fbpx

Será que irá matar ou moer?

A Televisão
4 min leitura

O próximo sábado vai ser um dia de regressos na SIC! Para além do «Gosto Disto!» que já todos sabíamos que ia voltar no verão, a estação de Carnaxide decidiu tirar da gaveta a sitcom «A Família Mata». Vamos lá ver se resulta…

«A Família Mata» surgiu no ano passado para ocupar uma das faixas principais do horário nobre: a faixa das 21:00. Os valores que alcançou foram medianos, se bem que foi descendo desde a estreia. E com a vinda de «Peso Pesado – Diário» para as noites de segunda a sexta, a série acabou por sair do ar ao fim de cerca de dois meses de exibição. E ficou na gaveta, até a SIC se lembrar, agora, de a trazer à luz do dia. Ou da noite, já que vai voltar a ser exibida em horário nobre!

Esta sitcom, adaptada da produção espanhola com o mesmo nome, tem um verdadeiro elenco de luxo. Juntar Rita Blanco e José Pedro Gomes numa mesma produção não é fácil! E se a série não conseguir fazer bons valores, não é pela qualidade do elenco, nem pelas suas atuações.

A série tem a sua piada, é um facto. Para exibição diária pode ser excessiva (visto que a história se centra sempre nas mesmas personagens, núcleos e situações) e só ao sábado até pode resultar. Se bem que, se recuarmos um pouco no tempo, sitcoms que surgiram em antena, em reposição diária (até no verão!), acabaram por se darem bem (como «Aqui Não Há Quem Viva» e «Cenas do Casamento»). Esta será exceção? Não sei…

Tenho algumas dúvidas em relação à eficácia deste produto em antena. A sua vinda vai permitir à SIC diversificar o horário nobre de fim-de-semana, abdicando das novelas (poupando assim um capítulo de qualquer uma das que tem em exibição!) e dando outra oferta aos seus telespectadores. Não sei é se os produtos apresentados, nomeadamente «A Família Mata», serão suficientemente cativantes para fazer frente às novelas da concorrência! É que, ficção por ficção, as pessoas vão querer ver algo para descontrair ou querer assistir a um produto que veem diariamente? Acho que a resposta é lógica, mas poderá haver surpresas…

Foram exibidos, aquando a primeira transmissão d’ «A Família Mata», cerca de 34 episódios, ficando a faltar exibir 41 ou 46 episódios (as informações que foram surgindo foi de que foram gravados 75 ou 80 episódios desta série). Ainda há muitos episódios desta série para irem para o ar e com exibição dupla ao sábado, se a série não voltar a ser tirada do ar, terminará no fim do ano (em dezembro, mais coisa, menos coisa). O número total de episódios é justificável, visto que a série foi pensada para ser exibida de segunda a sexta, como se de uma novela se tratasse. Isto, se os resultados tivessem sido muito bons!

Agora «A Família Mata» vai voltar para se «redimir»! Vamos lá ver se o público irá aceitar a sitcom no seu novo horário e dia de exibição (aos sábados, das 22:50 às 23:50) ou se, pelo contrário, irá preferir rejeitá-la, fazendo a estação tirá-la do ar. A SIC promove a série dizendo que «não mata, mas mói»: resta saber se vai «moer» o público por ser secante ou se o irá «matar» de tanto rir!

Siga-me:
Redactor.