fbpx

Especulação

A Televisão
11 min leitura

Secret Story continua a fazer correr tinta na imprensa. Leonor Poeiras reforça a equipa e João Manzarra era um dos desejos de André Cerqueira. Joana Solnado pode ser a primeira grande estrela TVI a mudar de ares. Nuno Graciano e Rita Andrade no lugar de José Figueiras.

Seja bem-vindo à Frente de Destaques desta semana!

E os desenvolvimentos sobre o novo reality-show da TVI continuam a surgir. Com o aproximar do grande momento, a imprensa mantém-se atenta e, a cada semana que passa, há novidades.

Esta semana não foi excepção e começou logo com a TV 7 Dias, que confirmou que Júlia Pinheiro vai mesmo ser a apresentadora, mas que não era a eleita de André Cerqueira. Ao que parece, o director de programas queria lançar Fátima Lopes em horário nobre e tinha-a escolhido para dar a cara pela versão portuguesa de Secret Story. No entanto, segundo adianta a mesma publicação, a directora de formatação de conteúdos fez um “forcing” e o responsável acabou por voltar atrás com a sua decisão, até porque, ao que apurou ainda esta revista, Júlia Pinheiro não está muito contente em Queluz de Baixo e esta será uma forma de lhe agradar.

Confesso que desde sempre tive a ideia de que a direcção de programas queria dar este programa a Fátima Lopes. Não só porque ela foi a grande contratação dos últimos tempos, como também para dar algum descanso à cara de As Tardes da Júlia. Todavia, tenho algumas dúvidas de que este alegado descontentamento seja “real”. Até porque, por diversas vezes foi notícia que os dois responsáveis se davam bem.

Apesar de tudo, por vezes as pessoas aparentam uma coisa, quando na realidade sentem outra, logo, num meio tão “confuso” como é a televisão, há sempre algo que não chega até nós, público da mesma forma.

 

AltMas, se a apresentação ainda continua a causar polémica, a restante equipa parece já estar definida. Segundo a revista TV Guia desta semana, Pedro Granger vai mesmo integrar a versão portuguesa de Secret Story, mas não na função que José Pedro Vasconcelos ou Pedro Miguel Ramos desempenharam anteriormente. O actor vai ser o apresentador das emissões diárias de Secret Story. Já a função de repórter parece estar destinada a uma rapariga. Pelo que foi esrito, é Leonor Poeiras a eleita pela direcção de programas.

Sou sincero, não consigo perceber esta escolha. Pedro Granger até pode dar o ar da sua graça neste formato, mas nunca como apresentador dos diários. Dentro em breve estreia Malmequer e depois não será confuso para os telespectadores verem-no como o grande vilão da história e ao mesmo tempo como apresentador? Rui Vilhena não alertou para o facto de ele ser odiado pelos portugueses? Normalmente, quando se “odeia” criam-se sentimentos de rejeição, logo, é bem possível que, muitas senhoras habituadas a ver telenovelas, deixem de acompanhar este programa, pelo menos a meu ver.

Porque não trocar os papéis e ficar Leonor Poeiras com a apresentação e Pedro Granger com a reportagem? Não sou muito apreciador da forma de trabalhar da cara de Quem Quer Ganha, mas parece-me que, com muita preparação e com a perda de alguns tiques que manifesta neste formato das tardes, conseguiria surpreender bastante. E a imagem do actor não ficaria tão gasta como poderá vir a acontecer caso a notícia da TV Guia se confirme. Oxalá que André Cerqueira tenha isto em mente.

 

E para encerrar o tema Secret Story, surgiu em várias revistas a notícia de que o director de programas tentou mesmo contratar João Manzarra. E qual era o programa destinado? O novo reality-show, claro está. Provavelmente, o jovem ficaria com a função de repórter ou apresentador dos diários, mas seria, certamente, uma mais-valia para a TVI, que, em caras masculinas, não apresenta, por enquanto, valores com garantias de sucesso, exceptuando Manuel Luís Gouha.

Esta notícia não deixa de ser surpreendente, mas entendo-a. Afinal de contas, de uma só forma, André Cerqueira acabaria com dois “problemas”. Por um lado, a SIC perdia um dos seus maiores talentos e ficava com um problema para a apresentação de Ídolos. Por outro, a estação de Queluz de Baixo ganhava um jovem talento com provas dadas que tem tudo para ser a próxima grande estrela da nossa televisão e assegurava uma contratação de valor para o seu reality-show. Agora a pergunta que se coloca é: “conseguiria João Manzarra vingar na TVI?” Talvez sim, talvez não. Seria necessário muito trabalho de bastidores para que o “puto” de Curto-circuito fosse esquecido.

