fbpx

«Dallas»

A Televisão
4 min leitura

Fora De Série2012

 

 

Esta semana regressamos novamente aos anos 80 desta vez com a inesquecível série Dallas, quem não se lembra de J.R. Ewing? Dallas era sinónimo de dinheiro, vingança, sexo, paixão, sede de poder e intrigas familiares. Conquistou telespectadores em todo o mundo e passou a ser um clássico da TV, Dallas encerrou o “disco” nos anos 70, passou por uma geração inteira nos anos 80 ao retratar o glamour, o poder e a riqueza da alta sociedade americana até chegar as novas tecnologias e os telemóveis no início dos anos 90.

Dallas conta a história de duas famílias rivais, os Ewing e os Barnes, cuja disputa entre elas passou por três gerações. O patriarca dos Ewing é Jock (Jim Davis), um magnata do petróleo texano, que fez fortuna desde jovem. Do outro lado está Digger Barnes, alcoólico, que culpa Jock Ewing pelos fracassos da sua vida, “fez” a cabeça do filho Cliff (Ken Kercheval), para vingar-se dos Ewing, já que no passado Jock teria supostamente enganado Barnes e roubado o seu investimento em petróleo.

A série começa quando o filho mais novo de Jock, Bobby (Patrick Duffy) chega a casa com a surpresa de se ter casado com a filha de Barnes, Pamela (Victoria Principal que se torna alvo das intrigas e das suspeitas dos Ewing. A família vive na extensa propriedade Southfork cuja dona é a esposa de Jock, Ellie Ewing (Barbara Bel Geddes), mãe de Bobby, Gary, e J.R. (Larry Hagman).

Bobby sempre foi honesto e carinhoso com todos, e tenta apaziguar os ânimos quando as confusões começam. Apesar de ser indiferente ao ramo do petróleo, agora que está casado, assume um papel importante na companhia do pai, a Ewing.

Gary deixou o lar há muitos anos, deixou também a filha Lucy (Charlene Tilton) aos cuidados dos avós, Lucy de 17 anos é uma miúda impertinente e rebelde mas que na realidade sente falta dos pais e passa o tempo com “distrações” masculinas. Uma delas é Ray Krebbs (Steve Kanaly), o encarregado de Southfork, que no passado já namorou com Pamela.

E J.R. é o grande vilão da família, está sempre a arranjar um esquema para levar a melhor sobre tudo e sobre todos, é contra o casamento do irmão e tenta a todo custo separá-lo de Pamela. J.R. é casado com a bela e infeliz Sue Ellen (Linda Gray) sendo que o casamento nunca foi muito bom, Sue Ellen aguenta todas as humilhações e traições do marido e entrega-se frequentemente à bebida.

Na terceira temporada ocorre o fenómeno que deixou Dallas conhecido no mundo inteiro: o episódio “Quem atirou em J.R.” fez história na televisão.

Curiosidades

Foi exibida em 130 países, na maioria deles com o mesmo sucesso que nos EUA dobrada ou legendada em 70 idiomas.

O episódio no qual é revelado quem atirou em J.R. registou um dos maiores índices de audiência da história da televisão norte-americana e mundial, J.R. afinal levou dois tiros de Kristin, a cunhada com quem ele mantinha um caso.

Na época, foi criada uma série “Dinastia” com uma estrutura semelhante, intrigas e dramas de uma família milionária, os Carringtons.

Em 1981, o actor Jim Davis, que interpretava o chefe da família, Jock Ewing, morreu, a personagem teve que morrer de acidente na ficção.

Os únicos atores que participaram em todas as temporadas foram Larry Hagman e Ken Kercheval, respetivamente J.R. e Cliff.

A série foi exibida em Portugal pela RTP 1 entre 1979 e 1983.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Ffo2Oqt8bIM]

 

Siga-me:
Redactor.