fbpx

Cem Segredos

A Televisão
10 min leitura

Frente De Destaques Cem Segredos

Mais uma semana, mais uma “rodada”. E na centésima edição de Frente de Destaques, a mesma análise crítica de sempre, naquela que foi a primeira semana pós- Secret Story 2. Como não podia deixar de ser, a vida dos concorrentes foi esmiuçada até ao limite, mas houve mais para ler, desde a sinceridade de Pedro Granger em entrevista à TV Guia desta semana, passando pela escolha de Albano Jerónimo para protagonista da próxima telenovela da SIC ou pelos novos membros do elenco de Maternidade.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Tal como aconteceu no ano passado, este ano não foi excepção e a imprensa investigou, a fundo, a vida de alguns dos concorrentes de Secret Story 2. Desde os segredos, que já começam a ser revelados, a outros pormenores da vida dos participantes desta temporada, passando pela voz do genérico, entre outros temas. É claro que, por esta altura, Casa dos Segredos é o tema do momento. Não há uma única revista ou até mesmo jornais que deixem passar ao lado o programa apresentado por Teresa Guilherme. E, embora os resultados ainda não sejam muito expressivos, fruto até da primeira semana e da mudança do sistema de audimetria, certo mesmo é que já se esperava tal atenção. A mim, pelo menos, não me surpreende que a grande maioria das capas de revistas desta semana sejam dedicadas aos concorrentes. Se tal não acontecesse é que me surpreenderia. Por tudo isto, é claro que Secret Stoty 2 é o protagonista desta penúltima semana de Setembro.

Secret Story 2 Cem Segredos

Mas houve muito mais para ler. E Peso Pesado também deu do que falar. Seja por terem sido revelados os dezassete concorrentes da segunda temporada, pelas entrevistas da nova treinadora, pelas declarações de Bárbara Guimarães ou até pelas revelações de Júlia Pinheiro durante a apresentação à imprensa. Disse a diretora de conteúdos da SIC que Peso Pesado 2 será melhor do que a primeira série. A avaliar pelas declarações feitas e pelos pormenores revelados, pessoalmente, estou com expetativas altas. Creio que as mudanças, nomeadamente no que toca à apresentadora e à treinadora, acabarão por trazer frescura ao programa. E os concorrentes parecem-me bastante empenhados em mudar a sua vida. A estreia está aí e eu aguardo com ansiedade, ou não fosse eu um grande fã do formato.

Ainda na SIC, a Notícias TV desta semana revelou que já está escolhido o “António Fagundes português”, que é como quem diz, o protagonista do remake de Dancin’Days, e que fará par romântico com Joana Santos. Ausente dos ecrãs há já algum tempo, e depois de ter sido anunciado como um dos atores do elenco de Doce Tentação, da TVI, Albano Jerónimo é o eleito para protagonizar Dancin’Days. Fiquei surpreendido com esta notícia, e, sinceramente, parece-me uma excelente escolha. Sou grande apreciador do trabalho deste ator e acho que já está ausente dos ecrãs há muito tempo. Já para não dizer que é sempre uma lufada de ar fresco ver novas caras como protagonistas, apesar de Albano Jerónimo já ter dado vida à principal personagem do remake de Vila Faia. E acredito que Joana Santos e Albano Jerónimo consigam fazer uma excelente dupla.

De Dancin’Days passamos diretamente para Maternidade, cuja segunda temporada está já em gravações. Surgiram esta semana três novos nomes e mais pormenores sobre a história. Segundo a revista Notícias TV, a trama sofrerá várias alterações. Madalena (Lúcia Moniz) será convidada para recuperar outra maternidade e com ela levará alguns dos profissionais que consigo trabalhavam para o novo hospital. Nesta nova unidade terá ainda novos colegas. E, depois de Rita Blanco, mais três atores “de topo” se juntam à equipa de Maternidade. São eles João Reis, vindo de Anjo Meu, e Margarida Carpinteiro e Ricardo Carriço, ambos de Laços de Sangue. Parecem-me excelentes escolhas e que conseguirão trazer ainda mais qualidade à segunda temporada da série da RTP. E a aposta em atores como estes só prova que a televisão pública quer mesmo uma série com elevada qualidade. Caso contrário apostaria em nomes desconhecidos dos portugueses. Fã confesso desta trama, aguardo com ansiedade pelos novos capítulos.

