fbpx
Falar Televisão Rubricas

Reinventar o daytime

Falartelevisãodestaque Reinventar O Daytime

Falar Televisão

As notícias da transferência de João Baião da RTP para SIC já andam a fazer correr tinta há algum tempo, e entretanto já foi confirmada pelos responsáveis da estação de Carnaxide, embora Baião ainda esteja ao serviço da estação pública. Esta saída para a SIC, depois de a RTP não ter conseguido convencer o apresentador a ficar, representa um grande rombo na Marechal Gomes da Costa.

Os problemas no daytime da RTP1 não são de hoje. A revolução levada a cabo por Hugo Andrade em janeiro de 2013, com a polémica transferência da Praça da Alegria para Lisboa e a mudança de apresentadores dos talk-shows, nunca teve resultados positivos e até piorou a situação da RTP1, principalmente no período da tarde. Os dois programas nunca conseguiram conquistar público às privadas nem atrair o cada vez maior número de espectadores que preferem o cabo.

A saída de João Baião, a somar ao afastamento de José Carlos Malato do Portugal no Coração por motivos de saúde, torna mais urgente a remodelação da programação diurna da RTP1. Para as manhãs ainda nada se sabe. Acredito que um regresso da Praça da Alegria ao Porto (de onde não deveria ter saído) seria a melhor opção, mas é altamente improvável numa altura em que a RTP Porto parece estar mais dedicada aos conteúdos da RTP2. Para as tardes já foi encontrado um rumo: o horário será entregue a Herman José, afastado do primetime onde há muito não conseguia as audiências que a RTP deseja. Herman e a RTP prometem um programa diferente, afastado da fórmula esgotada dos programas de daytime atualmente existentes. Numa altura em que o desemprego atinge níveis bastante elevados, é um erro pensar que apenas os idosos e as donas de casa veem TV à tarde, como se prova pela cada vez maior fuga do auditório para o cabo. Herman tem um desafio difícil pela frente, mas impõe-se que as generalistas mudem o estilo da sua programação de daytime, e faz todo o sentido que a RTP dê o primeiro passo nesse sentido.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • isto do joão baião já fez correr muita tinta e acho que contnua,o que já enjoa ,tambem de acordo com o que dizem eeu própria já o disse portugal no coração e praça DA ALEGRIA havia de voltar ao PORTO,foi lá que começou,porque o norte,tem mais para divulgar desde,o folclore minhoto,tem mais cultura,e outros costumes,lisboa só tem politica,e rtp em lisboa tem apresentadoras,vaidosas,que não sabem falar,a tãnia essa é humilde,sabe falar,é pena que esteja só,a ver se tiram o joão baião da internet,e das revistas,porque já irrita encarar com ele.

ATV News

<>