fbpx

2012 está a chegar

A Televisão
10 min leitura

Frente De Destaques 2012 Está A Chegar

Falta uma semana para o Natal, mas muito ainda vai acontecer na nossa televisão. Não só este ano como, inevitavelmente, em 2012. A imprensa nacional não fica indiferente a esta realidade e já começa a contar alguns dos pormenores sobre o que se vai passar no próximo ano. Se Júlia Pinheiro garante que está confiante de que a SIC vai conseguir melhores números, para os lados de Queluz de Baixo surgem notícias de que os contratos de exclusividade serão reduzidos. Mas a violência doméstica sofrida por João M e revelada e direto há uma semana acabam por ter também um grande destaque esta semana.

Senhoras e senhores, meninos e meninas, está em linha mais uma Frente de Destaques!

Já aqui escrevi muito sobre Secret Story 2 e continuo a manter a mesma opinião relativamente a grande parte dos concorrentes. Contudo, tenho que dar a mão à palmatória e elogiar talvez um dos mais emocionantes momentos do programa até ao dia de hoje. Decorreu no passado domingo e teve como protagonista esse rapaz que anda nas bocas do mundo. Hoje está em risco de expulsão, mas sem sombra de dúvidas que concorreu com um segredo que é uma autêntico “abrolhos” para muita gente. E, como não podia deixar de ser, a imprensa não ficou indiferente e esmiuçou o assunto até ao mais ínfimo pormenor. Se a TV Mais apresentou declarações exclusivas da mãe, a Nova Gente escreve que João Mota poderá vir a ser processado pela namorada, embora, tal como se pode ler no artigo, seja uma situação quase impossível. Um destaque inevitável mas que só vem confirmar que esta nova temporada de Casa dos Segredos, para além de muita polémica tem também temas que conseguem tocar no coração de qualquer um. Não só pelo destaque que teve na imprensa, como também pela importância do assunto, João M é o Protagonista desta semana!

Ainda a propósito do programa da TVI e deste jovem algarvio, que gostava de, com a participação em Secret Story 2, passar para Morangos com Açúcar, o realizador da série, Hugo de Sousa explicou à Nova Gente que muito dificilmente João Mota conseguiria uma participação na trama por ter concorrido ao reality-show da TVI. É claro que estou de acordo, mas creio que, no caso deste rapaz, até há já provas dadas de que há talento e o sucesso entre o público feminino tem sido muito. Mas daí até chegar a Morangos com Açúcar vai um longo caminho. E participar na série juvenil, mesmo com muito talento para dar e vender não é garantia de sucesso. Que o diga Patrícia Candoso. Esta talentosa rapariga que, infelizmente, poucas ou nenhumas oportunidades tem tido. Bem sei que há muitas actrizes talentosas da sua geração, mas não percebo o porquê da não aposta nesta excelente profissional. Ainda há poucos dias estive a ver Morangos com Açúcar no Panda Biggs e me questionei porque não há oportunidades para Patrícia Candoso. E foi por isso que soltei um sorriso quando li, esta semana, na TV 7 Dias, que a antiga esposa de João Catarré vai voltar às telenovelas. Oxalá prove que o que lhe têm feito não é, de todo, meritório.

Ainda na TVI, Maria Ana Borges Sousa, a mulher que ocupa agora o cargo de André Cerqueira, enquanto não é encontrado o seu sucessor, explicou ao Diário de Notícias que o canal de Queluz de Baixo se prepara para reduzir no número de atores com contrato de exclusividade. Uma situação que não surpreende, mas que, possivelmente, vai deixar muita gente menos contente. Mas é tempo de ver prioridades e perceber quais são, de facto, os profissionais que “fazem falta” e aqueles que têm que ter mesmo um vínculo de exclusividade. Será desta que Gabriela Sobral vai conseguir levar novas caras para a SIC?

Idolos 2012 Está A Chegar

E é do canal de Carnaxide que surgem novidades relativamente a projectos para 2012. Depois de muitos adiamentos, parece que ainda não é desta que X Factor chega a Portugal. É que, segundo a TV Guia desta semana, a SIC vai voltar a apostar em Ídolos para o próximo ano, o que faz com que X Factor volte a ficar para trás. Talvez acabe por ser mais seguro apostar num programa com provas dadas, mas mais do mesmo? Pelo menos em X Factor certamente que se veriam cenários, caras, jurados diferentes. Mas também já há saudades da divertida Roberta Medina, do simpático Laurent Filipe ou dos críticos Pedro Boucherie Mendes e Manuel Moura dos Santos. O problema é que há também uma grande possibilidade de Cláudia Vieira não fazer parte das contas para esta quinta temporada. Ao saber disto, a minha desconfiança foi maior. Não terá a TV Guia cometido um lapso e referir-se a Ídolos em vez de X Factor? Sinceramente, não creio que o talento-show que trouxe Sandra ou Filipe ao estrelato regresse sem a conhecida dupla de apresentadores.

Ainda para os lados da SIC, Júlia Pinheiro falou com a Notícias TV desta semana e deixou alguns comentários de esperança de que o futuro será risonho para o canal que dirige. Afirma a apresentadora que, sendo teimosa e persistente, quer roubar a liderança das manhãs ao Querida Júlia e que está confiante de que o conseguirá fazer. Sinceramente, não creio que, no curto prazo, o consiga, mas, pensando no talento e força de trabalho da comunicadora, não me admiraria que o seu formato matinal começasse a mostrar as garras. É certo que muita gente a critica por algumas declarações, por mostrar confiança num futuro risonho para a estação com a qual trabalha, mas, desculpem-me os fãs, quem não dá provas de lealdade, confiança e vontade de fazer o melhor pela empresa para a qual trabalha? Júlia Pinheiro só faz aquilo que tem mesmo, que fazer. E vai acabar por calar as bocas de muita gente.

 Para último destaque, falo-lhe da RTP e do programa Mudar de Vida. Segundo a Notícias TV desta semana na próxima emissão deste formato, Rosário Salgueiro mudou de vida e durante uma semana viveu intensamente os bastidores da arte circense. Um programa que, eu não vou perder, certamente. É em formatos como este que a informação da televisão do estado prova porque é a preferida dos portugueses. Uma ideia genial e que mostra que mudar de vida ajuda a perceber trabalhos a que por vezes não damos o devido mérito.

Findos os destaques, fique com as declarações que marcaram a semana:

“Os papéis protagonistas até hoje não tinham sumo suficiente para eu aprender como ator. (…) Não vejo isto como um ato vanglorizador, mas sim como um gesto humilde”, José Fidalgo (in Notícias TV)

A Voz de Portugal é, provavelmente, o melhor programa de entretenimento dos últimos anos em Portugal”, Catarina Furtado (in Notícias TV)

“Não perdi as minhas amizades na SIC (com a saída para a TVI)”, Fátima Lopes (in Nova Gente)

“Gosto muito de trabalhar para a RTP, porque é possível trabalhar os formatos sem ter de os desvirtuar em função de outros objectivos como as audiências”, Luísa Barbosa (in Vidas)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para o anunciado regresso de Merche Romero à televisão, num programa que até me parece bastante interessante. Estou curioso é para saber que canal o vai transmitir.

Espinho

O menos da semana pertence à noticia de que, afinal, a GFK não vai começar a medir as audiências já em Janeiro, como estava inicialmente previsto. Depois de tanta expectativa, ainda vamos ter que esperar mais por ver como será o novo cenário audiométrico em Portugal.

E assim termina mais uma Frente de Destaque!

Temos encontro marcado para a semana. Até lá, tenha um natal feliz!

Siga-me:
Redactor.