fbpx
Falar Televisão

Talentos Perdidos

No penúltimo Falar Televisão do ano, falo-vos de talentos perdidos. Caras bem conhecidas do público que somaram, ao longo do tempo, êxitos estrondosos, mas quis o destino, ou a falta de oportunidades, que seguissem outros rumos, dedicando-se a outras lides fora do mundo da televisão.

Todo o conjunto de personalidades que a seguir apresento, é constituído por atrizes que, na sua maioria, abandonaram Portugal em busca de novos sonhos ou de novas oportunidades de emprego.

A primeira é Sara Moniz, filha do músico e apresentador José Alberto Moniz e irmã de Lúcia Moniz. Iniciou a sua carreira em televisão aos 20 anos com Ajuste de Contas, na RTP1. A partir daí novos projetos surgiram. Integrou o elenco de um dos maiores êxitos da TVI, Jardins Proibidos. Seguiu-se Anjo Selvagem e a primeira temporada da série juvenil Morangos Com Açúcar. Corria o ano de 2004 e Sara, na altura com 24 anos, era considerada uma das promessas da ficção nacional. Contrariando esta prespetiva, a jovem resolveu abandonar o país e a profissão e seguir o sonho de ser cabeleireira. Atualmente reside em Tóquio a exercer essa mesma atividade.

322250475 F1C1C9D06E Talentos Perdidos

Quem não se lembra de Margarida Vila-Nova? Ela que, ainda hoje mantém contrato de exclusividade com a estação de Queluz. Está fora da representação desde o final de Sedução, que ocorreu no início do ano. Desde essa data que a atriz se encontra em Macau. Grávida do segundo filho, abriu um negócio próprio e parece estar feliz com o novo rumo da sua vida.

A terceira personalidade é Joana Solnado. A neta de Raúl Solnado, afastou-se do grande ecrã depois de Sentimentos. Joana sentiu, assim, necessidade de correr mundo em busca de novas experiências. Esta foi a única das visadas a recusar propostas. É verdade! Já recusou, até agora, participações em Remédio Santo, Doce Tentação e Destino.

O fenómeno Floribella instalou-se no decorrer do ano 2006, levando Luciana Abreu às luzes da ribalta. Apesar disto, foi no Ídolos que a atriz iniciou o seu percurso. Passou depois para a apresentação com o Programa da Lucy, em 2008. No auge da carreira, foi em 2009/2010 que integrou o elenco de Perfeito Coração. O namoro com Djálo, o casamento em segredo e o nascimento da primeira filha foram as três razões que levaram a cantora e atriz a afastar-se da televisão. Sem convites para ingressar em novos projetos, mudou-se para França onde mora atualmente.

A ex-protagonista de Morangos com Açúcar, Vanessa Martins, faz também parte deste leque por ter ficado no desemprego depois da novela Deixa Que Te Leve. Esse afastamento fez com que a ex-namorada de Ângelo Rodrigues se dedicasse ao design de comunicação. Hoje, pensa em abandonar o nosso país em direção à Big Apple.

Infelizmente e, apesar dos casos aqui relatados serem de afastamentos voluntários, a realidade é outra. Na sua grande maioria, os atores/atrizes, bem como outros profissionais da área, são assolados pela falta de projetos e, assim, «obrigados» a desistir da carreira.

Todos nós sabemos que, a vida em televisão é instável e pode acabar repentinamente. É um facto que, apenas os bons se mantém, contudo, vejo gente de muito valor a abandonar o audiovisual. Em causa podem estar diversos motivos: a falta de aposta dos canais/produtoras de televisão, a dita «crise» ou até mesmo o facto de serem poucos os que sabem e conseguem lidar com a fama. O afastamento é escolhido como forma de reencontrarem uma vida pacata, longe das câmaras e das passadeiras vermelhas.

Assim, e considerando que o problema principal parte das produtoras e canais de televisão, acho que deveria haver uma rotatividade nos atores e restantes profissionais. Se nada for feito, continuaremos a ouvir falar em novos talentos perdidos e esta realidade manter-se-á.

Farão Sara Moniz, Margarida Vila-Nova, Joana Solnado, Vanessa Martins e Luciana Abreu falta à ficção nacional? E todos os outros de quem nos esquecemos do dia para a noite?

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • A Margarida Vila Nova, a Joana Solnado, a Luciana Abreu, a Marta Fernandes a Maria João Falcão, a Sofia de Portugal, a Sara Moniz e muitas outras trazem saudade sim agora essas bonequinhas acabadas de sair dos MCA não se tem saudades nenhumas!!!

ATV News

<>