do que comprovada. Mas, há maneiras de tentar reverter esta situação. Nunca vi a RTP publicitar os encontros que transmitia como a SIC ou TVI o fazem. Alguma justificação para isso? Que eu saiba, não. Há ainda outro ponto fulcral. A estação publica cometeu um grande erro ao não ter apostado em Domingo Desportivo neste último ano. Um programa em que para além dos habituais resumos havia ainda os comentários, a análise, entre outros, é, sem sombra de dúvidas, essencial para uma melhor cobertura de algo tão bom como o são os jogos da Liga Sagres. Agora na TVI, tenho a certeza de que este erro não será cometido. Até porque a estação aposta forte e feio num formato destes, e recolhe bastantes frutos do mesmo. Basta pensar que com Bwin Liga, à meia-noite, chegou a fazer shares superiores a 50%. Com esta mudança há apenas um perdedor: a RTP, claro está. Já a TVI, a Liga Sagres e os telespectadores ficam, evidentemente, a ganhar.

Foi apresentada à imprensa uma nova série de humor da estação pública. Da autoria de Nicolau Breyner, Sagrada Família mostra a realidade de um clã que vive de aparências. O elenco é de luxo, dado que é composto por vários actores consagrados, como Simone de Oliveira, Guida Maria ou Vítor Norte. Apesar de tudo, a estreia só será em meados de Outubro. Confesso que esta é uma decisão que me surpreende. A RTP volta a fazer aquilo que fez com outros projectos, como A Minha Família, por exemplo. Gravar agora para emitir muito tempo depois não traz, habitualmente, bons resultados. Tendo em conta aquilo que li, a ideia até me parece interessante, e tem possibilidades de vingar, todavia, não prevejo muito sucesso. É uma realidade o facto de existir a possibilidade de ver actores em duas produções simultaneamente e assim causar alguma confusão na cabeça do público. A estação pública devia ter “aprendido a lição” com projectos anteriores e, assim, não voltar a cair no mesmo erro. Apesar de tudo, oxalá que esteja enganado e que Sagrada Família consiga bons resultados, porque aqueles que fazem esta série o merecem.

Cristina Ferreira foi esta semana capa da Notícias TV. Dentro da revista esperava-nos uma entrevista intimista, em que a parceira de Manuel Luís Goucha fala de tudo um pouco, desde a sua relação com António Casinhas ao seu percurso profissional, não esquecendo ainda as declarações sobre o seu filho, Tiago. Foi uma lufada de ar fresco ter a oportunidade de ler esta magnifica conversa. Cristina mostra a grande mulher que é. Sincera, prestável, humilde, ela foi aquilo que demonstra, diariamente, nas manhãs da TVI. Destaco as suas declarações sobre as oportunidades que lhe têm sido concedidas e sobre o facto de não gostar de programas gravados. Para ela o directo é aquilo que melhor se vê a fazer. Muito mais poderia trazer até esta frente, mas torná-la-ia demasiado extensa. Resta apenas dizer que sou seu fã, e espero dentro em breve vê-la voar ainda mais alto. Ela merece, mais do que ninguém.

Soube-se esta semana que Andreia Diniz está grávida. Parece que 2010 vai mesmo ser o ano dos nascimentos de “bebés televisão” e a Teresa de Perfeito Coração entrou “na onda”. Apesar de ser uma óptima noticia para Andreia, parece que provocou algumas dores de cabeça na direcção de programas que já tinha à sua espera a personagem central da trama que irá substituir a telenovela portuguesa. Estava muito expectante, e curioso para vê-la no papel de protagonista. Sou um grande apreciador do seu trabalho e já o acompanho há algum tempo. Todavia, uma vez que é por uma boa razão, não há que desmotivar, até porque há ainda a possibilidade de Andreia Diniz ter um pequeno papel na história. Apesar de tudo, parece que já há uma substituta da actriz. Ao que tudo indica, será Diana Chaves a estrela maior da nova produção. Se esta situação se confirmar, será o regresso permanente da jovem à representação. Espero bem que esta situação se concretize. Embora já tenha dado provas de que também consegue apresentar programas, Diana é uma excelente actriz e uma das estrelas maiores da SIC, que merece, sem sombra de dúvidas, a oportunidade. Não só pelo seu talento, como também pela sua beleza. Resta saber ainda se conseguirá conciliar as gravações da substituta de Perfeito Coração com as de Salve-se Quem Puder.

O último destaque desta semana vai para Achas que Sabes Dançar?. Depois de três dias de intensas provas o júri escolheu os vinte bailarinos que vão provar que sabem dançar nas galas do programa. Sendo esta uma notícia quase que “oculta”, uma vez que teoricamente ainda não deveria ser conhecida, é claro que por vezes ocorrem pequenos erros, no entanto, foram várias as publicações que deram destaque a este tema. Pelo menos duas anunciaram os mesmos nomes, a TV 7 Dias e TV Guia. Fiquei feliz com as escolhas, alguns dos seleccionados pouco ou nada tinha ouvido falar deles, mas parece-me que está mais do que provado que em Portugal também se dança. Fiquei desapontado por não ver na lista um dos meus candidatos favoritos, o jovem Sérgio Alegria. Gosto muito da sua maneira de dançar e espero, sinceramente, que ainda dê que falar no mundo da dança. Este domingo há mais passes e, claro está, aguardo com expectativa o inicio das galas em directo.

Anuncio-lhe agora aquela que foi a minha escolha para protagonista desta semana. Essa distinção vai para a visita do Papa Bento XVI ao nosso país. Nenhuma publicação deixou escapar este acontecimento que, imagine-se, até fez com que o estado desse tolerância de ponto! É certo que é um acontecimento para Portugal, no entanto, creio que, ainda assim, houve algum exagero. Não das publicações, que fizeram o seu trabalho, mas sim do estado e da organização da visita. Resta agora esperar para ver se dará frutos aos canais de televisão, que tanto apostam na visita do Papa a território nacional.

Deixo-lhe agora alguns destaques para a semana que se aproxima:

Terça-feira, não perca o documentário sobre a vida de Stevie Wonder, no Biography Cannel, pelas 21 horas. No dia seguinte, não se esqueça que há a final da Liga Europa, na SIC, pelas 19h45. Quinta-feira não perca a estreia da terceira temporada de Son of The Beach, às 21h10, no FX. Neste mesmo dia, mas às 23h45 começa na RTP2 o programa A de Autor.

E assim me despeço de mais uma Frente de Destaques

Para a semana estou de volta, com a promessa de lhe continuar a trazer aquilo que de melhor a nossa imprensa traz,

Até lá!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.