fbpx
Falar Televisão

Tudo por audiências

Falar Televisao2012 Tudo Por Audiências

Falar_Televisao 2012

A televisão portuguesa anda ao rubro. No passado domingo estreou a nova novela da TVI, Mundo ao Contrário, assinada pelo autor João Matos. No próximo domingo estreia mais uma edição de um reality show, na mesma estação. Desta vez, trata-se de Big Brother VIP. Daqui a pouco mais de um mês, a SIC estreia também um novo formato, Splash – Famosos à Água e mais tarde o Killer Karaoke. A grande culpa são as audiências.

Seja bem-vindo a mais um Falar Televisão de quarta-feira!

Já tinha referido há umas semanas atrás que, em Portugal, o dia mais forte da televisão é o domingo. Ou não estivesse o português habituado a grandes formatos de entretenimento domingo após domingo. Posto isto, as estações aproveitam o serão do último dia de descanso dos espectadores para dar a conhecer o melhor que têm. Foi o caso, mais recentemente, das estreias de Destinos Cruzados e Mundo ao Contrário, no canal de Queluz de Baixo. Se a primeira estreia não correu tão bem – devido à transmissão de um episódio especial de Dancin’ Days -, o mesmo não se pode dizer da segunda. A nova produção da TVI conseguiu tapar o episódio especial da novela líder de audiências, da SIC. Na ordem natural das coisas, quem deveria ter ficado com esse papel, seria a novela de Pedro Lopes, mas não foi suficientemente capaz de virar a estreia da novela da estação de Luís Cunha Velho ao contrário.

Muita tinta já correu sobre o assunto. É certo que Mundo ao Contrário teve uma ótima estreia. Contudo, hoje vai para o ar o quarto episódio e ainda não conseguiu destronar Avenida Brasil, produção brasileira transmitida pela SIC. Na minha opinião, esta novela tem os ingredientes que podem ajudar a subir no horário. É uma novela com uma elevada carga dramática, pesada e cheia de vingança. Caso comece a enrolar a meio, como é costume, a situação fica séria. Outra estreia que está a chegar a toda a velocidade, arrasando a imprensa, sites, blogs e muitos mais é o «novo» reality show da TVI. Digo «novo» – entre aspas – porque de novo não tem assim tanto. Aliás, a temática de um formato como o Big Brother é quase sempre o mesmo. Tem, apenas, uma particularidade muito própria, que os canais aproveitam imenso, de se adaptar a diversos spin off de outros formatos. No que concerne ao Big Brother VIP, especula-se que será assim. Uma mistura de Big Brother + Mundos Opostos + Famosos. Todos os ingredientes para muita polémica, ação e, o mais importante de tudo, audiência. Penso que esta aposta no reality show que revolucionou a televisão portuguesa e que levou à liderança da TVI anos mais tarde após o estrear, não chegou por acaso.

No que diz respeito a estreias mais tardias, Splash – Famosos à Água, na SIC, só chegará em maio ao pequeno ecrã. Muito se tem contestado por ser um simples formato em que as celebridades se atiram para dentro de uma piscina. Nunca devemos julgar o livro pela capa – todos devíamos de saber isso. Tendo em conta a temática do programa, e sendo transmitido na época de calor, o Splash poderá ser um sucesso. A apresentadora apontada para o formato é dada para a brincadeira, com água, famosos e calor à mistura, o que se quer mais? É esperar para ver. A segunda, e última grande aposta, é o formato de sucesso nos EUA. Trata-se de Killer Karaoke. O nome resume, brilhantemente o formato. Um grupo de pessoas terá de superar algumas provas, a cantar. À partida parece fácil, mas não é! As provas podem passar por estar rodeado de cobras e não poder parar de cantar, em risco de cair num tanque repleto de crocodilos, entre muitos outros desafios.

Avizinha-se uma fase da TV nacional recheada de surpresas. Tudo por audiências! No fim, fazendo bem as contas, quem ganha é o espectador.

Até quarta-feira!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Um “sucesso”?! O.o Como é que um programa de 3 horas ao Domingo com pessoas a mergulhar em piscinas poderá vir a fazer mais que o “Big Brother”?? >>O Big Brother<< Hello?? Até podia vir o "Canta Comigo", o que é que mergulhos tem de especial? LOL

ATV News