fbpx

(In) satisfações

A Televisão
8 min leitura

Frentededestaques (In) Satisfações

Depois de uma semana recheada de muitas surpresas, os primeiros dias de Março ficam marcados por outras novidades no universo televisivo. Se o sorteio do Totoloto está de volta à SIC, Nuno Santos pode a qualquer momento aceitar o convite que recebeu para a direcção de Informação da RTP. Já Júlia Pinheiro promove a todo o gás o seu Querida Júlia, enquanto que José Alberto Carvalho será pivô do Jornal Nacional. Já Judite Sousa explicou os motivos que a levaram a aceitar o convite da TVI.

Senhoras e senhores, está em linha a septuagésima primeira edição de Frente de Destaques!

É já no próximo dia 14 que regressa às manhãs de Carnaxide e, a duas semanas antes de tal “acontecimento” Júlia Pinheiro percorreu o país a promover o seu novo programa. O dia-a-dia foi acompanhado, a par e passo no blog da apresentadora e as próprias revistas e jornais não deixaram este acontecimento de lado. Sinceramente, achei que foi uma óptima estratégia por parte da televisão de Carnaxide. Sendo o grande objectivo de Querida Júlia estar próximo dos seus telespectadores, faz todo o sentido que tenham optado por esta “mini-volta” a Portugal. Pena não ter durado mais tempo. Por outro lado, o nome da mãe de Rui Pêgo também é chamado a esta Frente pela excelente entrevista que deu à Correio TV deste sábado. Sem papas na língua e sincera, só provou a excelente profissional que é. Um must! Está, assim, mais do que percebido porque é que Júlia Pinheiro é a Protagonista desta semana!

Julianunosantos (In) Satisfações

E se Júlia Pinheiro prepara a todo o gás o seu regresso à antena da SIC, quem poderá estar de saída do canal de Carnaxide é o ainda director de programas. Segundo as edições deste domingo de uma grande maioria dos jornais portugueses, Nuno Santos é o eleito da RTP para substituir José Alberto Carvalho. Fiquei um tanto ao quanto surpreendido com esta opção da televisão pública e, embora ainda não esteja certo, não me admiraria nada que o jornalista aceitasse o desafio. Contudo, face ao futuro próximo que se avizinha para os lados de Carnaxide, em que Nuno Santos está bastante envolvido, também não me surpreenderia se recusasse. Mas o facto de estar para sempre “ligado” à informação poderá ser aquilo que o ajudará a regressar à estação pública. E quem o substituirá na SIC? Arrisco-me a dizer que Luís Marques poderá, muito bem, acompanhá-lo e José Eduardo Moniz assumir a direcção-geral de Carnaxide, rumor que há muito tem sido falado.

E já que se falou em José Alberto Carvalho, surgiu esta semana a notícia de que o futuro director de informação da TVI vai também dar a cara pelo Jornal Nacional. Para muitos uma surpresa, mas eu fui um dos que logo previ que tal acontecesse. Estranho seria se isso não acontecesse. Por muito trabalho que vá ter como responsável máximo pela informação do canal, José Alberto Carvalho é um jornalista com provas dadas e faz todo o sentido que apresente o principal bloco noticioso do canal. O problema será mesmo quem é que ele irá substituir. Será que Pedro Pinto e José Carlos Castro vão aceitar de bom grado a saída do Jornal Nacional? Não sei não…

Juditezealberto (In) Satisfações

E se José Alberto Carvalho se prepara para assumir a condução do Jornal Nacional, Judite Sousa terá um programa de entrevistas em Queluz de Baixo, algo que sempre marcou a sua carreira na RTP. Algo de que já estava à espera, até porque a jornalista é “só” a melhor entrevistadora do nosso país. Para além de tudo isto, também esta semana Judite concedeu duas entrevistas, à TV Guia e à LUX, em que falou sobre o adeus à RTP e os motivos que a levaram a tomar tal decisão. Disse a jornalista que não sentia o seu trabalho reconhecido na televisão pública e que não imaginava que alguma estação privada a quisesse contratar nesta altura. Compreendo perfeitamente aquilo que disse a esposa de Fernando Seara. Quando não estamos satisfeitos no nosso trabalho o melhor mesmo é mudar, e agora na TVI, certamente que Judite Sousa será reconhecida por tudo aquilo que faz tão bem.

Falando em mudanças na nossa televisão, o que dizer das declarações de António Pedro Cerdeira à TV Guia desta semana? Sem querer entrar em polémicas, o actor acabou por dizer poucas e boas a alguns colegas. Há muito que se sabe que a onda de mudanças de actores para a SIC acaba por ser uma óptima forma de alguns conseguirem contratos de exclusividade com a TVI. É que a eterna questão do “fonte próxima” acaba, muitas vezes, por ser a própria pessoa. Mas é a lei deste mundo e quem não a cumpre acaba por saltar fora. Mas não podemos criticar! Como se diz na gíria, “quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja”.

Terminados os destaques, as frases que marcaram esta semana:

“(Saí da SIC) porque, quando não estou feliz, tenho de procurar a minha felicidade. Em tudo na vida”, Fátima Lopes (in Nova Gente)

“Uma das conclusões a que cheguei foi que (…) a empresa nunca iria olhar para mim de forma diferente”, Judite Sousa (in TV Guia)

“Na altura em que a SIC me fez esta proposta, eu sentia que a TVI era a minha casa, apesar de nunca ter tido um contrato de exclusividade com eles. No entanto, a proposta era irrecusável. Uma sitcom era uma coisa que me apetecia imenso fazer neste momento”, André Nunes (in Mariana)

“Claro que gostava de voltar às novelas. Pelo menos, era um trabalho mais longo, com um ordenado maior e dava-me mais estabilidade.”, Alda Gomes (in Mariana)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana!

Rosa

A distinção maior desta semana vai para a excelente crónica do jornalista Paulo Abreu da TV Guia sobre a saída de Judite Sousa para a RTP.

Espinho

Já o destaque menos positivo pertence às constantes notícias sobre as más relações de alguns actores com Fernanda Serrano, que poderão não ser, de facto, realidade.

E assim se despede a Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.