fbpx

Brasão de Luxo

A Televisão
10 min leitura

Frente De Destaques Brasão De Luxo

E pronto, chegou ao fim mais uma semana do mês de Julho. Como não podia deixar de ser, cá estou eu novamente com aquilo que de melhor se escreveu na nossa imprensa. Desde as polémicas com Perdidos na Tribo às alterações no que às telenovelas da TVI diz respeito, passando, claro está pela melhoria significativa do estado de saúde de Sónia Brazão, nada ficou indiferente à nossa imprensa.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Segunda-feira, nove da manhã, surge a notícia de que Sónia Brazão estava prestes a ter alta hospitalar. Uma surpresa a que ninguém ficou indiferente e que se tornou ainda mais surpreendente (perdoem-me a redundância) quando se soube que foi na própria segunda-feira que a atriz se despediu de enfermeiros e médicos e regressou para junto dos seus. Até aqui tudo bem. Como não podia deixar de ser, jornais, revistas e televisões foram logo atrás da notícia. E Sónia Brazão voltou a ser o assunto do dia. Todavia, ao contrário daquilo que eu próprio cheguei a pensar, não se fechou em casa escondida dos media. Como se diz na gíria “enfrentou o toiro pelos cornos” e de imediato falou com a imprensa, mostrando-se mais forte do que nunca. Mesmo para aqueles que chegaram a escrever que o terrível desfecho seria o mais provável esta foi, sem dúvida, a melhor “chapada sem mão” que Sónia Brazão lhes podia ter dado. Ela está mais forte do que nunca e assim espero que continue. Gostei de a ver, da sua força de vontade para vencer esta barreira que o destino lhe colocou. E acredito que dentro de poucos meses a veremos, melhor do que nunca. Eu cá continuo a torcer por ela. Sem dúvida que Sónia Brazão tem que ser a Protagonista desta semana!

E de Sónia Brazão passamos, de imediato, para Rita Pereira. Depois da dor de perder Angélico, a atriz prepara-se agora para enfrentar um novo desafio na sua carreira. E, ao contrário do inicialmente previsto, vai dar a cara por Canta Comigo sozinha, sem nenhum colega a seu lado, à excepção de Nuno Eiró, o repórter de serviço. Embora ainda não tenha percebido muito bem os moldes do programa, parece-me que será algo bem ao estilo de Cantigas na Rua, que a SIC emitiu em tempos. Deste modo, talvez acabe mesmo por ser mais “eficaz” ter Rita Pereira a solo, se bem que com um colega “mais experiente” a seu lado poderia haver maiores índices de sucesso. Mas Nuno Eiró, nunca!

De Canta Comigo passamos diretamente para Peso Pesado. Depois de a TV Guia ter revelado, há alguns tempos, que a grande final do reality-show da SIC seria no Campo Pequeno. Todavia, de acordo com a TV Mais desta semana o derradeiro capítulo de Peso Pesado será em direto dos estúdios da Venda do Pinheiro. Sinceramente, concordo a cem por cento com esta medida. Creio que seria um exagero transmitir o evento a partir do Campo Pequeno, precisamente porque não é algo que necessite de um local assim tão grandioso como isso, já para não falar que esta é uma altura em que os portugueses estão de férias e a afluência poderia ser muito escassa. E, deste modo, o evento que tem tudo para ser um sucesso poderia acabar mesmo por ser um fracasso. Até porque aquilo que os portugueses querem ver é a transformação dos concorrentes e não propriamente o espetáculo televisivo.

Ainda sobre Peso Pesado continuam a surgir mais nomes para suceder a Júlia Pinheiro na segunda temporada do programa. E, de acordo com a TV Mais desta semana, Bárbara Guimarães já foi, inclusivamente, sondada pelos responsáveis da televisão de Carnaxide. Já aqui falei bastante sobre o tema e dei a minha opinião e, mais uma vez, volto a escrever que espero bem que não seja Bárbara Guimarães a escolhida. Não creio que tenha o perfil indicado para este tipo de formatos… Se bem que a recente prestação em Portugal tem Talento deu do que falar, apesar de, para mim, continuar a não ser a melhor escolha.