Ainda na RTP, Pedro Granger, que se estreou segunda-feira à frente de O Elo Mais Fraco confessou-se à edição desta semana da revista TV Guia. Depois de o ter feito recentemente à Notícias TV, o ator voltou a mostrar o homem humilde que é e abordou todos os temas. Mesmo aqueles que podiam ser mais delicados, como os rumores de que a sua chegada à televisão pública foi proporcionada por ter uma ligação pública com o Partido Social Democrata, atualmente no governo. Disse ainda o comunicador que José Eduardo Moniz faz falta à televisão. Gostei bastante do que li e só uma pessoa que não perceba mesmo nada de televisão acredita nos rumores de que o PSD teve mão na sua chegada à RTP. Pedro Granger já deu mais do que muitas provas de que é um excelente profissional. E não precisa de cunhas para fazer seja o que for.

Alexandra Lencastre Cem Segredos

De Pedro Granger regressamos à TVI e é agora tempo de falar sobre Alexandra Lencastre. Recuperada do problema de saúde que a manteve afastada das gravações de Anjo Meu durante alguns dias, a atriz está feliz e motivada para continuar a trabalhar. E tem já um novo projeto em mãos. Segundo a própria, em entrevista à TV Mais desta semana, o canal de Queluz de Baixo convidou-a para dar a cara por um novo formato, na área da apresentação, já em 2012. Poucos são os pormenores conhecidos, mas penso que este é um claro prenúncio de uma cláusula no contrato renovado recentemente. E é mais do que merecido, a avaliar pela excelente prestação de Alexandra Lencastre à frente de Conversa Indiscreta, que passou em tempos no TVI 24.

Para último destaque, falo-lhe do merchandising de Morangos com Açúcar, que, com esta nova temporada, terá uma nova força. Depois de CD’s, entre outros produtos, a roupa, assinada pelos estilistas, ou aspirantes a tal, de Morangos com Açúcar – Segue o teu Sonho. Algo que não me surpreende e de que estava à espera, mas que não pode deixar de ser elogiado. Faz todo o sentido que aconteça, mas é bom que tenha uma boa campanha de marketing por trás e que seja um sucesso, algo que não será difícil de acontecer, a avaliar pela força da marca Morangos com Açúcar.

Terminados os destaques, as declarações que deram do que falar nos últimos dias:

“Saí pelo meu pé depois de uma experiência muito desgastante. Gostava de ter feito mais (na SIC), mas sei que deixei uma marca na ficção e no entretenimento”, Nuno Santos (in TV Guia)

“É urgente o Moniz na televisão!”, Pedro Granger (in TV Guia)

“ (Peso Pesado) Tem sido uma experiência muito forte, em termos profissionais e humano. Há aqui de facto um novo registo da minha parte”, Bárbara Guimarães (in Correio TV)

“Tinha tudo para vencer, mas foi uma decisão interna, que teve a ver com as audiências, mas em dois meses, não podemos superar os programas concorrentes. Competir e ultrapassar um programa como o Alta Definição, que tem dois anos, em apenas dois meses, é inglório. O Você na TV! demorou três anos para chegar a líder. Portanto, acho que o Perfil teve uma morte prematura.”, Mónica Jardim (in TV 7 Dias)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana!

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para a fantástica entrevista de Nuno Santos à TV 7 Dias desta semana, onde o diretor de informação da RTP se mostra confiante e preparado para o que o futuro lhe reserva, sem esquecer os sucessos e insucessos que teve no passado.

Espinho

Já o menos da semana volta a ter que ir para a TV Guia, por, sem aviso prévio, ter saído apenas na terça-feira, quando habitualmente sai ao domingo. É normal que sejam adiantadas em semanas de feriados, mas atrasar por ter estreado o programa do momento e nem avisar deste atraso acaba por ser um desrespeito para com os leitores.

E assim termina mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.