American Dad!

11 min leitura

American Dad é mais uma criação de Seth MacFarlane, autor de outras sitcoms animadas como Family Guy e The Cleveland Show e produzido pelo Underdog Productions.

A série segue a atribulada vida de Stan Smith, um agente da CIA e da sua família, bem ao jeito irónico de MacFarlane. Contudo, esta tem a sua âncora nas situações humorísticas que vai criando no decorrer dos episódios e não na sátira social que caracteriza Family Guy.

Stan Smith é um acérrimo militante do Partido Republicano, e um patriota agente da CIA. É casado com Francine (que que viver uma adolescência tardia) e tem dois filhos: a universitária e revolucionária Halley (que por ser o oposto do pai está proclamada “morta” para ele) e Steve, o liceal Chico fininho e com pouca auto-estima que quer a todo o custo agradar ao pai, tentando corresponder às suas expectativas, o que nunca acontece.

A família tem mais dois raros companheiros:

O peixe falante Klaus, a quem a CIA implantou o cérebro de um ex atleta olímpico da Alemanha de leste.

Roger, um extraterrestre foragido que também foi um projecto da CIA (área 51) a quem Stan dá abrigo, por Roger já lhe ter salvado a vida.

A trama da série constitui-se sobretudo nestes núcleos, de acordo com os desejos e expectativas de cada um deles.

Trailer:

http://www.imdb.com/video/screenplay/vi2612763417/

http://www.imdb.com/video/screenplay/vi750125337/

 

Letra do tema de abertura

Good Morning USA

I got a feeling that it’s gonna be

A wonderful day

The sun in the sky has

A smile on his face

And he is shining a salute to

The American race

Oh boy it’s swell to say

Good Morning USA (Good Morning USA)

*Tradução:

Bom dia, USA,

Sinto que hoje vai ser um dia excelente

O sol no céu tem um sorriso no rosto

E brilha para saudar o povo americano

Oh, como é bom dizer:

Bom dia, USA!

 

Personagens:

Stan Smith (voz de Seth MacFarlane): Agente da CIA, logo perito em todo o tipo de artes marciais e outras técnicas de combate, cujo nome ainda permanece deliberadamente ambíguo. Em alguns episódios aparece como Stanford, outros como Stanley, Stanthony.

Stan é o típico republicano conservador, machista e autoritário, que tem por principal objectivo zelar pelo crescimento sadio do filho Steve, manter a chama da paixão da mulher Francine acesa, e acabar com os confrontos com a filha Halley.

Apesar das suas boas intenções, o seu patriotismo exacerbado, o egocentrismo e valores morais exagerados, são os causadores dos conflitos familiares. Principalmente quando ele próprio é manipulador e pratica actos moralmente questionáveis no exercício da sua vida profissional e pessoal. Stan opõe-se à demonstração de qualquer tipo de afecto, considerando isso um área exclusiva do universo feminino.

Francine Smith (voz de Wendy Schaal): É filha biológica de um casal abastado que a abandonou no aeroporto quando descobriram que não podiam viajar em 1ª classe com um bebé.

Foi criada num Orfanato por freiras que lhe batiam por ser esquerdina e habituada a detestá-los por estes serem “os servos do diabo”.

Aos sete anos foi adoptada por um casal chinês (Mama e Baba Ling), que esperaram dois anos até a cotação do mercado baixar, para a adoptarem. Francine fala mandarim fluentemente e usa-o geralmente para discutir com os pais quando estes insultam Stan.

Francine é a típica dona de casa que adora o que faz, mas que por vezes dá por si a desejar algo mais. Apesar da aparência feminina e frágil, Francine já deu provas de ser mentalmente instável. Torna-se violenta e agressiva, gosta de beber álcool frequentemente, de fumar marijuana e tem o péssimo hábito de manter o filho adolescente, Steve, como o seu bebé, cortando-lhe as bases para a independência.

 

Hayley Smith (vos de Rachael MacFarlane): A filha universitária e ultra liberal de Stan e Francine. É uma consumidora esporádica de marijuana, é contra o uso de armas e uma pacifista, ao contrário do pai. Nasceu durante um safari em África, porque o pai não acreditou na obstetra que disse que Francine não poderia viajar.