 

O jogo de contratações continua aberto e, na sua crónica semanal daAlt revista TV Guia, Carlos Dias da Silva deu a conhecer uma nova personalidade que se pode tornar na primeira grande contratação de Gabriela Sobral. Ao que parece, e embora seja namorada do director de programas de Queluz de Baixo, Joana Solnado pode estar prestes a aceitar um contrato de exclusividade com a SIC.

Duvido muito de que tudo isto não passe de especulação. Sendo a actriz namorada de André Cerqueira, que motivos a fariam mudar de ares? Só se fosse mesmo pela máxima: “Amigos, amigos, negócios à parte”. Ou por um aliciante convite da “amiga de todos os actores”. Sendo cada vez mais uma certeza a grande aposta que por Carnaxide se vai fazer em ficção, Joana Solnado poderia sentir-se tentada a dar um novo rumo à sua vida, até porque o seu último trabalho em Queluz de Baixo não foi muito do seu agrado, como manifestou à imprensa.

Todavia, tal como tem sido verificável, segundo a imprensa a SIC já tentou contratar quase todos os actores da TVI, o que, no meu entender, não é assim tão verdade como parece. Talvez tudo isto não passe também de especulação, mas caso se confirme, Joana Solnado poderia estar a fazer um retrocesso na sua carreira, a menos que, também ela, se estreasse na apresentação.

 

O último destaque desta semana vai precisamente para uma novidade avançada pela Notícias TV. Um ano volvido e parece que um novo programa está reservado para o Tio Careca. Segundo adianta esta publicação é ele o eleito de Nuno Santos para devolver às tardes de Carnaxide a glória de outros tempos.

Ao seu lado, estará, ao que tudo indica, uma estreante em programas diários: Rita Andrade. Uma nova dupla, que poderá funcionar. No entanto, face à pouca experiência da comunicadora, talvez seja uma aposta de risco. Riscado o nome de Merche Romero, terá a cara de Fama-Show “capacidades” de ser a nova “companheira” de Nuno Graciano? Eu faria regressar a luso-espanhola. É uma das apresentadoras que mais à-vontade tem em formatos deste género, não esquecendo que tem bastante experiência em programas em directo.

Todavia, caso não quisesse voltar à SIC, no lugar de Nuno Santos eu apostaria em Iva Domingues. Após o final de Depois da Vida, a apresentadora está sem projectos em Queluz de Baixo. Conhecida a excelente relação de Gabriela Sobral e do próprio director de programas com Iva, talvez uma mudança para Carnaxide fosse boa para esta apresentadora. A meu ver, ela e Nuno Graciano conseguiriam trazer vida às tardes da SIC, desde que num programa bem formatado.

Eu faria algo que fosse parecido ao extinto Às Duas Por Três e com influências de Hoje em Dia, transmitido pela rede Record, no nosso país. A juntar a uma destas duplas eu colocaria Iva Lamarão ou Patrícia Henrique que, para além da beleza exterior têm também muito talento. Mas não me parece que seja esta a ideia da direcção de programas. Resta aguardar por Setembro, quando todo o mistério será desmistificado.

Alt

É tempo de lhe revelar o Protagonista desta semana. Foi há duas semanas que a TV Guia avançou com a boa-nova e, esta semana, todas as publicações destacaram, de alguma forma, o mais recente casal da ficção portuguesa: Mafalda Pinto e Rogério Samora. Tudo parece ser real, mas caso não seja, não deixa de ser uma grande publicidade para os dois actores que, embora não precisem dela, faz sempre “algum jeito”. E, oxalá que estejam felizes, que é sempre bom quando a vida pessoal corre bem, verdade?

Ainda antes das despedidas, deixo-lhe alguns destaques para a semana que se aproxima:

Quarta-feira, pelas 19h15, na RTP, não perca o derradeiro teste do Sporting de Braga contra o Sevilha, a contar para a Liga dos Campeões. Neste mesmo dia, chega à Fox Crime a série Lei e Ordem: Unidade Especial, quando o relógio marcar 21h30. No dia seguinte, não se esqueça de que estreia às 22 horas, no MOV, a terceira temporada de True Blood.

Fica por aqui mais uma edição de Frente de Destaques!

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.