fbpx
Frente de Destaques

Ídolos pouco estranhos

Frente De Destaques2012 Ídolos Pouco Estranhos

Frente De Destaques2012 Ídolos Pouco Estranhos

Semana de Carnaval, muita alegria e boa disposição, fim-de-semana de folia para uns, mas o Carnaval na nossa televisão está presente durante todo o ano. E brincar ao Carnaval em A Tua Cara Não me é Estranha foi algo de que Júlio Magalhães não gostou. Quem não deverá gostar de não passar para a sexta série de 5 Para a Meia-Noite são Carla Vasconcelos e Luísa Barbosa. Já o júri de Ídolos foi finalmente apresentado e há muitas surpresas.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Os últimos dias ficaram marcados pela polémica participação de Júlio Magalhães no programa de domingo à noite da TVI. Parece que o jornalista não ficou muito agradado com os comentários que recebeu e que ficou arrependido por participar em A Tua Cara Não me é Estranha. De facto, foi um pouco exagerado tudo o que o júri disse, mas Juca sabia ao que ia. E tinha que ter noção de que poderia ouvir críticas e elogios… E vir para a imprensa com tantos desabafos também não terá sido, arrisco a dizer, a melhor estratégia. E, como se não bastassem as críticas ao que ouviu, Júlio Magalhães viu ainda o seu nome surgir no jornal Público devido à reunião do Conselho de Redação da TVI com o diretor de Informação, na qual foi discutida a sua continuidade como colaborador na rubrica de Marcelo Rebelo de Sousa. Neste caso, e tal como já o escrevi inúmeras vezes, creio que a melhor estratégia seria prescindir do pivô. Faz algum sentido ter um jornalista a conduzir o Jornal das 8 e outro a falar com o professor? E ainda para mais quando este último é um colaborador, tendo em conta a quantidade de pessoas com qualidade existentes na TVI. Por tudo isto, Júlio Magalhães é o Protagonista da semana.

Mas houve muito mais para ler ao longo dos últimos dias e A Tua Cara Não me é Estranha mereceu muito destaque. E, como se não bastassem as críticas de Júlio Magalhães, parece que nos bastidores já há outra polémica, desta feita entre duas concorrentes. Segundo a revista Mariana, Maria João Abreu e Romana estão em “guerra aberta” porque ambas querem imitar Madonna na próxima gala do programa. Algo que me surpreendeu bastante e que me levou a pensar, mais uma vez, então parece que aquele sorteio e caras de surpresa que os concorrentes fazem quando conhecem quem vão interpretar na semana a seguir não é assim tão verdadeiro como aparentam. Por aquilo que percebi do artigo da Mariana, os participantes já sabem sempre quem vão imitar, a menos que tenha sido diferente com esta gala.

Ainda a propósito de A Tua Cara Não me é Estranha, surgiu esta semana a notícia de que a televisão de Queluz de Baixo e a Endemol já se encontram a trabalhar na segunda temporada, que deverá avançar logo após o término da actual, como grande oponente da quinta série de Ídolos. Algo que em nada me surpreende e que me parece natural. Mas, se é um dado adquirido que a primeira foi e está ainda a ser um grande sucesso, também é certo e sabido que a SIC aposta forte em Ídolos e promete não dar tréguas à TVI. Tudo depende muito do leque de concorrentes. Será, certamente, necessário uma grande surpresa e ao nível da escolha de Tony Carreira para o júri do talent-show da televisão de Carnaxide. Chegará David Carreira? Ou virá aí algum Gato Fedorento?

Para encerrar a categoria TVI e ao mesmo tempo iniciar a da SIC, surgiu esta semana o rumor de que Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral podiam ter voltado à carga para levarem Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira para Carnaxide. O rumor partiu de um almoço a que a TV Guia teve acesso, mas não terá, ao que parece, passado disso mesmo, um rumor. Afinal de contas, segundo o próprio apresentador foi apenas um almoço de amigos e o primeiro desde que as duas responsáveis se transferiram para a SIC. Coitados, como disse a minha mãe ao ler o artigo, “já nem podem ser amigos”. Mas será que continua a ser assim tão impensável a mudança de um ou de outro para a concorrência?

Ainda na SIC, desta vez em Alcântara, foi apresentado com pompa e circunstância o novo júri de Ídolos. Um painel “de peso” e que apesar de à primeira vista parecer um pouco “impensável”, é mesmo real e vai dar do que falar ao longo dos próximos tempos. Sinceramente, acho que a aposta em Tony Carreira não é mais do que um grande golpe de marketing, e apesar de, sinceramente, não ter ficado “fã”, como diria Pedro Boucherie Mendes acho que é um grande investimento de Luís Marques e companhia e que poderá trazer muito sucesso. Assim se espera para os lados de Carnaxide.

De Carnaxide chegamos à Marechal Gomes da Costa. E foi numa entrevista concedida à TV Guia desta semana que Hugo Andrade falou sobre o futuro da televisão do estado e revelou alguns pormenores sobre programas que podem vir a acabar. Curiosa a abordagem do diretor de programas da RTP ao Cinco Sentidos e ao Top +, ao revelar que os dois magazines podem chegar ao fim. Sinceramente, acredito que seja uma grande coragem acabar com estes dois programas, até porque o último é talvez um dos mais antigos da televisão pública. Será que isso não lhe vai custar muitas críticas? E outra questão, o que irá pôr nos seus horários? Outros formatos ainda piores? Oxalá que caso a medida avance, venham de lá programas que sejam, realmente, bons de ver.

Para último destaque, falo-lhe de 5 Para a Meia-Noite. Pois é, parece que o programa da RTP vai voltar a sofrer uma renovação e não terá as mesmas caras da temporada passada. Em cima da mesa está o possível regresso de Filomena Cautela e Fernando Alvim, apesar de, sinceramente, não me parecer que tal venha a acontecer. Mas pode ser que esteja enganado. Só acho uma pena que o talento de Luísa Barbosa está a ser menosprezado, apesar de actualmente conduzir Planeta Música. Mas vamos ver se a informação se vai confirmar.

Findos os destaques, as declarações que deram do que falar nos últimos dias:

“Sinto que já tive vários projectos que correspondam às minhas expectativas e sinto que ainda tenho muitos projetos pela frente. Não vejo as coisas assim com um timing, isso seria limitar-me enquanto profissional”, Liliana Campos (in TV Guia)

“No dia em que a Júlia nos ganhar, serei o promeiro a dar-lhe os parabéns. E ficarei feliz por ela.”, Manuel Luís Goucha (in TV Guia)

“Sem a RTP, a minha carreira já tinha terminado”, Jorge Gabriel (in Notícias TV)

“Continuo a sentir-me feliz na RTP, mas admito que já recebi alguns convites”, Sónia Araújo (in Nova Gente)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para a exímia reportagem da revista Notícias TV sobre os correspondentes das nossas televisões que estão um pouco por todo o mundo. Um grande trabalho e que mostrar que são aqueles que muito poucas pessoas conhecem. Gostei muito!

Espinho

Já o menos da semana vai para a notícia da alegada mudança de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha para Queluz de Baixo. Coitados, já nem podem ser amigos das colegas da concorrência!

E assim termina mais uma Frente de Destaques! Até para a semana!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News