Por ser o oposto do pai, Hayley tem vários desentendimentos com este. Muito preocupada com os direitos humanos, conserta muitas vezes os erros dos pais, do extraterrestre Roger e da restante família. Num dos episódios foi revelado que Hayley foi submetida a uma lavagem cerebral quando criança, para ser uma agente fantasma, com instintos adormecidos, mas pronta a atacar quando necessário.

 

 

 

 

Steve Smith (voz de Scott Grimes): O excluído da família, do liceu, e aparentemente, apenas apto a frequentar o seu próprio universo. O clássico “totó” gozado por todos os colegas e hiper protegido pela mãe. Stan vive constantemente frustrado pelo filho não ser um fã de desporto e por não ter a sua compleição física.

O elemento da família mais próximo de Steve é Roger, com quem partilha esquemas e bincadeiras. Os seus únicos amigos são: Snot, o judeu cheio de acne e rejeitado, Barry, obeso e com um certo atraso cognitivo e Toshi, um japonês, que por pertencer a uma minoria étnica também é rejeitado pelo resto dos colegas.

 

 

 

 

Roger (Voz de Seth MacFarlane): Nasceu no planeta AD 410 e gosta de neve por lhe fazer lembrar o planeta natal onde aprendeu a esquiar e onde trabalhava como empregado de uma loja tipo wall-mart.

Na terra desde 1947 (sobreviveu ao despiste da sua nave), viveu os momentos mais importantes e simbólicos da história do mundo contemporâneo.  Foi um presente de aniversário de Stan a Steve. Viveu com várias outras famílias antes dos Smith, sendo estes os únicos que conhecem a sua verdadeira identidade alienígena.

Hábil na arte dos disfarces, são vários aqueles que já teve. Consegue passar perfeitamente por mulher, sendo um dos seus preferidos. Descreve-se como um não humano pansexual e alcoólico. Quando contrariado, mostra-se rancoroso e por vezes mesmo cruel.  É ganancioso e um pouco infantil.

 

 

Klaus Heissler (voz de Dee Bradley Baker): O peixe falante da casa. Foi o resultado da junção de um cérebro humano num peixinho de aquário, através de ondas magnéticas.

Parece ter mantido a inteligência humana, mas o corpo é de um peixinho pequeno, embora consiga respeitar perfeitamente fora de água, desde que tenha uma parte do corpo submersa.

Apesar de estar no agregado familiar por vontade de Stan, Klaus é negligenciado. Tal como o cão de Family Guy (que tem uma paixoneta pela mãe de família, Lois) Klaus é completamente apaixonado por Francine, e todas as suas tentativas de a conquistar saíram goradas.

 

Porque devo ver?

– Todo o caos em que vive a família Smith conferem uma boa fluidez à série.

– As piadas são muito mais inteligentes do que Family Guy ou mesmo The Cleveland Show. Os grandes apreciadores do bom sarcasmo, ironia e humor negro, vão adorar ver um episódio.

– As situações apresentadas por MacFarlane são de tal forma surreais que nos fazem gargalhar: Um cyborg que volta no tempo para ter a mulher de volta, Hayley que tem uma obsessão amorosa por um adorável koala (um ex humano que sofreu um tratamento semelhante ao de Klaus, o peixinho) fazem-nos querer ver mais.

A melhorar:

Quase tudo o que se passa em Family Guy transpõe-se para o contexto de American Dad!

O humor da série baseia-se muito em piadas políticas, o que pode cansar ou até confundir o telespectador.

Como o humor é o aspecto principal da série, muitas vezes até em detrimento da própria trama, que não avança.

 

Curiosidades:

  • O episódio piloto foi ao ar após a XXXIX edição da Super Bowl.
  • A família Smith vive em Langley Falls, junção de Langley e Great Falls, comunidades de Fairfax County.
  • Cada episódio começa com uma piada satírica na manchete do jornal da abertura.
  • A piada no jornal foi substituída por Roger, que aparece sempre com um disfarce diferente do todo o terreno da família, sendo sempre descoberto por Stan, causando o embate deste no pilar da bandeira do edifício da CIA.

 

American Dad! É uma série que triunfa devido ao seu teor completamente inapropriado ao ser humano comum. É mais um produto a não perder, para quem gostar do género de humor típico de Seth MacFarlane. Para quem gostar, tenho a impressão que passará uns bons momentos a vê-la.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version