fbpx

Somos Pimba em Festa

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisão

A estação de Carnaxide estreou o seu novo formato de verão (espero!) das tardes de domingo, o Portugal em Festa. Esta escolha vem na sequência das audiências obtidas pelo Somos Portugal da TVI que a pouco e pouco chegou a líder de audiências no seu horário, destronando as séries e filmes da SIC.

Apresentado por Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras, Portugal em Festa não é mais do que um Somos Portugal. Resumido: uma «terrinha», um palco, muitos 760 e música pimba. Neste programas também há público, mas o pior é que o programa de festas da SIC nem isso tinha – bastou-me cinco minutos para perceber que só a primeira fila do palco estava preenchida. Nem sempre se deve seguir à risca a expressão «Se não os consegues vencer junta-te a eles». Este é o caso!

Sendo um programa completamente igual, e criado propositadamente para obter audiências, não percebo as declarações de Rita Ferro Rodrigues quando afirma que «não vale tudo para ter audiências». Sim, esta frase tem um contexto, é verdade. Mas no fundo até vale tudo, ou quase tudo, para ter audiências. As tardes de domingo da SIC, apesar de não atingirem a liderança, eram diversificadas, atraindo público jovem que, com a degradação da TV portuguesa, refugia-se no Cabo.

Contudo, felizmente, Portugal em Festa não foi além dos 5,3% de audiência média e 16,1% de quota de mercado. Ficou, assim, longe dos 8,4% e 25,4% do Somos Portugal, TVI. Este novo programa de Carnaxide não só conseguiu uma audiência fraca como deixou a SIC, na média total diária, nuns medíocres 19,4% de share.

Até quarta!

Siga-me:
Redactor.