fbpx

Ambição: Vencer

A Televisão
11 min leitura

Segunda semana de Fevereiro, muitas notícias e novos desenvolvimentos na nossa televisão. É cada vez mais certo que Mulheres Ricas chegará à TVI em Abril, apresentado por Fátima Lopes. Paralelamente, novos pormenores sobre as manhãs de Júlia Pinheiro surgiram. Se a tudo isto juntarmos a entrevista, sem medos ou receios de Manuel Luís Goucha e o mal-estar entre Maria João Bastos e Fernanda Serrano, estão encontrados alguns dos destaques maiores da semana.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a esta que é a sexagésima oitava edição de Frente de Destaques!

A pouco mais de um mês de chegar aos ecrãs, novos pormenores sobre Querida Júlia vão surgindo. Segundo a edição deste sábado do Diário de Notícias o substituto de Companhia das Manhãs terá novamente um rubrica sobre o social. Mas não se pense que é algo semelhante ao Dizem Elas e Ele do Você na TV ou ao Capa de Revista. Ao que parece, o tão falado jornal-cor-de-rosa irá perseguir os famosos. Para tal, Ana Marques e Cláudio Ramos parecem estar já escalados, adianta o mesmo jornal e a TV Mais desta semana. Tendo em conta que a vida das nossas celebridades é sempre um dos temas de que os portugueses mais gostam, percebe-se esta opção. Por muito que critiquem, todas as pessoas gostam de mexericos. E deve ter sido a pensar nisso que Júlia Pinheiro e a sua equipa optaram por avançar com esta rubrica. Sinceramente, ver um programa com imagens de paparazzi até não me parece mau, até porque deste modo tudo terá uma maior base para ser falado. Mas, quais serão os famosos que serão fotografados? Estrelas SIC? Sorará a combinações prévias. Estrelas da concorrência? Será uma forma de promovê-las. E mesmo que acabem por ser profissionais de Carnaxide os visados, até que ponto quererão ver a sua vida exposta num programa de televisão? Se nunca o fizeram no passado, certamente não o quererão fazer agora… Até já estou a imaginar algumas caras SIC deixarem de o ser por levarem a mal certas situações. Por tudo isto, creio que esta poderá ser uma rubrica bastante interessante, mas terá, certamente, que ser muito bem pensada, ou tornar-se-á num fracasso. Para além destes novos pormenores, Júlia Pinheiro e Nuno Santos afirmaram à Correio TV desta semana bastante ambição e confiança neste novo formato, sendo que a liderança do horário é o objectivo principal. Acredito que há motivos para tal, mas há que aguardar. Queria Júlia é, claro está, o Protagonista desta semana!

Mas não só do substituto de Companhia das Manhãs se falou nos últimos dias. Manuel Luís Goucha também falou e deu que falar, numa grande entrevista concedida à edição desta semana da TV Guia. Desde a sua relação com o companheiro Rui Oliveira, às polémicas com o restaurante Em Banho Manel, não esquecendo, claro está, o universo televisivo. Não houve uma única questão que ficasse sem resposta e nem nas teoricamente mais complicadas o rei das manhãs televisivas se conteve. Gostei dos elogios a Júlia Pinheiro, da defesa a Cristina Ferreira e de se afirmar feliz em Queluz de Baixo. Hoje, mais do que nunca, Goucha tem uma grande importância na televisão da Media Capital e esta entrevista apenas vem comprovar tal situação. Sempre elegante e sem rancores, o apresentador é cada vez mais amado e respeitado pelos portugueses. Se, há uns tempos não o apreciava particularmente, de há uns anos para cá, cada vez mais olho para ele com outros olhos. Grande entrevista, grande Manuel Luís Goucha.

