fbpx

A RTP1 a levantar a voz

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisão

A RTP1 entrou no jogo das noites de domingo. Depois de durante muito tempo ter reservado para si o papel de alternativa às privadas, a estação pública apostou em The Voice Portugal para se tornar relevante no seu dia mais problemático. O primeiro teste foi superado com distinção: 11,8% de rating e 21,8% de share, a conseguir a vice-liderança a uma distância considerável do desgastado Vale Tudo da SIC.

O impacto da estreia desta segunda edição da versão portuguesa de The Voice, nomeadamente nas redes sociais, revela que a RTP1 conseguiu por uma vez chegar ao público jovem, há muito tempo afastado daquele canal. As camadas mais idosas do público continuarão a ser importantes para a estação pública, mas definitivamente a RTP percebeu que não pode continuar a ser quase inexistente para os mais novos.

Por outro lado, com a inversão da estratégia do primeiro canal o serão dominical na televisão portuguesa torna-se ainda menos diversificado. Até aqui a RTP1 reservava os formatos de grande entretenimento para o sábado (concorrendo com as novelas ou os enlatados das privadas), e nas noites de domingo fugia à guerra de audiências com cinema a horas decentes e ficção nacional diferenciada – o caso mais recente foi a passagem fugaz de Os Filhos do Rock, entretanto chutada para um horário irrelevante. Para o sábado a RTP1 programou Desafio Total, a enésima versão do formato «concurso de talentos com famosos», que deixa muito a desejar.

The Voice Portugal não terá vida fácil e é provável que não mantenha o nível de audiências da estreia ao longo das semanas e das diferentes fases da competição. Mas pela primeira vez nos últimos tempos a RTP1 está na luta pelas noites de domingo, e a concorrência (principalmente a SIC) deve estar atenta.

Siga-me:
Redactor.