fbpx

Tardes sem açúcar?

A Televisão
4 min leitura

Hoje em mais um Falar Televisão o destaque vai para o possível fim da série juvenil Morangos Com Açúcar. Nos últimos dias muito se tem falado acerca do assunto e muitas opiniões têm vindo ao de cima – umas a favor, outras contra este corte na grelha da TVI. Depois desta saga que tanta tinta fez correr nos meios de comunicação social, o que estará para vir? Terá a estação uma forte opção para o horário da tarde capaz de colmatar a falta deste produto? No fundo, o que podem esperar os mais novos depois do anunciado, mas não confirmado, fim da série?

No ar há quase nove anos, a série juvenil tem dado muito que falar. Pessoas singulares que se tornarem vedetas da ficção nacional, sonhos que foram realizados, produção de sucessos musicais que explodiram com a adrenalina dos jovens portugueses. Assim, estes Morangos Com Açúcar fizeram, desde o ano de 2003, as delícias dos mais novos. Surgiram, através deste formato, caras agora bem conhecidas do grande público. Exemplo disso são: Sara Prata, Mariana Monteiro, Cláudia Vieira, Rita Pereira, D’zrt, FF (Fernando Fernandes), Lourenço Ortigão, João Catarré, Pedro Teixeira, Benedita Pereira, Isaac Alfaiate, Ângelo Rodrigues, entre outros. Um dos maiores sucessos foi, sem margem para dúvidas, a banda D’zrt que muitos milhares de pessoas fez correr por Portugal fora. Ano após ano a TVI alimentou o sonho de dezenas de jovens, e agora isso pode estar muito perto do fim. A colocar em prática fortes cortes orçamentais, a estação de Queluz de Baixo está a rever todas as produções atuais e futuras para analisar onde é possível realizar cortes. Desta forma, a série das tardes pode ter os dias contados. Será esta a melhor decisão a tomar por parte do quarto canal?

Logo Mca Ix Tardes Sem Açúcar?

A série, conseguia, apesar de há algum tempo não ser vencedora nas audiências, segurar um público especifico e esse era já garantido de segunda a sexta-feira. Ao lançar um novo projeto o canal arrisca-se a ter um grande programa, bem como, perder tudo o que conseguiu ao longo de nove anos neste horário. Qual destes resultados é o mais provável?

São muitos os que dizem que este é um formato já bastante gasto na televisão portuguesa e, por isso, já devia ter sido extinto há muito mais tempo. No entanto, em termos de audiência, penso que esta não será a melhor opção, uma vez que, ao lançar uma novela neste horário é como lançar um «tiro no escuro», pelo menos no inicio. A qualidade é fundamental e, se os responsáveis souberem jogar bem com a estratégia televisiva podem, mesmo assim, ganhar.

A série de verão esteve, como se sabe, em risco de não ir para o ar, no entanto, as conversações entre a produtora e administração da TVI foram bem sucedidas, mas com algumas mudanças que se podem vir a mostrar fulcrais. O tempo de gravação foi reduzido de três para um mês e esta mesma temporada terá inicio no fim do mês de junho e terá muito menos episódios do que as séries anteriores.

Como serão as tardes sem açúcar na TVI?

 

Siga-me:
Redactor.