fbpx

A TVI a perder o pé

A Televisão
3 min leitura

Falar Televisão

Não têm corrido bem os últimos dias à TVI. O final de Secret Story – Desafio Final 2 marcou o início de uma queda acentuada das audiências nos horários que deixou vago. Às 19h30, com o fim do Diário da Tarde, a TVI atrasou I Love It para as 19h. A série juvenil já era um flop, e o regresso ao horário inicial foi um autêntico descalabro. Na concorrência, O Preço Certo cresceu ainda mais (algo habitual neste época do ano) e inflitou-se definitivamente entre os programas mais vistos. Entretanto I Love It foi transferida para as 9 horas da manhã dos fins de semana, um horário morto que a TVI usava (nunca se percebeu bem porquê) para despachar episódios de Glee.

Também no horário nobre a estação de Queluz teve problemas. O Beijo do Escorpião teve uma estreia razoável no dia 2 (antecedendo a gala final de Secret Story), mas a partir de então tem vindo a perder público, e a ficar cada vez mais distante da concorrente Sol de Inverno. Ao final da noite, a TVI lembrou-se de repescar Ele é Ela para ocupar o horário do Extra. Uma péssima escolha, que chegou a bater nuns absurdos 11% de share e que obrigou a TVI a ir buscar Doida por Ti, outro produto maltratado que já passou por toda a espécie de horários, para tapar aquele buraco. No meio desta turbulência, Belmonte tem conseguido manter resultados satisfatórios e é claramente o produto mais forte da TVI no horário nobre.

Estes resultados são mais do que uma sucessão de azares. São consequência de uma estratégia seguida em Queluz de Baixo, que subordina toda a gestão da grelha aos reality-shows e que deixa a estação sempre em maus lençóis quando estes chegam ao fim. Se a liderança da TVI não está em risco é porque a SIC, embora consiga reforçar alguns dos seus horários com os erros da rival (até A Guerreira já tem bons resultados ao final da noite), continua longe de resolver alguns dos seus problemas crónicos.

Siga-me:
Redactor.