fbpx

«Toca a Mexer» nas audiências!

A Televisão
4 min leitura

Falar Televisao2012 «Toca A Mexer» Nas Audiências!

Para a maioria das pessoas que clicaram para aceder ao «Falar Televisão» de hoje, estariam à espera de encontrar uma análise à estreia do programa «Toca a Mexer», emitido ontem, mas não, não é isso que me traz aqui hoje! Posso dizer que o programa da SIC tem qualidade, e é uma excelente alternativa ao «Secret Story – Casa dos Segredos», mas o que venho aqui dizer hoje vai mais longe.

Há anos que estamos habituados a ver a TVI segura e firme, na liderança, com médias bastante positivas. Cada mês que passava, a TVI somava mais uma vitória e continuava a adicionar valores positivos às médias do canal.

Depois da SIC, em 2005, ter perdido a liderança para a TVI, a estação de Carnaxide vem desde essa altura prometendo subir os seus valores e alcançar a TVI, sem grande êxito. Mas em 2010, com uma equipa de direção mais estável, e com um painel de contratações bastante vasto, a SIC colocou uma voz firme e prometeu seguir em frente, em direção à liderança.

Em 2010, «Laços de Sangue» chega à SIC, e um monte de alegrias e expectativas surgiram, mas a verdade é que a liderança não chegou. Em 2011, a SIC voltou a dar luzes de que tinha oportunidades para alcançar a TVI, com programas como «Peso Pesado», mas a liderança voltou a não se confirmar.

Agora, em 2012, a SIC deu um passo em frente. Depois de 6 meses sem ver grandes mudanças, em junho, a SIC estreou «Dancin’ Days», que viria a assumir a liderança um mês mais tarde. A «Dancin’ Days» juntaram-se outras apostas que resultaram, como «Morde & Assopra», «Fina Estampa», «Gabriela», que virou sucesso, e «O Astro», que apesar de não se ter destacado, cumpriu com os objetivos.

A verdade é que, com a chegada de «Gabriela», a SIC mudou os seus resultados diários (2ª a 6ª) e viu o seu Horário Nobre liderar contra o Horário Nobre da TVI. Nos resultados diários, a SIC aproximou-se da liderança, acabando por vencer uma grande maioria de dias.

A SIC está a seguir em frente, e os seus resultados estão a surpreender muita gente. Nunca ninguém imaginava ver a SIC com um Horário Nobre tão firme, contra a liderança que a TVI levava durante anos, com resultados quase impossíveis de alcançar.

Quais as razões para esta mudança? Eu não sei, mas a verdade é que o Horário Nobre da SIC tornou-se bem mais apetitoso, e melhor gerido, onde a qualidade fala bem alto!

Mas se o Horário Nobre está no caminho certo, o Day-Time está uma desgraça! Se a SIC se lembrasse que faz resultados miseráveis ao longo do dia, talvez este ano já visse a sua média anual bem perto da TVI.

Enfim, ainda falta um caminho muito longo para a SIC percorrer, mas a verdade é que as audiências da TVI andam bem «mexidas», e a SIC não vai querer parar de «tocar» para «mexer» bem no que a TVI somou durante anos.

Siga-me:
Redactor.