fbpx

Bones

A Televisão
6 min leitura

Hoje vou falar-vos de Bones (Ossos), uma série de investigação sombria que conjuga humor, o lado sentimental e carácter. Tem como protagonistas a brilhante antropóloga forense Dra. Temperance Brennan (Emily Deschanel) e o seu parceiro e Agente Especial do FBI Seeley Booth que trabalham juntos na investigação de homicídios onde o método standard de identificação de corpos não tem qualquer resultado. Aqui entra a especialista Brennan uma vez que tem como principal especialidade “ler” e encontrar respostas escondidas nos ossos das vítimas. A visão empírica e literal do mundo que Brennan tem choca muitas vezes com Booth criando assim uma relação volátil mas que funciona.

Para além destes dois agentes, a equipa do Jeffersonian Institute é composta por Angela Montenegro (Michaela Conlin) que é especialista em reconstruir rostos e cenas de crime e também a melhor amiga de Brennan; Jack Hodgins (T. J. Thyne) que é o homem dos insectos e dos minerais e também considerado o homem das conspirações; Dra. Camile “Cam” Saroyan (Tamara Taylor) que a magistrada municipal e Dr. Lance Sweetes (John Francis Daley) um jovem psicólogo que é adepto em perfilar homicídios e proporcionar terapia de casais a Brennan e Booth.

Apresentação

Temporada 5

{youtube}C_hPULPwg9I{/youtube}
 

Temporada 6

{youtube}5yUop82Gemo{/youtube}

Personagens

Dra. Temperance Brennan – Antropóloga forense que trabalha no Jeffersonian em Washington D.C. É requisitada pelo FBI para ajudar na resolução de crimes onde só restam os ossos das vítimas. Brennan é lógica e racional, de um brilhantismo intelectual magnetizante daí o seu trabalho inovador mas a total inaptidão social dão o toque de humor à série (como é muito literal não percebe metade das piadas e das frases em sentido figurado). Apaixona-se por Booth mas como não consegue lidar com os sentimentos não o admite até à temporada  

Agente Selley Booth – Ocupa-se das investigações de homicídios no FBI tendo para isso ajuda de Brennan. É pai solteiro de um rapaz chamado Parker. Booth é intuitivo uma vez que tem um conhecimento limitado no que toca à ciência, prevê facilmente determinados comportamentos e motivações das pessoas. Apaixona-se pela Dra. Brennan e mesmo estando ciente desse sentimento foge dele uma vez que são parceiros de trabalho. Na temporada 5 ele finalmente declara-se e Brennan corresponde ao sentimento apesar de não querer transformar a amizade numa relação.

Angela Montenegro – Uma artista forense no Jeffersonian e melhor amiga de Brennan. É especialista na reconstrução craniofacial e consegue gerar hologramas 3D com o seu programa gráfico simulando assim diversos cenários do crime. Tem uma relação com Hodgins na Temporada 2 que vai ter altos e baixos, separam-se algumas vezes sendo que no final da Temporada 4 casam-se em segredo.

Zach Addy (Eric Millegan) – Entra nos episódios iniciais da série como assistente no Jeffersonian e na temporada seguinte torna-se antropólogo forense profissional. Bem-intencionado e amigável às vezes torna-se confuso. É recrutado para a guerra no Iraque mas volta meses depois. Na temporada 5 surge novamente para solucionar um assassinato e acaba por contar a Lance Sweets que nunca matou ninguém e que apenas disse tê-lo feito para ir para a prisão psiquiátrica e não para a federal. Sweets detém este segredo.

Jack Hodgins – Entomologista e especialista em minerais no Jeffersonian. É um dos “normais” do grupo e acredita seriamente numa conspiração dentro do governo americano. Vive com Zack até este ser mandado para a prisão psiquiátrica.

Camille Saroyan – Chefe da Divisão de Polícia no Jeffersonian. Era médica legista antes de assumir a posição actual. Cam como é mais conhecida e Brennan discordam dos métodos de trabalho mantendo assim uma relação estritamente profissional. Até à temporada 5 quando uma amizade parece surgir e Camille admite que Brennan é insubstituível.

Lance Sweets – Psicólogo incorporado no FBI que tenta estudar a complexa relação de Booth e Brennan. Tornou-se membro do elenco principal na temporada 3. Auxilia Booth e Brennan a solucionar casos ao longo da série devido à sua capacidade analítica. Tem um curto namoro com uma das estagiárias do Jeffersonian.

Porque não devo perder esta série?

Porque qualquer episódio é um autêntico quebra-cabeças, uma espécie de puzzle por desvendar e a eterna picardia entre os protagonistas é de um humor indescritível. Para quem goste de ciência forense cada episódio é uma descoberta.

O que poderia ser melhorado?

A meu ver a série tem um enredo por si só elaborado e complexo porque como trata de corpos em decomposição pode tornar-se meio maçador por ser mais uma série com uma tema tão batido como ciência forense, mas ainda assim acho que cumpre o objectivo, podiam se calhar ter explorado mais as relações interpessoais entre o núcleo duro do Jeffersonian ou mesmo ter explorado a relação da Brennan e do Booth muito antes da Temporada 5.

Onde posso ver?

Fox Life – Sextas às 21h30

RTP2 – Quintas às 22h30

 

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.