fbpx

“Reality-Shows”

A Televisão
3 min leitura

O reality-show tornou-se um modelo de sucesso e são diversos os formatos que se sucedem. Dos formatos sem conteúdo algum até aqueles em que o conteúdo é extremamente relevante, esta “nova” forma de fazer televisão virou moda e mais, necessária para a subsistência de televisões privadas e portanto, comerciais.

Os reality-shows são produtos de grandes massas, daí que as audiências reflitam um aparente bom desempenho. Dada a sua não muito extensa duração, este tipo de programa prende os telespectadores pela novidade a cada emissão. Óbvia é também a polémica que geralmente acarreta este tipo de formato, dada a sua intenção em mostrar aos telespectadores “aquilo que todos eles são” e o que “todos eles fazem”, isto varia de produção para produção, mas a verdade é que a generalidade dos programas feitos são regularmente geradores de grandes polémicas que se arrastam da televisão para a imprensa escrita e, por sua vez, para a surpreendente quantidade de seguidores deste género televisivo.

Secret Story &Quot;Reality-Shows&Quot;

Mas afinal, qual é a razão de tanto sucesso? Não sendo eu especialista na matéria (e mesmo que fosse) a resposta a esta pergunta não me parece óbvia, segura ou até mesmo regular. Isto, porque nada é certo e seguro em televisão. Ainda assim, acho que posso especular um pouco e defender este formato, na medida em que, é no mesmo que as pessoas, cada vez mais cansadas da vida monótona que levam e do desgaste físico e emocional que transportam consigo, encontram neste tipo de formatos entretenimento real e em direto. Desperta-nos o nosso sentido mais crítico, muitas vezes para algo que reconhecemos em nós mesmos, atitudes, ações, palavras que se dizem, etc. É também evidente, que o sucesso de um programa deste géneroestá dependente da qualidade do profissional que o conduz (nem sempre tem que ver com o reconhecimento do mesmo) e sobretudo, da produção que é feita.

Big Brother, Quinta das Celebridades ou até mesmo Casa dos Segredos, são programas cujo único objetivo é entreter e testar a crítica pessoal que desperta em muitos dos seus seguidores. Já Peso Pesado ou até Perdidos na Tribo apresentam-nos um conteúdo mais lúdico, com aprendizagens e conhecimentos que se pretende que sejam passados. É, como tudo em televisão, a evolução de um formato, já por si, vencedor.

 

Siga-me:
Redactor.