fbpx
Falar Televisão

«Toca a Mexer» nas audiências!

Falar Televisao2012 «Toca A Mexer» Nas Audiências!

Falar Televisao2012 «Toca A Mexer» Nas Audiências!

Para a maioria das pessoas que clicaram para aceder ao «Falar Televisão» de hoje, estariam à espera de encontrar uma análise à estreia do programa «Toca a Mexer», emitido ontem, mas não, não é isso que me traz aqui hoje! Posso dizer que o programa da SIC tem qualidade, e é uma excelente alternativa ao «Secret Story – Casa dos Segredos», mas o que venho aqui dizer hoje vai mais longe.

Há anos que estamos habituados a ver a TVI segura e firme, na liderança, com médias bastante positivas. Cada mês que passava, a TVI somava mais uma vitória e continuava a adicionar valores positivos às médias do canal.

Depois da SIC, em 2005, ter perdido a liderança para a TVI, a estação de Carnaxide vem desde essa altura prometendo subir os seus valores e alcançar a TVI, sem grande êxito. Mas em 2010, com uma equipa de direção mais estável, e com um painel de contratações bastante vasto, a SIC colocou uma voz firme e prometeu seguir em frente, em direção à liderança.

Em 2010, «Laços de Sangue» chega à SIC, e um monte de alegrias e expectativas surgiram, mas a verdade é que a liderança não chegou. Em 2011, a SIC voltou a dar luzes de que tinha oportunidades para alcançar a TVI, com programas como «Peso Pesado», mas a liderança voltou a não se confirmar.

Agora, em 2012, a SIC deu um passo em frente. Depois de 6 meses sem ver grandes mudanças, em junho, a SIC estreou «Dancin’ Days», que viria a assumir a liderança um mês mais tarde. A «Dancin’ Days» juntaram-se outras apostas que resultaram, como «Morde & Assopra», «Fina Estampa», «Gabriela», que virou sucesso, e «O Astro», que apesar de não se ter destacado, cumpriu com os objetivos.

A verdade é que, com a chegada de «Gabriela», a SIC mudou os seus resultados diários (2ª a 6ª) e viu o seu Horário Nobre liderar contra o Horário Nobre da TVI. Nos resultados diários, a SIC aproximou-se da liderança, acabando por vencer uma grande maioria de dias.

A SIC está a seguir em frente, e os seus resultados estão a surpreender muita gente. Nunca ninguém imaginava ver a SIC com um Horário Nobre tão firme, contra a liderança que a TVI levava durante anos, com resultados quase impossíveis de alcançar.

Quais as razões para esta mudança? Eu não sei, mas a verdade é que o Horário Nobre da SIC tornou-se bem mais apetitoso, e melhor gerido, onde a qualidade fala bem alto!

Mas se o Horário Nobre está no caminho certo, o Day-Time está uma desgraça! Se a SIC se lembrasse que faz resultados miseráveis ao longo do dia, talvez este ano já visse a sua média anual bem perto da TVI.

Enfim, ainda falta um caminho muito longo para a SIC percorrer, mas a verdade é que as audiências da TVI andam bem «mexidas», e a SIC não vai querer parar de «tocar» para «mexer» bem no que a TVI somou durante anos.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Não tenho nada contra os actores brasileiros, e até admito que as produções têm uma qualidade superior à nossa. Mas não consigo ver novelas brasileiras… não me encantam, não sei porquê!!

    • A mim não me encantam as produções portuguesas. Histórias medíocres, atores que não têm química natural com a câmara e que não utilizam coerentemente as falas. Nas novelas portuguesas há sempre qualquer coisa que soa a falso. Já para não falar que não têm dinâmica alguma. As novelas brasileiras são as melhores do mundo. São reais, é a vida real! O argumento, o dinamismo, a acção, a versatilidade de temas abordados, o próprio teor que define cada novela. São sempre todas diferentes. Em Portugal é sempre mais do mesmo. Com nomes escandalosos, tirando as da SIC que sempre vão sendo mais comestíveis. A típica novela portuguesa é gravada no alentejo e com terriolas portuguesas de suporte para chamar a atenção da população idosa que é a faixa etária de maior número em portugal. histórias de faca e alguidar, ideais para encher chouriços. Também é a minha opinião. Mas gostos são gostos. Afinal não se discutem…

  • LOL, se toca a mexer tivesse ganho ou feito valores parecidos com ss, tinham feito uma análise ao “flop”, mas como fez mínimos miseráveis, limitam-se a falar da sic em geral, depois nao gostam que vos chamem sic fanáticos, enfim….
    Acho que TAM pode descer aos 6/7 de rating porque e so gordos a dançar enquanto ss3 é muito menos prevísivel, não se sabe o que pode acontecer…

    • Já percebi: Sempre que algo estreia , tem de ser falado aqui, por que se não… Façam um favor à blogosfera: leiam e aprendam a não escrever de novo o que aqui é comentado. Ninguém que chegar aqui e ver comentários destes. Toda a gente tem um canal preferido. O pessoal do aTV não é diferente. A diferença é que eles argumentam-se e bem que tentam abrir um debate SAUDÁVEL, mas existem pessoas que sinceramente…

  • querem que vos diga uma coisa? é bem feita para a TVI que a SIC esteja a liderar muito francamente, eles (TVI), encostaram-se muito nestes últimos tempos, só porque eram líderes desde 2005 ficaram com muita confiança, deixaram de arriscar, e a verdade é que o público da TVI é pouco exigente, critico, basta estrear uma produção com a marca TVI que já é boa, prova disso é a doce tentação novela mais intragável não há, o que é essa novela perto de tempo de viver? e colocarem os diários de secret story contra dancin days e gabriela? é um erro.
    e quanto às novelas brasileiras sim concordo que elas são mais dinâmicas, e os actores brasileiros a representar parece que sentem mesmo aquilo, nas novelas portuguesas soa tudo a falso, nota-se que estão a vomitar texto.
    É bom a SIC estar a liderar pode ser que assim a TVI abra a pestana.

ATV News