fbpx

The Vampire Diaries

Diana Casanova
9 min leitura

The Vampire Diaries é uma série que estreou no ano passado nos EUA e já vai na sua segunda temporada. Baseada nos livros com o mesmo nome, de L.J. Smith, conta a história de Elena Gilbert (Nina Dobrev), que associado a si tem vários segredos/mistérios que vão sendo descobertos ao longo da série. Em particular, o facto de ser absolutamente igual a uma vampira (Katherine) que no passado foi responsável por transformar em vampiros os irmãos Stefan e Damon Salvatore.

É deste trio amoroso (Stefan – Elena – Damon) que parte a premissa central de The Vampire Diaries. Contudo, existem ainda personagens que se vão revelando importantes ao longo da série, tais como a bruxa Bonnie ou o curioso irmão de Elena – Jeremy. Assim, podemos dizer que a série aborda temáticas mais sobrenaturais – vampiros, lobisomens, bruxas, reencarnação ao mesmo tempo que desenvolve e explora os relacionamentos que vão surgindo.

Neste sentido, apresentarei, como de costume, os trailers e as personagens. Seguindo-se uma apreciação mais crítica da série. Aqui está mais uma crónica Fora de Série.

Primeira Temporada

{youtube}OIzN8yKDnH4{/youtube}

Segunda Temporada

{youtube}ffn7VOHcLj4{/youtube}

Quem é quem? @twitter_user

Elena Gilbert vs Katherine (Nina Dobrev) @ninadobrev

Elena Gilbert é uma adolescente que tem uma vida normal em Mystic Falls, mas tudo muda quando conhece o vampiro Stefan Salvatore. Katherine é uma vampira que no passado transformou Stefan e Damon em vampiros. Embora iguais na aparência diferem muito em termos de personalidade e valores. A primeira rege-se por valores sólidos de bondade, solidariedade e lealdade, enquanto a segunda não olha a meios para atingir os seus objectivos. Não obstante parecerem completamente diferentes e, no fundo, representam a distinção entre o Bem e o Mal, nem tudo é o que parece e têm em comum algo – o amor que nutrem por Stefan, sendo que com Damon, Elena é desconfiada enquanto Katherine o usa.

Stefan Salvatore (Paul Wesley)

 Quando descobriu que Elena existia teve de a conhecer e acabou por se apaixonar. Na verdade, já se havia apaixonado po r Katherine – a sua criadora – sendo que foi traído e usado por esta. É um pouco neste sentido que Stefan tem curiosidade para saber se Elena é diferente.

Com Damon tem uma relação algo conflituosa devido aos valores que não partilham, um deles, e talvez um dos mais relevantes, é que Stefan não bebe sangue humano e tem de resistir ao instinto para matar. No fundo, procura manter alguma “humanidade” e rejeitar os seus instintos mais primitivos.

Damon Salvatore (Ian Somerhalder) @iansomerhalder

Damon vive, desde que foi transformado, com o complexo de ter sido trocado e traído por Katherine. Daí que a sua forma de “fugir” a essa fragilidade é ser insensível e agressivo aos olhos dos outros, revelando coragem mas falta de lealdade, por vezes. Porém, também Elena tem um efeito positivo nele, no sentido em que este está apaixonado por ela e tenta ajudá-la e ser-lhe leal. De facto, a relação entre ambos passa por diversas fases ao longo da série, sendo que Damon aposta na não demonstração de afectos e brincadeira para esconder aquilo que realmente sente e o atormenta.

Jeremy Gilbert (Steven R. McQueen)

É o irmão de Elena. A sua principal característica é ser curioso, em particular por fenómenos sobrenaturais e acaba por se meter em sarilhos devido a essa curiosidade.

Bonnie Bennett (Katerina Graham)

É uma bruxa e a melhor amiga de Elena. Não concordando com o seu relacionamento com um vampiro, mantém a amizade e acaba por ajudar o casal a livrar-se de alguns problemas. Para além disso, é sozinha que tem vindo a descobrir os seus poderes, usando os conhecimentos dos seus antepassados.

Caroline Forbes (Candice Accola)

É uma jovem mimada e revoltada, cuja vida acaba por mudar de um momento para o outro. Completa o trio de amigas com Elena e Bonnie, sendo que esta amizade é colocada em causa por diversas vezes ao longo da série.

Matt Donavan (Zach Roerig)

É o ex-namorado de Elena, que amadurece bastante depois da irmã ter sido brutalmente assassinada. É Caroline que o ajuda também e não faz ideia dos fenómenos que acontecem em Mystic Falls.

Tyler Lockwood (Michael Trevino)

Um jovem rebelde pelas responsabilidades e expectativas que em si são incutidas pelo pai, cujo passado se mantém em segredo. Na segunda temporada ficamos a saber que Tyler faz parte de uma linhagem de lobisomens e que para se transformar em tal deverá estar implicado na morte de alguém, nem que seja por acidente. Isto também faz com que perca um pouco da rebeldia que o caracterizava no início da série.

Por que não devo perder esta série?

Alguém que começasse a ver The Vampire Diaries na primeira temporada facilmente ficaria desiludida e deixaria de a acompanhar. De facto, numa época em que as histórias sobre vampiros se tornaram banais, esta série parecia ser apenas mais uma. Por diversas vezes me perguntei por que continuava a acompanhar a série. Mais tarde verifiquei que ainda bem, na medida em que esta segunda temporada superou muito as expectativas, com a inclusão da storyline da Katherine e o desenvolvimento das restantes personagens, descentrando o enredo principal da Elena e focando-se também na relação do Stefan com o Damon.

Um dos pontos fortes da série é a criação de cliffhangers em praticamente todos os episódios. Se na primeira temporada eu ficava desiludida com o desenvolvimento dos episódios, nesta segunda temporada tem havido um equilíbrio entre aquilo que são os episódios e o desenrolar da história.

Destaco ainda o elenco que, embora jovem, é bastante capaz, com o Ian Somerhalder a sobressair, assim como Candice Accola no que respeita ao sexo feminino. De facto, ambos conseguem dar uma carga emocional aos seus personagens, garantindo, no entanto, momentos de mais humor. É desta duplicidade de emoções que transparecem que faz com que sejam os dois actores mais carismáticos da série. Confesso que ainda tenho algumas reticências em relação ao desempenho da Nina Dobrev, na medida em que não me convence enquanto Elena, embora ache que não está mal enquanto Katherina, o que pode revelar uma rejeição da personagem e não da actriz.

Por último, a banda sonora da série é muito boa, com músicas actuais e bem coerentes com a história e tipo de série. Aconselho a comprarem, pois vale a pena.

Em suma, uma série a não perder para quem gosta de dramas juvenis com sobrenatural à mistura.

O que podia ser melhorado?

Como referi a actriz principal ainda não me convenceu e a primeira temporada teve falta de rumo, com a história a tornar-se demasiado concentrada no trio protagonista. Na segunda temporada foi dado espaço para que as outras personagens evoluíssem e também tivessem algo a dizer na dinâmica da série. Essencialmente, só tenho estes pontos a realçar.

Onde posso ver?

Domingos às 15h15

Onde posso comprar?

A primeira temporada apenas se encontra disponível online em sites como o Amazon.co.uk.

 

 

Elena Gilbert vs Katherine (Nina Dobrev) @ninadobrev

Relacionado:
Redatora e cronista