Falar Televisão Rubricas

A TVI venceu nos «penalties»

Falar Televisão

Fechadas as contas do mês de junho, o Mundial não foi suficiente para a RTP1 interromper a já longíqua liderança da TVI. Com uma média de 19,7% de share, o canal público ficou a cerca de dois pontos da estação de Queluz, que liderou com média de 21,9%. No entanto, os jogos do Campeonato do Mundo foram suficientes para roubar o segundo lugar à SIC, que se ficou pelos 18,2%, e conseguir o melhor valor mensal desde a entrada em vigor da medição da GfK. Neste mês atípico as privadas tiveram os seus piores valores em muito tempo, apenas comparáveis com épocas e contextos completamente diferentes da televisão portuguesa. A SIC deverá mesmo ter tido o pior valor mensal em 20 anos, arrisco dizer. No caso da TVI, deve ser preciso recuar às vésperas da estreia do Big Brother.

Era expectável que a liderança voltasse a ser da TVI no mês de junho. O Mundial arrancou no dia 12, e só a partir daí a RTP1 deu luta: se considerarmos apenas o período no qual decorreu o campeonato, a RTP1 liderou com média de 22,2%, à frente dos 21,0% da TVI e de uns humilhantes 16,9% da SIC. Nestes 19 dias, em apenas um a RTP1 perdeu o segundo lugar para a SIC, tendo liderado em nove. Na outra parte do mês, a RTP1 ficou-se por uma média de 15,2%, partindo com grande desvantagem para poder ambicionar a liderança nas contas finais.

A prestação desastrada da seleção nacional e o afastamento precoce de várias grandes seleções europeias certamente tirará ao Mundial a força que este podia ter. A RTP apostou forte na competição, tendo sido criticada pelas privadas. Veremos se a estação pública irá, no balanço final, considerar cumpridos os seus objetivos. Que certamente não passarão apenas pelo período da competição, mas também pelos efeitos que esta poderá deixar na fidelização de público, nomeadamente na RTP Informação, que à custa do Mundial superou a TVI24 e se aproximou da SIC Notícias.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Mais canal Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mais canal
Visitante
Mais canal

Acho que se a partir
de agora os jogos do mundial se mantivessem até ao fim do ano a TVI já não
perdia o posto de líder, de destacar que nos dias em que jogou portugal
a RTP ficou a mais de 7 pontos de vantagem sobre a TVI o que faz logo diferença
na média do fim do mês, enquanto que nos restantes dias a TVI venceu grande parte deles, incluindo dias em que eram transmitidos 2 jogos por dia. Já a SIC não sei se conseguirá agora em Julho recuperar a segunda posição.

ATV News