fbpx

De volta à base

A Televisão
10 min leitura

Frente De Destaques2012 De Volta À Base

Chegou ao fim mais uma semana e, depois de uns dias mais calmos, desta vez a imprensa voltou a marcar pontos e a trazer conteúdos bastante interessantes e a merecer destaque. Desde o regresso às telenovelas de Joana Solnado, passando pela entrevista de Júlia Pinheiro à Notícias TV, não esquecendo ainda as declarações de Cristina Ferreira à Caras, entre muitos outros temas.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindo a mais uma Frente de Destaques!

Foi na passada sexta-feira que, mais uma vez, a revista Notícias TV deu do que falar. No número que celebra o quarto aniversário, uma entrevista muito bem conseguida a Júlia Pinheiro. Deu gosto ler a forma sincera e humilde com que a apresentadora falou sobre cada tema. É verdade que pode ter existido algum cheirinho a polémica com Teresa Guilherme, devido às declarações sobre o Big Brother, mas não é mentira que Júlia Pinheiro só disse verdades. E, por muito que condenem a sua forma de estar, de falar e tudo o que diz, não há dúvidas de que, no conjunto de todos os pormenores, ela é a mais completa comunicadora a nível nacional. E é por isso que se torna um prazer ler as suas ambições e o facto de continuar a preferir estar à frente das câmaras a ser directora de programas. Uma grande lição de humildade e que faz com que seja ela a Protagonista desta semana.

Mas nem só de Júlia Pinheiro se falou nos últimos dias e há que também dar destaque a uma das suas “discípulas”, a não menos talentosa e sempre sorridente Cristina Ferreira. Uma mulher que tem sofrido muito com a imprensa cor-de-rosa mas que abriu o seu coração à Caras desta semana e falou um pouco sobre a sua carreira, mostrando toda a sua humildade, ao dizer que ainda tem um longo percurso pela frente e que não quer deixar de trabalhar no daytime da televisão portuguesa. Aqui se vê a força e a gentileza desta profissional como há poucas e a forma como ela própria pretende presentear os seus fiéis seguidores. Eu sou um deles e, sem sombra de dúvidas que a adoro ver nas manhãs da TVI. Mas também gostava de um dia a ver à frente de um grande programa de entretenimento… a solo! A ver vamos quando acontecerá!

Quem está de regresso aos ecrãs e, finalmente, às telenovelas é Joana Solnado. Sim, aquela menina lindíssima de olhos claros, que já não se via há imenso tempo. Finalmente ganhou tempo e vai mesmo voltar a trazer a magia do seu talento a todos nós. Que alegria senti eu quando soube que Joana Solnado se preparava para reforçar o elenco de Remédio Santo! Já não era sem tempo. Pena que seja uma curta participação, pois é sempre um prazer vê-la nos ecrãs. E já fazia falta Oxalá que esta participação seja apenas como que um “lançamento” a outros projectos!

De volta aos ecrãs, mas num novo canal está Victoria Guerra. Depois de muito tempo ausente, a atriz é um dos nomes para o elenco do remake português de Dancin’Days. Sinceramente, não creio que seja uma grande perda para a ficção da TVI, pois ainda não mostrou todo o talento que possa ter, assim como também não creio que seja um grande reforço para a SIC, mas certamente que é merecido este convite. E talvez esteja aqui de vermos um outro lado de Victoria Guerra. Resta é saber que personagem espera por ela.

Ainda ao nível da ficção, mas desta vez em Queluz de Baixo, Alexandra Lencastre confessou à revista TV 7 Dias desta semana que está prestes a voltar a trabalhar com António Barreira, numa nova telenovela, que arranca em meados de Setembro deste ano. Fiquei curioso por ter lido que a atriz falou sobre os seus novos projectos numa altura ainda tão prematura, mas aplaudo a ideia. Acho que o “casamento” Lencastre e Barreira resultou muito bem em Meu Amor, mas oxalá desta vez o autor lhe de uma personagem mais simpática do que a anterior. Mas ao mesmo tempo diferente da Joana Rita de Anjo Meu. E que a história, em si, seja diferente do que estamos habituados a ver. Mas como estes desejos são muito difíceis de alcançar, há que esperar mesmo para ver.

Regressando agora ao entretenimento e sobre a RTP, surgiu esta semana, através da Notícias TV a notícia de que a nova série do 5 Para a Meia-Noite pode vir a ter um novo lote de apresentadores. Confesso que quando comecei a ler a notícia tive que relê-la para ver se não estava enganado. E a minha opinião sobre este tema é muito simples. Cada vez mais acho que o conceito do programa se vai perder nesta nova etapa. Sim, é verdade que não aprecio a forma de Carla Vasconcelos conduzir o 5, mas também é verdade que acho que a mudança para o principal canal do estado já é suficiente em termos de alterações. É claro que gostava de voltar a ver a Filomena Cautela, mas, na minha opinião, o leque de apresentadores da temporada transacta devia mesmo manter-se. E só falta que “levem” algum dos melhores, Nilton  e Luís Filipe Borges, na minha opinião. Aí é que será mesmo o fim…

5 Para A Meia Noite Apresentadores De Volta À Base
E, para terminar a ronda pelos destaques da nossa imprensa, vejo-me como que obrigado a falar sobre uma notícia que me “tocou”. Depois deste mais de meio ano de trabalho, a que se juntam todo o tempo de TV Universo e Televisão Opinião, finalmente houve um jornal a dar destaque ao trabalho feito por toda a equipa do A Televisão. E foi com todo o prazer e orgulho que vi o artigo que saiu hoje no Diário de Notícias a propósito deste simpático site (e de outros blogs também, claro). Talvez assim tanto as televisões nacionais, como algumas celebridades comecem a olhar para o aTV com outros olhos. Porque nós podemos não estar à venda numa banca de jornais, mas fazemos um trabalho tão ou mais eficiente do que esses. E sempre com uma grande dose de dedicação e boa vontade.

Findos os destaques, as declarações que deram nas vistas nos últimos dias:

“Às vezes é difícil renovarmo-nos e é fácil cair no previsível. E é contra isso que nós temos de ir. Temos de estar atentos ao mercado e ao público, embora sempre a seguir a nossa linha”, Sónia Araújo (in TV 7 Dias)

“Não tenho saudades de fazer programas de day-time diários. Nenhumas. Mas tenho saudades da relação afectiva e de proximidade, verdadeiramente única, que se cria com as equipas e com os espectadores”, Rita Ferro Rodrigues (in Notícias TV)

“Um autor quando tem uma boa ideia nem sempre dá uma boa novela”, José Fragoso (in Diário de Notícias)

“Ninguém tem espectadores. Não acredito nada naquela frase: ‘o meu público’. Não acredito em nada disso. Acho que, de vez em quando, as pessoas são benevolentes na sua avaliação e seguem de forma militante durante algum tempo alguém”, Júlia Pinheiro (in Notícias TV)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias tem que ir, inevitavelmente, e perdoem-me por ser sempre tão repetitivo, para o novo grafismo da Notícias TV e que inclui ainda o aniversário desta publicação. Está cada vez melhor e merece todo o terreno que já conquistou. É um prazer ler uma publicação como estas.

Espinho

Já o menos da semana pertence a Vera Ferreira, que quer ser uma “Júlia Pinheiro em ponto pequeno”. Mas será que a ex-concorrente de Secret Story 2 ainda não percebeu que muito pouca gente se lembra de si. E depois de ter inventado tanto (vindo para a imprensa dizer que ia participar tem telenovelas da TVI), será que ainda lhe dão destaque? Eu acho que não…

E assim termina mais uma Frente de destaques! Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.