fbpx

Entreter é o melhor remédio

A Televisão
8 min leitura

Conheça aquilo que separa a ficção da realidade. Teresa Guilherme sugerida para as tardes da RTP. Herman 2010 e Lado B estão a chegar ao canal do estado. Nicolau Breyner de regresso ao entretenimento.

Seja bem-vindo à vigésima quarta Frente de Destaques!

Entreter É O Melhor RemédioA Notícias TV deu, esta semana, destaque às telenovelas nacionais e àquilo que as distingue totalmente da realidade. Alguma vez se tinha apercebido de que raras são as personagens que olham pelo chamado “olho mágico” das portas, antes de as abrir? Ou que são raras aquelas que quando atendem o telemóvel não perguntam quem está do outro lado? Pois bem, a referida publicação foi falar com os argumentistas de quatro grandes sucessos da TVI: Patrícia Müller, António Barreira, Rui Vilhena e Tozé Martinho sobre este assunto. Para o brasileiro, todas estas situações têm que ser ultrapassadas, uma vez que “a novela tem que ser o reflexo da vida real”, enquanto que para a argumentista de Mar de Paixão, isto são pequenos pormenores, uma vez que está “a fazer ficção, não a vida”. Já os autores de Meu Amor e Sentimentos manifestaram uma opinião dividida. Gostei bastante deste artigo e por isso aqui o trouxe. Efectivamente, concordo com a ideia de Rui Vilhena. As telenovelas têm que ser cada vez mais quase que um espelho da vida real, para que as pessoas se identifiquem com elas. No entanto, tudo isto são pequenos pormenores, mas há que ter me conta que por vezes são eles que fazem toda a diferença.

Foram esta semana apresentados oficialmente os novos talk-shows daRTP. Herman 2010 para o late night de sábado e Lado B para o de domingo. O primeiro é previamente gravado, enquanto que o segundo é emitido em directo. Esta parece-me ser das poucas diferenças entre ambos. Pelo que li do alinhamento, tanto um como o outro terão momentos de humor, três convidados em estúdio e uma banda musical. Parecem iguais, não é? Para além daquilo que falei, penso que a outra grande diferença será na condução. Sabe-se perfeitamente que Herman José e Bruno Nogueira têm estilos bastante diferentes, logo há que esperar programas diferentes. Serão então eles iguais? “Fisicamente” sim, mas no seu interior não haverá, certamente muitas semelhantes. Eu vou ver!

A comemorar 50 anos de carreira, Nicolau Breyner esteve em destaque na mais recente Notícias TV. Numa conversa intimista, em que o actor revelou que não guarda fotografias como recordações de momentos da sua vida, sublinho uma das partes de que mais gostei: o Caetano de Meu Amor está em negociações com a TVI para o seu regresso ao entretenimento, nomeadamente em formato talk-show. Parece-me uma excelente ideia. Não me recordo muito bem de Nicolau Breyner neste tipo de programa, mas lembro-me perfeitamente do seu à vontade em Passa a Palavra, que a RTP emitiu em tempos. Era fã deste concurso e deliciava-me com a forma como o conduzia. Oxalá o talk-show chegue em breve.

Li no editorial da revista TV Guia desta semana algo que me deixou a pensar. Escreveu Luísa Jeremias que Teresa Guilherme poderia ser Teresaguilherme Entreter É O Melhor Remédiouma boa aposta para as tardes da RTP. Confesso que inicialmente me questionei se a directora desta publicação estava a pensar na mesma senhora que eu “Teresa Guilherme à tarde? Todos os dias?” “Impossível”, pensei. Todavia, depois de algum tempo a “matutar” no assunto, mudei de ideias. Sem sombra de dúvidas que um formato intimista, que fosse ao encontro daquilo que o público das tardes pede, com uma Teresa Guilherme no seu melhor, poderia resultar. Não tirando o mérito de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, que muito fazem naquele horário, talvez a apresentadora de O Momento da Verdade conseguisse melhores resultados e revolucionasse totalmente os resultados da RTP. Bastava que para isso, José Fragoso arriscasse e que também Teresa Guilherme aceitasse a possível proposta.

Há já várias semanas que a publicação que saí à sexta-feira com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias dedica a sua última página a uma crónica escrita por alguém do universo televisivo. Esta semana foi Rui Pêgo quem deu o seu testemunho. Escreveu sobre a sua curta carreira e aquilo que tanto prazer lhe dá fazer: comunicar. Sou sincero, revi-me na maioria das coisas que disse. Achei realmente um texto muito bom em que se contava um sonho que é concretizado dia-a-dia. Tenho quase a certeza de que não terei sido apenas eu a ter este sentimento. Se ainda não leu a crónica, aconselho a sua leitura. Está, efectivamente, muito boa.

O último destaque da semana vai para Mesmo a Tempo. Este é o novo programa da SIC que promete agarrar os telespectadores ao ecrã. A partir de Espanha, e, ao que tudo indica, em directo, estará Nuno Graciano e mais duas ou três colegas. Confesso que tenho altas expectativas em relação a este formato. Será um grande teste para Nuno Graciano que, com certeza, o realizará da melhor forma. As promoções prometem bastante e a imprensa, durante a semana que se aproxima deverá dar-lhe grande destaque. Oxalá que consiga fazer melhor resultados que TGV ou O Formigueiro que também chegaram até nós a partir de “nuestros hermanos”.

Para Protagonista desta semana a minha escolha é Bárbara Guimarães. A estrela SIC teve honras de capa em várias publicações, devido ao seu estado de graça. Afinal de contas, não é todos os dias que se sabe que uma personalidade da nossa televisão está grávida. Oxalá a confirmação oficial chegue brevemente.Barbara1St Entreter É O Melhor Remédio

Deixo-lhe agora alguns destaques para a semana que agora começa:

Segunda-feira, não perca a entrevista de Pedro Passos Coelho a Miguel Sousa Tavares em Sinais de Fogo. No dia seguinte acompanhe os novos episódios de Clínica Privada, pelas 21:25h na Fox Life. Quarta-feira o Biography emite um documentário sobre Halle Berry pelas 22 horas. Sexta-feira, não pode esquecer-se de ver o concerto Juntos Pela Madeira, que a RTP irá transmitir, logo após o Telejornal. Já no sábado, há duas estreias que aconselho: Mesmo a Tempo, na SIC e Herman 2010, na RTP. Eu não vou perder, e você?

Termina assim mais uma Frente de Destaques

Cá estarei novamente par a semana!

Até lá

Siga-me:
Redactor.