fbpx

Um programa assim só tem «Prós»

A Televisão
2 min leitura

Falartelevisãodestaque

Assisti na noite passada a mais uma edição do programa Prós e Contras que já se mantém no ar, notavelmente, há 12 anos. No tema de ontem discutiram-se os conteúdos da comunicação social no futuro, se o poder dos media se alterou, de que forma a crise mudou os meios de comunicação social e que poder teve a tecnologia no jornalismo puro e duro. Mas não é da discussão que quero falar e só do que facto é bom no formato conduzido por Fátima Campos Ferreira.

É bom que a RTP continue a apostar no jornalismo, na nobreza da discussão e do espaço que este merece na construção de uma sociedade. É igualmente bom que o debate seja alargado a vários temas, vários quadrantes e ideologias garantido o pluralismo que se pede neste compromisso com a verdade. Era bom que a RTP promovesse ainda mais este espaço de excelência e abrisse ainda mais janelas para que os interessados pudessem alargar a sua mentalidade. Era igualmente bom que a estação pública percebesse a força do Prós e Contras e a sua singularidade na televisão portuguesa em especial num horário que se aproxima do principal segmento do pequeno ecrã.

Bom mas mesmo bom seria que as privadas copiassem o exemplo da televisão estatal e também elas promovessem espaços como este que alicerçam uma televisão pública de qualidade que deveria num mundo perfeito servir de controlador de qualidade de um mercado televisivo português que se encontra por estes dias saturado e que não se recomenda.

Siga-me:
Redactor.