fbpx
Falar Televisão

Uma arma social

Falartelevisãodestaque Uma Arma Social

Falartelevisãodestaque

Muitas vezes subestimada e alvo de preconceito, a novela é um produto de ficção bastante abrangente e onde se podem tratar os mais variados temas. É no fundo, um espelho da sociedade, e é essa proximidade ao quotidiano do espectador, que a torna num produto de sucesso.

A ficção assume um papel não só de entreter, mas também de ensinar, ou pelo menos enriquecer os conhecimentos daqueles que a vêm. As novelas, que em Portugal são o expoente máximo da ficção em televisão, assumem essa função, cumprindo na perfeição o seu papel.

Em terras lusas o preconceito é algo abundante e a abordagem de determinadas temáticas, faz com que os seus espectadores reflitam sobre as suas próprias atitudes perante aquele tema, que nem sempre são as mais corretas. Pode dizer-se que a novela é uma arma social, capaz de mudar, ou ajudar a mudar mentalidades.

Na capital e noutros grandes centros urbanos do país não há essa necessidade, mas em aldeias e ambientes rurais e isolados, a novela continua a ser a principal forma de manter ligados ao mundo, todos os que a seguem, trazendo até aos mesmos novas formas de pensar e as novas tendências sociais.

Da saúde à economia, passando pela justiça e pelos valores morais, a telenovela é um importante veículo difusor de conhecimentos. Tudo isto para dizer que este género de televisão é muito importante e que tem, acima de  tudo, uma função social que deve ser reconhecida.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News