E já que falei no colega de Cristina Ferreira, tenho que trazer Uma Canção para Ti até esta Frente. Foi esta semana que novos pormenores sobre o talent-show da TVI chegaram até nós. Ao contrário do que aqui cheguei a comentar, Angélico Vieira não será o substituto de Pedro Granger, mas sim Vítor Fonseca. E, para além do bailarino, actor e músico, também Sofia Ribeiro se juntará a Rita Pereira e Luís Jardim. É que Helena Vieira também não fará parte da quarta temporada do programa de talentos infantis. Fiquei um pouco surpreendido com estas novidades. Sou um grande fã da cantora lírica e sempre achei que conferia maior credibilidade ao grupo de jurados do programa. Por isso estranhei que não tivesse sido convidada. Todavia, chamar Sofia Ribeiro para a substituir parece-me um erro crasso. Qual é, na realidade, o objectivo de Uma Canção Para Ti? Encontrar talentos na área da música, certo? Então não era suposto os jurados terem conhecimentos sobre este mundo? Sim, eu sei que Rita Pereira também não sabe muito sobre cantigas, mas aceita-se a hipótese de que está ali para avaliar a performance no palco. Então o que acrescentará a Rita de Sedução? Muito pouco, arrisco-me a dizer. Mas também, olhando bem para aquilo que será esta quarta temporada de Uma Canção Para Ti, haverá quem acredite que o formato tenha sucesso? Eu sou um dos que duvida que chame muitos telespectadores, mas posso estar enganado!

E como o programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira durará apenas seis semanas, é quase certo que outro reality-show chegue aos ecrãs de Queluz de Baixo. O escolhido, segundo o Diário de Notícias é Mulheres Ricas e Fátima Lopes terá a oportunidade de se estrear a solo no horário nobre da TVI. Sinceramente, não percebo esta opção do canal. Depois de todos os programas que já teve e tudo o que tem feito ao longo dos últimos tempos, será que este programa conseguirá captar a atenção dos portugueses? Tenho para mim que não. É que a concorrência está forte! Portugal tem Talento tem todas as capacidades para se impor e Peso Pesado chega em finais de Abril. Logo, será Mulheres Ricas a melhor opção para os tentar travar? Só se for mesmo por ter Fátima Lopes na apresentação, até porque os portugueses, em tempo de crise, não quererão, certamente, ver o quão ricas são algumas figuras do jet7 português.

Para último destaque escolhi o desentendimento entre Maria João Bastos e Fernanda Serrano, que integra as edições semanais da TV Guia e Nova Gente. Segundo a primeira publicação, a “guerra” não é de agora e foi quase que provocada pela Ester de Sedução. Ainda na apresentação à imprensa da história de Rui Vilhena foi notório o mal-estar entre ambas. Sinceramente, até pode ser tudo verdade, mas custa-me a crer que duas profissionais como o são estas actrizes se deixem levar por guerrinhas deste tipo. Até porque ambas são suficientemente inteligentes para perceber que tudo isto em nada lhes trará sucessos. Podem até não gostar uma da outra, mas não consigo perceber como é que permitem que tudo isto saia para a imprensa. Uma situação que deveria ser esclarecida num futuro próximo, digo eu.

Terminados os destaques, trago-lhe agora algumas frases, que, no meu entender, marcaram a semana:

“A minha postura com a TVI é de total lealdade até ao dia em que sair”, Manuel Luís Goucha (in TV Guia)

“Tenho a firme convicção de que a médio prazo vamos liderar o horário (com Querida Júlia)”, Júlia Pinheiro (in Correio TV)

“É uma obrigação da TVI não adormecer à sombra do nome que tem”, Júlio Magalhães (in Notícias TV)

“Nunca trabalhei dentro de nenhuma estação de televisão. E agora que passei para dentro da TVI tudo mudou. Sinto que sou uma peça da engrenagem. Se isto é um corpo, eu sou um órgão”, Fátima Lopes (in Correio da Manhã)

Antes das despedidas, o Espinho e a Rosa da semana!

Rosa

O destaque maior destes últimos sete dias vai, sem sombra de dúvidas, para a apresentação à imprensa de A Família Mata, que marcou a estreia de Júlia Pinheiro como parte integrante da estrutura directiva da SIC.

Espinho

O destaque mais negativo pertence à produção de Projecto Moda que, somente cinco meses depois do final do concurso publicou, na revista Elle um dos prémios dos dois finalistas do programa. E, como e não bastasse este “atraso”, a produção deixou muito a desejar, com muito poucas fotografias das peças dos concorrentes. Uma pena, tendo em conta a qualidade de ambos.

E, assim, chega ao fim mais uma Frente de Destaques! Para a semana temos novamente encontro marcado! Escreva já na sua agenda!

Até lá, não deixe de ver e ler sobre televisão!

Boa semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.