fbpx

Fugas televisivas

A Televisão
11 min leitura

Frente De Destaques2 Fugas Televisivas
Boa Tarde! Primeiros dias de Junho, muitas novidades sobre a nossa televisão um pouco por todos os jornais e revistas. A Frente de Destaques não ficou indiferente e vai contar-lhe tudo. Desde a trágica notícia da explosão na casa da actriz Sónia Brazão, à jogada de mestre de Nuno Santos para a noite eleitoral da RTP, passando pelas prováveis mudanças na direcção da televisão do estado com o novo governo, não esquecendo ainda que a TVI proibiu José Castelo Branco de participar em Último a Sair.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Foi na passada sexta-feira que os noticiários da noite anunciaram o incidente ocorrido no prédio onde mora Sónia Brazão. Uma fuga de gás causou o pânico e a actriz está em estado grave no hospital de São José, com queimadoras graves em grande parte do corpo. Quando me ligaram a dar conta desta notícia, fiquei completamente surpreendido. É claro que é algo desagradável, seja com quem for, mas, pensando nas declarações que a Laura de Mar de Paixão deu ao Correio da Manhã acaba por ser ainda mais “preocupante”, arrisco-me a dizer. Há coincidências nesta vida inexplicáveis e esta é, claramente, uma delas. Aquela que ainda há poucos dias afirmava que estava farta de esperar por um trabalho e que se ia dedicar a outra profissão, corre agora não só o risco de ficar desfigurada, como também está em risco de vida. Oxalá melhore rapidamente e consiga dar a volta por cima a toda esta situação. Mais do que muitos que por aí andam, Sónia Brazão merece oportunidades nos nossos ecrãs, até porque é, no meu entender, uma talentosa e muito boa actriz. Por tudo isto, a loira é a Protagonista desta semana.

Apesar de este ser um dos assuntos mais falados das últimas horas, sem dúvida que aquele que mais tinta tem feito correr na nossa imprensa é, claro está, a campanha eleitoral que terminou sexta-feira e conhece esta noite o epílogo. Como não podia deixar de ser, as televisões preparam, a todo o gás as emissões especiais. SIC, RTP e TVI anunciaram os seus trunfos ao longo desta semana e, sem dúvida de que a televisão do estado, curiosamente a última a anunciar as apostas, jogou uma cartada de mestre. Juntar no mesmo estúdio Emídio Rangel e José Eduardo Moniz é mesmo uma excelente decisão. É claro que o objectivo passa por discutir política e não televisão, mas Moniz é Moniz e Rangel é Rangel. E juntar estes dois homens vai causar furor. E é mais uma prova de que a RTP sobrevive sem José Alberto Carvalho e Judite Sousa. A avaliar por aquilo que a emissão promete ser. Apesar de tudo, e embora acredite que a televisão pública vai voltar a levar a melhor sobre a concorrência, tenho para mim que a TVI vai morder os calcanhares. Quanto à SIC, continuará a ser terceira. Mas vamos ver o que esta noite nos reserva.

Falando ainda sobre a campanha eleitoral, que, tudo leva a crer, venha a terminar com a vitória do Partido Social Democrata, deverá provocar, inevitavelmente, alterações na RTP. E a TV 7 Dias desta semana fez questão de anunciar algumas das movimentações que tudo isto poderá provocar. Tal como há muito se especula, Luís Marques deverá regressar à televisão pública, assumindo o cargo de administrador do canal e fará mais alterações na estrutura. Segundo a referida revista, Nuno Santos voltará a dar a cara pela programação da RTP e José Fragoso transferir-se-á, finalmente, para a TVI. Sinceramente, creio que o regresso de Luís Marques à RTP deverá mesmo confirmar-se, mas duvido de que o ainda director-geral da SIC coloque num futuro próximo Nuno Santos à frente da programação, até porque o seu ingresso na informação é recente e, certamente que não lhe “cortarão” as pernas tão cedo. Quanto a José Fragoso, há muito que se fala no seu ingresso na TVI, mas também não me parece que seja para já.

