fbpx

De Caras

A Televisão
11 min leitura

Face Model of the Year 2010 é na SIC e tem como apresentadores Vanessa Oliveira e Pedro Guedes. Mafalda Luís de Castro prepara-se para brilhar em Malmequer. Rita Ferro Rodrigues confessa-se à Notícias TV. Tozé Martinho revela o que falhou em Sentimentos.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Depois de a RTP, é a vez de a SIC estar na moda! Pois é, se a estação pública prepara, Alta todo o gás, a versão portuguesa de Project Runway, o canal de Carnaxide associou-se à Face Models e vai apresentar uma nova versão de Face Model of the Year, referente ao presente ano. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que, curiosamente havia sido a RTP a televisão oficial e que o espectáculo televisivo teve direito apenas a uma gala especial, em 2010, haverá, pelo menos 6 emissões, ao domingo, e o formato será algo semelhante a Ídolos, mas versão moda. A estreia é já no próximo dia 1 de Agosto e à frente das galas semanais vai estar uma nova dupla: Vanessa Oliveira e Pedro Guedes. Sou um grande admirador da apresentadora de Fama-Show. Sempre gostei dela, desde os tempos em que ainda estava na TVI. Tem muito talento e já o provou por diversas vezes. A oportunidade que agora lhe é dada é mais do que merecida e, com certeza que conseguirá superar os desafios que lhe irão propor. Há ainda que ter em conta que também ela é modelo e que poderá ajudar, em grande parte, cada um dos 20 concorrentes que chegar à final. Quanto à escolha masculina, também a percebo. Pedro Guedes já conduziu um programa na SIC Mulher e, embora se perceba que a apresentação não é a sua especialização, sabe estar, é divertido, consegue animar o público presente e, no meu entender, tem todas as possibilidades de fazer uma grande dupla com Vanessa Oliveira. Até porque, vistas bem as coisas, penso que não existirá outra alternativa ao manequim. Quem poderia então ser a escolha? Rui Pêgo? Talvez ainda não esteja “preparado” para tamanha responsabilidade. Miguel Domingues? Está à muito tempo na Benfica TV e, talvez não conseguisse alcançar química com Vanessa. Por isso, digo que Pedro Guedes talvez venha a mostrar-se uma aposta acertada. Há ainda que ter em conta que também ele é modelo e que, à semelhança da companheira, poderá dar boas dicas aos concorrentes. Para além de tudo isto, parece cada vez mais provável que Projecto Moda e Face Model of the Year 2010 sejam concorrentes directos. Esta será, sem dúvida uma batalha interessante de se ver. Até porque, embora um programa seja mais direccionado para os estilistas e o outro para manequins, são os dois sobre moda, logo, à partida, os públicos serão os mesmos. Quem vencerá, então? Há que esperar para ver um e outro, mas, certamente, que o público se manifestará.

Grávida de um rapaz, Rita Ferro Rodrigues deu, esta semana, uma entrevista formidável à Notícias TV, a publicação que avançou em primeira mão a boa nova. Sinceramente, adorei lê-la. Uma conversa sincera, franca e em que se falou sobre tudo. Desde os resultados de Companhia das Manhãs à relação de Rita com o actual companheiro, Rúben Vieira. Directa e frontal, a apresentadora não fugiu a uma única pergunta e mostrou, mais uma vez, porque razão é uma das melhores apresentadoras da televisão portuguesa. Gostei, por exemplo, de saber que prefere apresentar um programa no day-time a um formato de horário nobre. Esta é Rita Ferro Rodrigues, a senhora que faz companhia às manhãs dos portugueses, que está cada vez mais solta e que, ao contrário do que aparentava nos primeiros tempos de televisão, está cada vez mais próxima de quem a visita, de quem a vê. Talvez pelo facto de estar em estado de graça, ou por ter percebido que é um valor seguro para a estação que representa, a filha de Ferro Rodrigues conseguiu mudar a imagem que muita gente tinha sobre ela. E, como não podia deixar de ser, o carinho que o publico tem por ela é mais do que merecido. Parabéns a quem nela apostou e, sobretudo a ela própria!

