fbpx
Fora de Série

Being Erica

O Fora de Série está, mais uma vez, de volta ao TV Universo e, desta vez, abordará uma série que, para muitos, é desconhecida: Being Erica.

Being Erica é uma série do canal canadiano CBC que conta a história de uma mulher, Erica Strange, que se vê nos seus trinta anos com a vida que nunca quis para si, cheia de arrependimentos, num trabalho detestável, sem futuro nem sonhos. É exactamente neste ponto da sua vida, que um homem lhe faz uma proposta de mudança de vida, uma proposta que será o ponto de viragem de toda a “ruína” em que se encontra. É-lhe, por isso, sugerido que entre numa terapia especial e assim Erica que, à primeira vista, estava tão reticente como todos nós estaríamos numa altura destas, enverga por um caminho que jamais pensou abandonar pois, tal terapia, conseguiu tornar-se no mais importante que ela teria na sua vida.

O leitor pergunta-me, talvez, que terapia será esta. Pois bem, Erica entrou numa terapia que tinha como principal objectivo, regressar atrás no tempo, a certos arrependimentos delineados pelo paciente e este teria de os resolver da forma mais correcta. Contudo, estas viagens eram, igualmente, um desafio pois o paciente teria de desmistificar as metáforas do Dr. Tom para poder avançar na resolução.

Ao início, confesso-vos, não estava nada ligado a esta série pois achava que a história era algo sem sal, sem algo que se aproveitasse. Mas tudo me fez mudar de ideias à medida que a temporada avançava e entrava, cada vez mais, na mística da série. Não só nos consegue cativar bastante, no fim da primeira temporada, bem como, cada final de episódio, nos deixa “pendurados”, a pensar que seguimento darão àquele arco e como é que tal afectará as personagens.

A série tem já 3 temporadas exibidas, no Canadá, estando, ainda, a renovação em deliberação.

 

Apresentação

Apresentação Being Erica

 

Personagens

Erica Strange (Erin Karpluk) – A personagem principal e aquela que é sujeita à terapia. Aceita-a como um desafio, como um medo que tem de enfrentar, como uma semente que precisa de brotar.

Julianne Giacomelli (Reagan Pasternak) – A chefe de Erica, na editora River Rock e, mais à frente, na série, torna-se a suam melhor amiga, a sua confidente, a sua colega de trabalho, numa aventura que dará muitas dores de cabeça.

Dr. Tom (Michael Riley) – O doutor que ajuda Erica na sua terapia. Igualmente amigo, protector, misterioso. Também ele esconde segredos e Erica ajudá-lo-à a passar por momentos de raiva intensa, de pura malvadez e, sobretudo, de puros vícios.

Barb Strange (Kathleen Laskey) – A mãe de Erica e uma das personagens mais doces e carinhosas da série. É ela o fio condutor de toda a família Strange, de todo o mundo dos Strange.

Gary Strange (John Boylan) – O pai de Erica. É ele o pastor do judaísmo na sua família e na comunidade.

Samantha MacIntosh (Joanna Douglas) – A irmã de Erica e o fruto de muitas discussões que decorreram (e decorrem) naquela família. É ela que serve de modelo para toda a família por ser a que mais razão tem mas peca pois a sua ingenuidade leva-a a tomar decisões imprudentes.

Brent Kennedy (Morgan Kelly) – O rival de Julianne. Ele próprio aspira ao cargo de editor-chefe da River Rock mas com Julianne no caminho, o trabalho torna-se ainda mais complicado.

Ethan Wakefield (Tyron Leitso) – A eterna paixão de Erica mas que esta se recusa a admitir. Um amigo que sempre esteve ali para ela, um confidente para todas as horas.

 

Porque não devo perder esta série?

Being Erica é uma série que nos leva a pensar sobre alguns aspectos importantes da vida e, realmente, faz-nos pensar sobre muitas das decisões que tomamos no dia-a-dia. Raros são os produtos de televisão que conseguem ter este impacto tão grande no espectador mas, quase subtilmente, Being Erica fá-lo, magistralmente e é por isso que o leitor não a deve perder. Quando o episódio acaba, sente-se como que completo, como que tivesse encontrado um novo rumo para um problema que o está a remoer já há muito.

 

O que podia ser melhorado?

Não mudaria nada. A série está excelente como está e qualquer mudança só a iria afectar.

 

Onde posso ver?

Já foi exibida, na Fox Life, as duas primeiras temporadas. Actualmente, não está em exibição em nenhum canal.

 

Curiosidades

  • A ABC, canal americano de televisão, está para fazer um remake desta série.
  • Os argumentistas afirmaram, numa entrevista dada há algum tempo ao TVGuide, que a quarta temporada, se a CBC a renovar, iria ser a última e que esta responderia a todas as perguntas que nos têm sido colocadas durante a exibição da série.
  • A CBC produziu, na terceira temporada, um especial de Natal, o episódio 13.

Jorge Pontes

    Receba todas as informações no seu smartphone.
    Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

    Adicionar Comentário

    Clique aqui para comentar

    ATV News