Flash Interview Globo Rubricas

Flash Interview – Claudia Raia – “Verão 90”

Claudia Raia é uma das protagonistas de Verão 90, novela que estreou recentemente em Portugal através da Globo Portugal. Assim, o A Televisão esteve à conversa com a atriz sobre este seu novo desafio e a sua personagem Lidiane.

Leia em seguida a Flash Interview a Claudia Raia.


A Televisão – Na novela Verão 90 interpreta Lidiane. O que é que o público pode esperar desta história?

Claudia Raia – Verão 90 é uma explosão de alegria, acho que vamos assistir o resgate dessa liberdade, vamos assistir o quanto era bom os anos 90.  A década de 90 vem do exagero dos anos 80, onde não se cabia mais tanto cabelo, ombreira, brincos, éramos uma árvore de natal! E, de repente, vem os 90 com a mesma explosão de alegria, liberdade. Você podia ser quem quisesse ser, se vestir como você quisesse, com todo colorido, com esse sol brilhando, com esse encontro na praia. Ninguém tinha celular, nos encontrávamos na praia, no baixo Leblon, a gente se achava olhando uns para os outros, curtindo, passando a noite inteira juntos, rindo, bebendo e dançando. Sendo feliz. E acredito que será essa explosão de alegria e de felicidade que teremos no ar.

O que pode contar sobre a sua personagem?

É uma louca, mas é uma louca adorável. Uma louca que transita da alta comédia para a “bagacerice” e depois para o drama. Personagem muito rica, que me dá possibilidade de fazer o que eu quiser. Então é um desafio para mim e também para o Jorginho (Jorge Fernando, diretor artístico da novela), uma dupla de uma vida inteira de grandes personagens de comédia. Criei a Lidiane como uma mãe afortunada, uma mãe presenteada com a Manuzita. Estou apaixonada de verdade pela Isabelle (Drummond), já estamos vivendo mãe e filha na vida também! Isso é importante pois trazemos para a cena uma intimidade, uma coisa muito bacana. O que é muito bonito é que não é só uma mãe e uma filha, é uma dupla. Elas são uma dupla. O que a Manuzita poderia achar de inadequado na mãe, ela acha graça. E ela é uma mini louca, igual. Construímos juntas esses desalinhos e desacertos das duas. Vamos ver a Isabelle de uma maneira muito diferente, como uma comediante!

Como descreve a relação entre Lidiane e Janaína, personagem de Dira Paes?

Duas mulheres fortes, mães solteiras, que se viram na vida praticamente sozinhas. Janaina (Dira Paes) é viúva e a Lidiane cria Manuzita sozinha, sem marido nem apoio do pai da garota. São duas mulheres que vão à luta, são leoas, estão e vivem para os seus filhos. Ao mesmo tempo em que elas são extremamente diferentes, elas são muito parecidas. Essa relação terá que se acertar em algum momento, porque é meio ‘Romeu e Julieta’, duas famílias que são inimigas e que os filhos se apaixonam.  Então elas terão que conviver com isso. 

E a relação da Lidiane com Herculano (Humberto Martins)?

A relação desses dois é uma das coisas mais hilárias desse mundo. Eles se odeiam, brigam o tempo inteiro, é horrível, mas é muito engraçado. As cenas que unem os dois são maravilhosas, são esquetes de comédia e eu acho que eles rendem muito juntos! É muito bom os dois juntos, mesma temperatura. E não sei, mas acho que deve ter acontecido alguma coisa nos anos 70 para eles se odiarem tanto. Eu não sei o que foi, mas vamos ter que descobrir juntos.

Como estão a correr as gravações da novela?

O clima dos bastidores é uma festa! Primeiro, porque é um elenco incrível, adorável, lindo de morrer, um mais lindo que o outro. Todo mundo quer estar junto, marcamos uma hora antes de gravar para tomar suco, um café. É uma ideia do Jorge Fernando e dos diretores que deu muito certo. E se você tem uma produção e uma direção amorosa, carinhosa e, a história que vai ao ar carrega essa carga de amor, o público também a sente.


Verão 90 é exibida de segunda a sábado, às 19h, no canal Globo Portugal.

ATV News