Quem não poderá fazer uma pequena participação em Último a Sair é José Castelo Branco. É em entrevista às edições desta semana da TV Mais e da TV Guia que o conde afirma que foi convidado por Bruno Nogueira a participar na sátira aos reality-shows, mas que a TVI o impediu de aceitar o convite. José Castelo Branco desdobrou-se em elogios ao humorista, e mostrou ainda a tristeza por não poder fazer “uma perninha” em Último a Sair. Compreende-se a decisão da estação de Queluz de Baixo, até porque o polémico “conde” está neste momento a dar cartas em Perdidos na Tribo, mas também não creio que a sua participação no programa da RTP “beliscasse” a performance do doc-reality da TVI.

Directamente da TVI, a TV Guia desta semana dá a notícia de que Lurdes Baeta foi a primeira opção de Judite Sousa e José Alberto Carvalho para conduzir o renovado Diário da Manhã. Todavia, pelo facto de ser mãe de uma criança pequena, viu-se obrigada a declinar o convite. Sinceramente, creio que esta teria sido uma excelente aposta da TVI, no entanto, percebo os motivos pelos quais a jornalista recusou o convite. Afinal de contas, é mãe e os seus filhos ainda são pequenos. Mas seria bastante positivo ver um nome como o de Lurdes Baeta conduzir o noticiário matinal. Ainda assim, a aposta em Patrícia Matos e Frederico Mendes Oliveira também não está, no meu entender, a correr nada mal. O Diário da Manhã está com muito mais ritmo e muito melhor conseguido. Quanto a Lurdes Baeta, resta-nos vê-la nas tardes do TVI 24, mas, se fosse eu a mandar, colocá-la-ia ao lado de Júlio Magalhães no Jornal das 8 de fim-de-semana.

E, para último destaque, a notícia de que Paulo Futre vai entrar em Laços de Sangue. E aqui está mais uma prova de que os “sócios” do Sporting tomaram a melhor decisão ao não eleger Dias Ferreira presidente do clube. Já imaginou se Paulo Futre fosse actualmente o director desportivo do clube de Alvalade? Não teria, certamente, o sucesso que está a ter por esta altura. Ele é Querida Júlia, Você na TV, Alta Definição, Último a Sair, XVI Gala dos Globos de Ouro e agora a “novela da nossa gente”. Paulo Futre “não para” e é mesmo um caso de estudo para os profissionais de marketing. Creio que nunca nos seus melhores sonhos o ex-jogador de futebol imaginou que voltasse ao nosso país e fosse tão acarinhado. E é claro que às vezes possa ser um exagero, mas Paulo Futre está mesmo nas “bocas do mundo” e ainda por aí deve andar ao longo dos próximos tempos. Pelo menos é o que me parece…

Terminados os destaques, as declarações que marcaram os últimos dias:

“As pessoas não compreendem por que mudamos. Se estamos numa estação e somos bem tratados, por que havemos de mudar? A Júlia está a pagar como o Manuel Luís Goucha pagou quando trocou a RTP pela TVI. A vida é feita de desafios e as pessoas não podem ser crucificadas por mudar de emprego. A Júlia fê-lo aos 40 e muitos anos e quando era ganhadora. Só tem de ser aplaudida por isso”, Cristina Ferreira (in Correio TV)

“Vou deixar a televisão. Estou farta de tudo o que envolve esta área. Estou cansada de estar em casa à espera que me chamem”, Sónia Brazão (in Correio da Manhã)

“O facto de o José Alberto Carvalho e a Judite Sousa estarem num canal da concorrência é uma contingência da vida. Cada um segue as suas convicções, mas isso não nos irá causar qualquer tipo de constrangimento”, Nuno Santos (in TV Guia)

“Claro que adorava ter um contrato de exclusividade porque implica não estarmos a trabalhar mas estarmos a receber na mesma”, Rui Santos (in Correio da Manhã)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho desta semana:

Rosa

A excelente reportagem da Notícias TV sobre a vida dos políticos que se candidataram às eleições legislativas deste ano, em que são também mostrados os gostos televisivos de alguns deles. Nota alta para este caderno especial

Espinho

Já o menos da semana vai para um artigo da revista TV Guia intitulado “As 4 mentiras de Peso Pesado”, onde algumas delas são, de facto, mentira, mas da revista em questão…

E assim se despede a octogésima quarta edição de Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.