fbpx
Fora de Série

Os Bórgia

Mais uma semana passou e um “Fora de série” que chega até si. Bem-vindo a esta edição da crónica que lhe dá a conhecer séries do momento ou grandes clássicos. Esta semana analisamos «Os Bórgia»

Em jeito de introdução e para quem não conhece, os Bórgia foram uma família italiana de origem espanhola que aterrorizou por assim dizer o mundo católico nos séculos XV e XVI. É produzida pelo mesmo canal que fez outra série de culto, «Os Tudor». -Esta série começa quando – depois da morte do papa Inocêncio VIII – Rodrigo Borgia se torna Papa Alexandre VI. A história desta série acompanha ainda os seus filhos Cesare (François Arnaud), Juan (David Oakes) e a sua bela e escandalosa filha Lucrezia (Holliday Grainger). Os Bórgia segue a ascensão desta família até se tornar na mais poderosa e influente do Renascimento italiano e que viria mais tarde a inspirar Maquiavel (“O Príncipe”) e Mário Puzo (“O Padrinho”).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_m3cE1TGS9A&hd=1]

«Os Bórgia» esta é daquelas séries que se tem que seguir obrigatoriamente com atenção redobrada. Os detalhes e reações entre personagens são fundamentais para entender o rumo da história. Este requisito acaba, talvez por ser um problema. Basta olhar para as audiências (mesmo da TV americana) para se perceber a volatilidade do público de televisão. E neste caso concreto – uma série que na primeira temporada teve 9 episódios – vês o 1º episódio, esqueces-te na semana seguinte e lembras-te de ver o 3º episódio. É muito provável que lhe pareça estranho e que tenha perdido uma parte do enredo.

Eu geralmente não tenho grande interesse por séries de época. Umas são demasiado superficiais e comerciais, e a época torna-se irrelevante, outras são muito aprofundadas e perde-se o fio à meada a meio, e há ainda as de época em que é 40 minutos de sangue e 2 de conversa. Mas talvez por ser num canal cabo americano e por isso menos orçamento do que se fosse numa das 4 grandes nacionais daquele país, «Os Bórgia» consegue ser perfeita em quase tudo. Digo quase porque ter que esperar um ano pela segunda temporada pode ter duas consequências, o esquecimento da série, ou, no meu caso e noc aso dos fãs da série um acrescido entusiasmo para a voltar a ver.

Nos EUA a segunda temporada tem estreia marcada para 8 de abril, e terá 10 episódios, mais 1 que a primeira. Por cá, em Portugal a série passou no AXN em dezembro e se seguir a transmissão da primeira, só em dezembro poderemos ver o regresso d’«Os Bórgia» ao nosso país.

O Fora de Série regressa na próxima semana com mais uma análise a uma série!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>