fbpx

Alice – HBO

A Televisão
10 min leitura

Alt

Alice é uma série brasileira produzida e exibida pela HBO, um canal por cabo norte-americano.

A história centra-se na jovem Alice, que trabalha como guia turística na sua terra natal, a pacata cidade de Palmas, Tocantins, a norte do Brasil, perto do Maranhão. Alice tem um namorado e está prestes a casar.

Contudo, a morte inesperada do pai, leva-a a viajar até S. Paulo onde, depois de uma série de imprevistos, acaba por ficar (por problemas relacionados com a herança).

Na gigantesca e frenética cidade de S.Paulo, Alice depara-se com uma série de imprevistos e conflitos, vivendo todos os intensos sabores e dissabores do caos da metrópole. Alice conhece, a par da madrasta Irislene e da meia-irmã, Regina Célia, um novo mundo, faz novos amigos, redescobre a cidade, o pai e a si mesma. Mostrando que, mesmo numa viagem que começou rumo ao dinheiro, é possível reinventarmo-nos e encontrar novos caminhos a seguir.

História de Alice

{youtube}WGLzUwjW0BA{/youtube}

Trailer 1

{youtube}r2sZHmtYL1E{/youtube}

Trailer 2

{youtube}SEqO3sap4iw{/youtube}

 

Personagens a conhecer:

AltAlice Zanetti (Andreia Horta) – Nasceu em S. Paulo, em 1982, filha de Ciro Zanetti e de Marina, a segunda mulher dele. Depois do divórcio dos pais (aos sete anos) muda-se com a mãe para a pacata cidade de Palmas, onde permanece, mesmo depois da morte desta, com a avó, Glícia e o irmão, Duda.

Audaz, sensível, espontânea e curiosa, Alice revela-se uma verdadeira força da natureza. É fiel aos seus sentimentos e desejos, apesar de ainda ter muitas dúvidas e anseios quanto ao seu interior.

Ciro Zanetti (Martão) – Nasceu em S. Paulo, filho de emigrantes italianos, na juventude abriu com um pai um ginásio de luta livre e viveu anos de prosperidade económica após a estreia do programa de tv, Telecatch. Casa-se com Marina, de quem tem dois filhos, Alice e Duda e, após o divórcio, sofre uma grave depressão. Anos mais tarde, conhece Irislene, de quem tem uma filha, Regina Célia. A crise económica leva ao fim do seu negócio, e à consequente depressão e suicídio.

AltRegina Célia (Daniela Piepszyk) – Filha de Ciro com a sua terceira mulher, Irislene, é a meia-irmã de 12 anos de Alice. Tal como ela é sensível e intuitiva. Como qualquer adolescente comum, é viciada na Internet e só sonha em dar o primeiro beijo. Pequena e franzina, tem uma mente muito avançada e uma maturidade muito superior à sua idade real. Tímida, ela e a irmã Alice vão estabelecer um forte vínculo, e é esta que ensina e guia a adolescente nos principais passos da sua vida.

AltIrislene (Carla Ribas) – Irislene Aparecida Ramos de Paula, é a madrasta de Alice e mãe de Regina, uma mulher extravagante e vaidosa que sempre sonhou com um bom matrimónio que a levasse a ascender socialmente. Com Ciro viveu anos de prosperidade e desafogo económico. Quando os negócios do marido se complicam e, após o suicídio deste, vê a vida mudar radicalmente. Com Alice vai desenvolver um certo atrito e contendas devido à herança de Ciro, que ficou totalmente na posse de Irislene.

AltNicholas (Vinicius Zinn) – Amigo de Alice, de nome Nicolau, nasceu num município pequeno, numa família de classe média, e nunca se conformou com isso, rumando a S. Paulo, onde estudou Administração de Empresas. Abandona o curso para trabalhar numa loja, onde conhece Renata, sua chefe e amiga, dona da produtora Tribeca, onde lhe arranja um emprego.

Adora o alcool, festas e sexo e o seu sonho é ter a sua própria produtora de eventos.

AltHenrique (Marat Descarts) – o namorado de Alice de há quatro anos, que esta deixou em Palmas, onde já comprou um apartamento para que ambos iniciem uma vida a dois. Contudo, a morte de Ciro e a consequente viagem de Alice a S. Paulo muda os seus planos. Como não concorda com a recusa desta em regressar a Palmas, acaba o namoro, mas continua muito apaixonado por ela e não perde as esperanças em reavê-la e trazê-la de volta.

