Falar Televisão

«Tempo de Viver», a telenovela que Cruza os Destinos de duas famílias

Falar_Televisao 2012

Num período em que a TVI vê a sua liderança ameaçada e que tem como ponto fraco o primeiro período do horário nobre, assistimos, nos últimos meses, a uma quebra do consumo televisivo no que diz respeito às novelas da noite.

Perante esta intimação a TVI vê-se assim forçada a reconquistar a liderança total do horário nobre, com a finalidade de não perder um lugar garantido no degrau mais alto do pódio das estações televisivas mais vistas. Assim, a TVI investe tudo numa nova novela, assinada pelo já galardoado com um Emmy Internacional António Barreira e interpretada por um elenco intitulado de luxo. Estou obviamente a referir-me a Destinos Cruzados.

Muito se especula, portanto, sobre a razão que levou a este decréscimo. Há quem pense que se deve ao chamado «encher chouriços» que se tem vindo a constatar nestes últimos anos. Há também quem atribua a culpa à troca habitual dos horários das novelas, o que acaba por não permitir uma fidelização do público a uma determinada telenovela. Já eu penso que este abalo se deve a um ritmo de história que já havia sido adquirido e que nas últimas produções se tem vindo a desvanecer.

Porém, e se sentimos falta desse tal ritmo, podíamos e deveríamos ter assistido à, agora terminada, telenovela da hora de almoço da TVI Tempo de Viver. Uma novela sem tempo morto. Uma novela em que há sempre algo a acontecer. Uma telenovela que não nos deixa sequer levantar do sofá para fazer xixi.

Quem se irá esquecer da malvada Maria Laurinda? Quem se esquecerá das intrigas e dos ininterruptos conflitos entre a família rica detentora da maior cadeia de joias do país e a humilde família completamente desprezada pela terrível Maria Laurinda? Um produto televisivo encabeçado pela maravilhosa atriz Margarida Vila-Nova, detentora de uma personagem intriguista, imprevisível e sem sombra de dúvida com sede de dinheiro.

Tempo de Viver é um espelho perfeito da atual sociedade. É uma história repleta de contratempos. Mortes inesperadas, aparecimentos surpreendentes, atropelamentos inconvenientes, tiros mordazes, discussões arrebatadoras. Mistérios e segredos acima de tudo. Nela podemos assistir aos dramas da alcoólica Bárbara, aos esquemas maquiavélicas da Maria Laurinda e principalmente às trocas de ofensas, afrontas, respostas e frases cáusticas da interesseira Lídia Martins de Mello.

Posso assim concluir que Tempo de Viver é o verdadeiro exemplo do que é e deve ser a novela. Líder em todo o seu percurso de exibição e em reexibição… na nossa memória.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

5
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
AvelinoBrunobla bla blaJoão Telesmarianna Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
marianna
Visitante
marianna

e a novela dias dançantes tem tudo isso? é que eu pelo menos nunca vi lá nada disso

João Teles
Visitante

Verdade, novelas com ‘Ninguém como Tu’ e ‘Tempo de Viver’ são inesquecíveis e INREPETIVEIS, nem o próprio Rui Vilhena conseguiu repetir a magnificência destes dois grandes novelões, estas sim é foram verdadeiros novelões, aos quais eu assistia e ainda assisto fielmente, muito melhores que qualquer tele-novela portuguesa dos dias de hoje.

bla bla bla
Visitante
bla bla bla

Eu não acompanho Dancin Days, por isso não tenho como avaliar a dinâmica e a agilidade da história, mas sou espectador assíduo de Destinos Cruzados e Louco Amor e não acho que exista falta de ritmo… Em Destinos Cruzados acontecem sempre coisas novas a cada episódio e em Louco Amor, apesar de um inicio meio morno e enfadonho, conseguiu tornar-se uma história ágil e sem momentos mortos. Isto na minha opinião…

Bruno
Visitante
Bruno

Quando era miúdo lembro-me que via as novelas todas da TVI. E sempre foi até há uns 3/4 anos quando comecei a acha-las enfadonhas e chatas… A mais recente que eu me lembro que tenha realmente sido boa foi a novela “Fascínios”! A partir daí as novelas da TVI foram sempre a piorar, até que deixei de assistir por completo. Só recentemente com a novela “Destinos Cruzados” e a retransmissão de “Tempo de Viver” é que comecei a assistir novamente a novelas da TVI. Acho sinceramente, que o elenco de DC foi muito bem escolhido: Alexandra Lencastre (com uma interpretação… Read more »

Avelino
Visitante
Avelino

Neste caso discordo totalmente.

Tempo de Viver foi muita parra e pouca uva; verdadeiramente, tinha pouca história, (mal) disfarçada com diálogos pseudo-inteligentes (o problema é que todas as personagens, até as quase analfabetas, os tinham) que davam muitas vezes azo a interpretações artificiais e exageradas.
Ninguém com Tu, essa sim, uma grande novela de Rui Vilhena.

Houve imensas novelas, passadas e recentes, bem superiores a TDV. Acescente-se que, em audiências, no percurso de exibição, TDV também não foi propriamente considerada um sucesso e chegou a ser várias vezes batida pela concorrência.

ATV News