fbpx
Fora de Série

Maternidade

Bem-vindo a mais uma edição do «Fora de Série». Nesta edição abordamos uma série nacional bem recente e que estreia esta semana a sua segunda temporada.

Nos ecrãs pela primeira vez em fevereiro de 2011, a série é protagonizada por Lúcia Moniz, no papel de Madalena Valente, uma obstetra muito conceituada, que se vê obrigada a trocar o hospital público por uma clínica privada prestes a encerrar. Para agravar, Madalena encontra uma equipa desmotivada, e que se deparam com inúmeros dramas associados à gravidez e experiência profissional. É assim a série desta semana, é assim «Maternidade».

Como pano de fundo o tema hospital não é novidade, «Pai à Força», também no primeiro canal, e «Médico de Família» na SIC, entre outras, já haviam abordado esta temática. Também o destaque dado à maternidade não é novidade, por exemplo, «Crianças SOS» já o havia feito – e bem -, na TVI. O fator diferenciador desta série é mesmo o destaque dado à maternidade em si, às mulheres, aos profissionais das maternidades e aos recém-nascidos.

A escolher  um aspeto positivo da série é mesmo a temática que aborda e a forma como o faz. Tem erros, mas busca inspiração nas séries do género, quer americanas – mercado por excelência na produção deste formato -, e consegue, mostra o lado humano das pessoas que trabalham naquela secção da clínica, sem nunca cair no erro das novelas de facilitar tudo, e se tornar demasiado prevísivel. Outro dos aspetos a salientar é o facto de ser uma série e produzida em Portugal. Num país onde as privadas apostam muito mais em novelas em série, o “ser diferente” da RTP é positivo.

Do lado dos aspetos negativos, as saídas de alguns atores importantes, como José Fidalgo ou Custódia Gallego são difícil de perceber –  no enredo ficional –  quando se trata apenas de uma 2ª temporada. A ausência de ambos os atores é compreensível, já que agora têm contrato de exclusividade com a SIC, coisa que na altura da gravação da primeira temporada – em 2010 – não tinham. Mas ainda assim é mau sair tão prematuramente da série.

Do elenco da série fazem parte Cláudia Semedo, Miguel Damião, Patrícia Bull, Martinho da Silva, Alexandre de Sousa, José Mata, Fernando Pires, entre outros. A exibição da série é da RTP1, a primeira temporada passou no primeiro semestre de 2011 e a segunda temporada tem estreia agendada para este domingo, dia 19 de agosto, às 19h00.

Na próxima semana, o «Fora de Série» regressa com a análise a mais uma série nacional ou internacional.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News