fbpx

«A Team – Soldados da Fortuna»

A Televisão
4 min leitura

 

 

Esta semana regresso ao Fora de Série com mais uma tirada do baú das recordações, A-Team ou em português, «Soldados da Fortuna» que fizeram as delicias dos jovens nos anos 80.

A história começa no final da Guerra do Vietname onde o esquadrão comandado pelo coronel John “Hannibal” Smith é acusado injustamente de ter assaltado um Banco em Hanói, crime que embora tenham cometido tinha sido ordenado pelos superiores. Os superiores morrem na base e eles não conseguem provar a própria inocência sendo condenados, acabam por escapar de uma prisão de segurança máxima e permanecem fugitivos em Los Angeles tornando-se assim nos Soldados da Fortuna.

A partir daí toda a história passa pela perseguição deste esquadrão pelo Coronel Lynch e Coronel Decker, ao qual conseguem sempre escapar através dos mais diversos estratagemas. Todas as pessoas que precisam de operações ditas “especiais” seja proteção, resgate, provar a própria inocência podem contratá-los através de Hannibal (disfarçado de velhinho numa lavandaria) que analisa e marca o encontro com o Esquadrão Classe A. Em cada missão um membro do grupo tem uma função específica que se coaduna com os planos loucos de Hannibal.

A Teamwallpaper «A Team - Soldados Da Fortuna»

Murdock (“Howling Mad” Murdock) é maluco e está internado num hospital psiquiátrico para veteranos de guerra, nunca se percebe muito bem se ele é realmente louco ou não mas o facto é que consegue sempre escapar do hospital para cumprir as missões e volta de novo no final destas. Tem como principal habilidade pilotar aviões e helicópteros.

Templeton (Templeton “Faceman” Pack) é responsável por conseguir todos os recursos da equipa para cada missão, sejam carros, bilhetes de avião, hotéis, equipamentos, informação ou seja logística é com ele. Consegue sempre tudo aquilo que precisa através de conversa fiada ou charme com as mulheres.

John “Hannibal” Smith tem como imagem de marca estar sempre a fumar um charuto, ganha a vida como figurante (disfarçado de monstros ou velhinhas). O papel dele neste grupo é fazer passar-se por outras pessoas através dos disfarces mais mirabolantes e que no final acabam por dar certo.

B. A. Baracus é o mecânico de serviço, o especialista em construir todas as engenhocas e o homem que normalmente entra em cena nas lutas físicas. Tem um carisma forte nomeadamente com crianças. Tem pavor a voar, e precisa ser anestesiado pelos amigos para entrar num avião ou num helicóptero, principalmente se estes forem pilotados por Murdock, a quem geralmente deseja agredir.

 [youtube http://www.youtube.com/watch?v=B2U7PvhJpbg]

Daí em diante a série é constituída por rasgos brilhantes de todos eles e a cada nova aventura nós já sabemos que eles “apagam” o B.A. para poderem voar, desafiam os rivais, inserem escutas em todo o lado, constroem veículos e equipamentos peculiares, disfarçam-se e tudo isso cria uma envolvência com o espetador que tendo em conta a época era muito engraçado porque já sabíamos que inevitavelmente eles envolviam-se sempre em grandes confusões.

Esta série deu origem ao filme em 2010.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=B-sMoD2IhOk]

 

Siga-me:
Redactor.