AltLourenço (Eduardo Muscovis) – É um charmoso empresário de sucesso que herdou uma espantosa fortuna que tem sabido administrar. Vaidoso, atraente e sedutor, pilota o seu próprio helicóptero. Casado, mas sem filhos, mantém a mulher vários meses seguidos no seu apartamento em Paris, uma vez que prefere envolver-se com modelos das suas campanhas e produtos. Contudo, quando conhece Alice, que não resiste aos avanços dele, percebe que estas relações libertinas podem ter sérias consequências, até para o próprio.

AltLuli (Regina Braga) – Maria Luiza Zanetti, a tia hippie e solteira de Alice, irmã mais velha de Ciro. Revolucionária e liberal levou uma vida nómada pela Europa (para onde fugiu nos tempos da ditadura) Índia e Turquia, regressando ao Brasil nos anos 80. Era muito apegada ao irmão, a quem ajudava nos períodos de maior depressão. Muito próxima da sobrinha, Alice, recebe-a na sua casa em S. Paulo como se de uma filha se tratasse. Tem uma loja no centro da cidade e vai apaixonar-se por Dora, uma mulher discreta e solitária que dá aulas de origami.

 

 

Alt

Razões para ver:

  • Contrariamente ao que acontece nas outras séries, nesta não existem vilões ou heróis. Os conflitos surgem intrinsecamente à personagem. Toda a série é uma viagem interior pelos fantasmas, medos e entusiasmos de Alice, que se torna a guia privilegiada da sua própria vida e escolhas, conduzindo o olhar do telespectador.
  • Os diálogos são muito bem conseguidos e didácticos, mostrando-nos com clareza quem é quem e o que cada um quer da vida.
  • Andreia Horta faz um trabalho absolutamente fenomenal enquanto jovem de 26 anos perdida, sufocada e com dúvidas, que ruma ao incerto como forma de reaver a sua própria identidade. Verídica, verosímil, titubeante e incerta, chega-nos a roubar o ar com os seus choros e angústias.

 

Alt

O que podia ser melhorado

  • O choque de culturas que se pretende focar como objectivo principal na série, infelizmente, não se estabelece. Alice não tem a cultura e o estilo de vida de uma jovem provinciana, que vive na distante Tocantins, mas a de uma jovem de uma grande metrópole, como o Rio de Janeiro ou São Paulo.
  • Alice não passa por nenhuma dificuldade real ao tentar estabelecer-se em São Paulo. Ela tem casa, comida, amigos e trabalhos instantâneos. Ao retirar do argumento as situações que poderiam de facto gerar um conflito cultural, económico e pessoal, desperdiçou-se uma grande oportunidade de explorar o verdadeiro choque de culturas que a série poderia proporcionar.
  • Nem todos os actores conseguiram “vestir” os personagens que interpretam. Muitos mostraram-se confusos e inseguros, com excepções, já referidas.

 

Alt

Curiosidades:

  • O canal HBO transformou a série em dois telefilmes de 90 minutos, “O primeiro dia do resto da minha vida” e A última noite” com estreia no segundo semestre de 2010.
  • Para atrair a atenção do público jovem foram distribuídas pen drives exclusivas nas Universidades brasileiras e nas discotecas. Nas pens encontravam-se fotos, wallpapers e vídeos da série.
  • A personagem principal também tem um msn, que apresenta novidades da produção e informações das histórias.
  • A história foi inspirada em “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, na qual temos uma personagem que se vê perdida num mundo completamente estranho, convivendo com personagens aparentemente loucos. Ao contrário da Alice do livro, a da série brasileira não deseja sair desse lugar bizarro. O seu sonho é conseguir conquistar o seu espaço nesse mesmo novo universo.

 

Alice é não só a viagem fortuita de uma jovem na cidade grande e a sua própria travessia interna.

É também um relato exacto da própria cidade, retratada nos retalhos de vida de cada personagem: frescos, intensos, dinâmicos, diferentes, mas encantadores, tal como o coração da gigantesca S. Paulo que bate em cada um deles.

Alt

Siga-me:
Redactor.