AltComemorou-se esta semana um ano sobre o primeiro episódio de Sentimentos. Pois é, embora as audiências não sejam as melhores, a trama da TVI já está há doze meses no ecrã. Algo inédito e que até à presente data, ocorreu por poucas vezes. Como não podia deixar de ser, houve uma publicação que chegou à fala com Tozé Martinho, de modo a obter mais um balanço sobre este projecto. Em declarações sinceras e sem rodeios, o autor da história de Leonor, Filipa e Diogo assumiu todas as culpas e revelou que, apesar de tudo, aprendeu muito com Sentimentos. Confesso que, inicialmente, era um fiel seguidor da telenovela. No entanto, e à semelhança do que aconteceu anteriormente com Olhos nos Olhos, por exemplo, creio que começaram a existir demasiadas histórias paralelas, demasiada “confusão” e o facto de ser emitida tão tarde e de a concorrência apresentar alternativas bastante boas contribuiu para resultados menos bons. Menos bons, mas nem por isso maus. Por isso é que penso que Sentimentos não é um flop. Apesar de os resultados ficarem aquém dos obtidos por telenovelas emitidas anteriormente no mesmo horário, na última semana, por exemplo, a trama ultrapassou a fasquia dos 37% de share por várias vezes. Resta saber se, quando Tozé Martinho escrever outra telenovela conseguirá libertar-se de tudo isto e provar que o autor de A Outra ou Olhos de Água ainda está bem vivo. Penso que esse será, certamente, um dos seus maiores desafios.

Soube-se esta semana que há mais uma transferência da estação de Carnaxide para Queluz de Baixo. Depois de ter perdido Paulo Rocha, a SIC ficou agora sem Mafalda Luís de Castro. Cheguei a ler noticias que davam conta de que a jovem actriz era um dos nomes mais falados para Caminho da Felicidade. O que se passará então com os responsáveis do canal de Francisco Pinto Balsemão que, a cada dia que passa, parece que perde um actor para a concorrência. Não era suposto ser o contrário? Todavia, penso que esta saída é uma perda a ter em conta. A Isabel de Lua Vermelha poderia, quem sabe, ser uma das personagens principais da substituta de Perfeito Coração. Todavia, tal não poderá acontecer, pelo menos na SIC. Mas poderá suceder na TVI. É que Mafalda Luís de Castro está já confirmada no elenco de Malmequer, a nova trama de Rui Vilhena. Tendo em conta os grandes desafios que o argumentista brasileiro propõe a quem com ele trabalha, é de esperar que esta não seja uma excepção. Será que vamos ver a actriz no papel de uma das vilãs da telenovela? Ou continuará a ser uma das “boazinhas”? Dentro em breve este mistério será “desmistificado”. O certo é que este novo papel é um reconhecimento pela excelente performance de Mafalda Luís de Castro na história de vampiros.

Alt

Terminados os destaques, revelo-lhe agora a minha escolha para Protagonista desta semana. Foram 7-0 na terça-feira e sexta-feira ficaram-se por um nulo frente a Brasil. Eles são os representantes da nossa selecção e foram eles uns dos protagonistas pela classificação para a próxima fase do Campeonato do Mundo da África do Sul. Face a tão bons resultados, a imprensa não ficou indiferente e, em todos, mas todos, os órgãos de comunicação social houve destaque a algum, ou alguns jogadores da nossa selecção. Há que dar força para a fase que se aproxima e esperar que continuem por território africano, com bilhete de volta somente a 11 de Julho, mas se possível, com a Taça na bagagem!

Deixo-lhe agora algumas sugestões para a semana que agora se inicia:

Amanhã, pelas 21h30, não perca a estreia da terceira temporada de Big Love, no Fox Next. Terça-feira, às 19h30 todo o país vai parar para torcer por Portugal, no jogo dos oitavos de final do Mundial 2010, em que a nossa selecção defronta Espanha. Nesse mesmo dia, mas quando o relógio marcar 21h30, chega à FOX a série O Prisioneiro. No próximo domingo, veja a estreia em televisão do filme Crepúsculo, na SIC.

Termina assim mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.