É agora tempo de lhe falar de Perdidos na Tribo. Com o último episódio transmitido no passado domingo, surgiram esta semana duas notícias bastante curiosas sobre o doc-reality. Primeiro pela voz da própria Marta Cardoso, que garantiu à TV Mais desta semana que quebrou as regras do programa, telefonando várias vezes ao filho. Fiquei surpreendido, mas percebo muito bem a posição da concorrente. Estar um mês sem falar com o filho, quando lhe garantiram que o poderia fazer, é de muito sofrimento e, em situações deste género, uma mãe faz tudo para dar a volta por cima. Gabo-lhe a coragem para o revelar à imprensa, mas não sei até que ponto esta revelação não acaba por a deixar um pouco mal na fotografia.

Perdidos Na Tribo Brasão De Luxo

Ainda sobre Perdidos na Tribo, a revista ANA desta semana apresenta um artigo bastante interessante sobre aquilo que as câmaras não mostraram, as chamadas manobras de bastidores, revelando alguns pormenores que não passaram de cumprimentos de um guião previamente estabelecido. Sinceramente, não fiquei surpreendido, porque já achava que havia vários pormenores que tinham que ser obra da produção, mas há alguns que, de facto, poderiam ter sido melhor pensados. A paixão do nativo por Vera Ferreira é uma delas ou o desconhecimento das pastas dentífricas. Mas tudo isto são pormenores, até porque, há muito que se havia percebido que este doc-reality não era assim tão real como parecia. Mas isto, em nada retira a qualidade do formato.

Para último destaque, falo-lhe da alteração de planos por parte dos responsáveis da televisão de Queluz de Baixo no que às telenovelas diz respeito. Tal como eu próprio já tinha aqui escrito e há muito imaginava, ainda não é desta que a trama de Tozé Martinho avança, ou melhor, avançar, até avança, mas antes há ainda uma história da autoria da Casa da Criação, que promete ter um elenco de luxo. Sinceramente, continuo sem perceber porque é que a TVI adia sempre Destino. O que se passará? Falta de confiança na nova telenovela de Tozé Martinho? Má vontade? Ou simplesmente opções estratégicas? Eu, no lugar do autor já teria perdido a paciência. E, por muito que Sentimentos tenha sido um fracasso, outras histórias do argumentista já foram líderes de audiência na TVI, como A Outra ou Olhos de Água

Terminados os destaques, as declarações que deram do que falar nos últimos dias:

“Não há férias de verão. Acabei de vir de Atenas, onde estive em reportagem nos confrontos que coincidiram com a greve geral de dois dias. Depois segui para o Mónaco, para fazer a cobertura do casamento real do príncipe Alberto e de Charlene. E não estou a pensar em férias”, Judite Sousa (in Notícias TV)

“Ela (Júlia Pinheiro) tem os dois lados. Normalmente, os diretores não fazem televisão, não estão na linha da frente e ela está. É a massa do bolo e a cereja do topo”, Ana Marques (in TV Mais)

“Sinto-me muito contente porque estamos a chegar ao fim com um sucesso fantástico, naquilo que marcou uma mudança de hábitos do telespetador no horário nobre”, Júlia Pinheiro (in TV Mais)

“Eu gosto de day-time, muito mais do que prime-time, porque para mim televisão é público, é imediato, são pessoas, histórias, conversas, rir, chorar, falar, sentir, perceber, ajudar, ter feedback. Claro que o glamour do prime-time é giro, mas não é assim que eu sinto a televisão”, Iva Domingues (in TV Guia)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

A distinção maior dos últimos dias vai para a atitude de Sónia Brazão com a imprensa, que, por si só merece um aplauso de pé de todos nós.

Espinho

Já o menos da semana pertence a Vera Ferreira. Depois de vir criticar fortemente o dono do stand de automóveis que forneceu o seu carro e o de Angélico Vieira, foi à TVI dar o dito por não dito e, como se não bastasse, ainda dá uma grande entrevista à TV Guia sobre a sua relação com Angélico Vieira. Aproveitar um momento destes para aparecer? De muito mau tom…

E assim termina mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.