fbpx

«Odisseia»

Diana Casanova
3 min leitura

Fora De Série2012

Foi na passada semana que estreou na RTP1 uma das séries de comédia que mais aguardava desde o «Último a Sair». Com Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e Nuno Lopes que também participavam nessa sátira aos reality shows, «Odisseia» conta a história de dois amigos – Bruno e Gonçalo – que se vêem numa aventura por um deles ter muito sucesso mas não ser feliz, e outro, que não é tão conhecido, mas tem uma família equilibrada… bem, talvez não. Com os atores a fazerem de si próprios, as gargalhadas estão garantidas.

Odisseia Rtp

Numa auto caravana partem em busca de uma «orientação» para as suas vidas. Este poderia ser o enredo de uma qualquer série dramática, mas não, «Odisseia» não é apenas isto, é que ao longo desta jornada estamos também a assistir à conceção da série, com conversas entre a equipa de produção e muitas discussões.

Esta é uma série de experiências, de diferença face ao que já vinha sendo feito na nossa televisão. Por ser tão diferente, também tenho a noção de que não é um produto para todos e que muitos serão aqueles que virão insurgir-se contra o formato (como já aconteceu), pois «não se percebe». Ora a piada está aí mesmo. Nos pormenores. Na subtileza e, muitas vezes, não tão grande subtileza com que se abordam os mais variados temas.

De facto, muitas são as situações hilariantes com que «Odisseia» nos brinda, algumas delas poderão gerar alguma polémica – como aquela «questão» das capacidades da visão da Irmã Lúcia… A verdade é que Bruno Nogueira não se coíbe de abordar qualquer tema e isso é de louvar. Depois temos um Gonçalo Waddington igual a si próprio e que, embora num papel substancialmente menos violento do que no «Último a Sair», tem momentos muito engraçados. E o que dizer de Nuno Lopes?! Um dos melhores atores portugueses, sem dúvida [«Queremos pão com chouriço!»].

Se com o «Último a Sair» se viu que houve uma melhoria em termos de diversão ao longo dos episódios, aguardo com expectativa mais episódios desta «Odisseia», já que se me diverti tanto nestes dois episódios, estou certa que virão por aí ainda melhores momentos.

Além das capacidades do conjunto de atores, «Odisseia» também nos demonstra mais uma vez que a casa das séries de qualidade é a RTP1, pelo menos as séries portuguesas. Serviço público também é isto – ter conteúdos diversificados.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=EeF57udj4-M]

Redatora e cronista