fbpx

V (2009)

A Televisão
6 min leitura

V é a próxima série que vos trago ao espaço Fora de Série.

Durante toda a existência do ser humano, este sempre se perguntou se haveria vida num planeta distante, num outro sistema solar. Tal temática sempre serviu de base para produtos de televisão e cinema em que a outra inteligência chega à Terra para matar a raça humana de todas as maneiras e feitios.

V não é diferente disso. Ora, este produto de ficção trazido até nós pela ABC, um canal americano de televisão, é um remake da mini-série de 1983 criada pela NBC (outro canal de televisão americano) com o mesmo nome. A história baseia-se numa raça réptil que volta à Terra com o intuito de a conquistar sobre falsos pretextos. Num dia normal, naves cheias de Visitantes começam a sobrevoar as metrópoles do mundo afirmando que chegaram em paz e sem qualquer intuito de fazer mal e que pretendiam partilhar toda a sua tecnologia em troca dos elementos naturais da Terra, mais propriamente, a água.

Numa primeira temporada de 12 episódios, é-nos mostrada a Terra após a chegada dos V e na forma como lidam com os problemas diários. Não é de estranhar que movimentos de resistência estejam a ser preparados para combater esta invasão. E é, ainda, importante notar que os V deixaram gente da sua espécie mascarados de humanos para explorar alguns dos hábitos da espécie humana.

 

Apresentação

Apresentação V

 

Personagens

Erica Evans (Elizabeth Mitchell) – faz parte do corpo de polícia de Nova Iorque e é uma das líderes da resistência constituindo o grupo Fifth Column.

Ryan Nichols (Morris Chestnut) – um V que abandonou a sua própria espécie e que se encontra a viver na Terra como alguém normal. Juntamente com Erica, faz parte da Fofth Column.

Father Jack Landry (Joel Gretsch) – um Padre que está contra os V e todos os seus ideias. Por isso mesmo é expulso da sua paróquia integrando o movimento de resistência.

Tyler Evans (Logan Huffman) – filho de Erica, representa um trunfo na conquista dos V e embora contra a vontade de sua mãe, Tyler insere-se na comunidade V.

Anna (Morena Baccarin) – a líder dos V, disposta a tudo para conquistar (e conseguir) o domínio completo da Terra.

Lisa (Laura Vandervoort) – filha de Anna, está encarregada de atrair Tyler até Às naves e tornar toda aquela vida V, a melhor de todos os tempos.

Chad Decker (Scott Wolf) – o porta-voz dos V à comunidade humana. É hele que estabelece contacto directo com Anna e transmite as notícias de forma a manipular a raça humana.

Marcus (Christopher Shyer) – o encarregado de Anna que trata dos seus assuntos mais delicados.

 

Porque não devo perder a série?

Para quem gosta de uma boa série de extraterrestres sem todos aqueles efeitos especiais no espaço e aquilo que as sagas Star Trek, BattleStar Galactica e Star Wars, nos habituaram, V apresenta-nos um drama que nos faz pensar sobre a condição humana e sobre aquilo que realmente valemos uns para os outros. Não só nos mostra boas cenas de acção e de pura tensão, bem como nos perguntamos o quão pequenos somos num universo imenso.

 

O que podia ser melhorado?

Numa série como V é frequentemente utilizado a técnica do fundo verde, isto é, com um fundo verde de fundo, os actores interpretam os seus papéis normalmente e, em computador, é posto um cenário específico de acordo com aquilo que foi idealizado pelos argumentistas. Ora, nem sempre estas técnicas são bem feitas e como tal, em V, certas filmagens tornam o episódio desconfortável à vista por termos uma sensação de profundidade enorme ou de desfoque em relação ao cenário bem como de um eco que é indesejável.

 

Onde posso ver?

Domingos às 15:29.

 

Curiosidades:

• A série original de 1983 foi uma mini-série de 3 episódios. O seu sucesso foi tão grande que a NBC decidiu torná-la num produto de televisão semanal, durando 17 semanas no ar até ser cancelada.

• A ABC quer, na segunda temporada, trazer, de volta ao pequeno ecrã, Jane Badler, a Diana, chefe dos V, da série original para não só dar mais credibilidade (e audiências à série actual) bem como fazer uma ligação à série original e assim atrair os espectadores mais velhos que assistiram à antecessora.

• Mais ainda, a ABC recriou a história de forma a que nenhum pormenor da original fosse esquecido. Assim, este remake dá-nos a entender que os V infiltrados na Terra foram os deixados na primeira invasão (que não foi conseguida com sucesso) e, agora, 17 anos depois, regressam.

• V já foi nomeada 4 vezes tendo ganho o prémio de Melhor Ambiente numa série ou publicidade, nos VES Awards.

• A estreia da segunda temporada ainda não está marcada.

Jorge Pontes

Siga-me:
Redactor.