fbpx
Falar Televisão

Quando a mostarda chega ao nariz…

E, pronto, o inevitável aconteceu. A televisão de Queluz de Baixo decidiu não mais contar com as audiências medidas pela GfK. Algo que acaba por não surpreender, face à atual performance dos programas da TVI. Por muito que não queiram fazer parecer, a verdade é mesmo essa. Os alarmes soaram em Queluz com a aproximação do Ídolos a A Tua Cara Não me é Estranha e com a diminuição significativa da força do horário nobre, motivada, sobretudo, pela quebra de Remédio Santo. Estão a agir mal? Claro que não. Tem todo o sentido. O que não tem sentido é que o tenham feito agora, quando começam a ver os prejuízos a chegar.

Ainda há uma semana José Alberto Carvalho defendia que “factos são factos”, mas parece que agora já não existem factos, mas somente mentiras. A alteração de ideias que simples (ou talvez complexos) números fazem. Na realidade, para uma estação privada como é a TVI, torna-se difícil ver a liderança partir assim de repente. E é claro que não é possível “segurar-se” tanto tempo como tem feito a RTP.

Desta vez não tenho dúvidas de que vai haver mudanças. É a televisão de Queluz de Baixo que está em causa. É a sua sobrevivência que começa a estar ameaçada, numa previsão demasiado radical, confesso, mas é a verdade.

Gfk Logo Quando A Mostarda Chega Ao Nariz...

Ainda assim, saúdo que somente agora seja tomada uma atitude. E que apenas quando está a ver-se em “apuros” existam mudanças. O mais curioso de tudo, e agora tenho mesmo que confessar, caro leitor, é que tudo isto aconteceu, precisamente, um dia depois de Hugo Andrade, em plena conferência de imprensa do 5 Para a Meia-Noite, ter criticado o silêncio de alguns…

Coincidências ou não, certo mesmo é que é desta que haverá mudanças. Mas fará sentido fazer regressar a Marketest?

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Mas o “José Alberto Carvalho” tem alguma coisa a ver com a TVI “em geral”????!! -.-‘ Claro que não….

    E a verdade é que mais uma vez, o Luís Marques fez das suas! A partir do momento em que o JAC fez a tal entrevista, a informação da TVI às 20:00 passou para segundo! E adivinhem, quem está agora em primeiro….. a SIC! Que coincidência…

    E tenham cuidado com o tipo de “imparcialidade” que esta rubrica tem, pois quando se trata de canais de TV, “parcialidade” é o que menos falta aqui!

    Agora na parte da Marktest, aí sim estamos em consenso! Não sei para quê voltar à Marktest, tudo bem que tem uma amostra mais real do que a da GFK mas não faria mais sentido a RTP e a TVI iniciarem contactos com uma nova empresa de audiências???!!

  • Não concordo! A TVI também ajudou a escolher a GfK, e sabia-se muito bem que esta empresa tinha uma amostra diferente.
    Vai mudar para quê? Deixa-me ver… já sei! Porque a Marktest dá-lhes a liderança de bandeja. Se a GfK também a desse, eu queria apostar se o director da TVI não se calava bem calado. 
    Não há liderança, vamos deixar esses números de lado e voltar àquela que sempre nos pôs nos primeiros! -.- 

    TVI, tudo explicado…

  • GfK não vai deixar de medir as audiências. As audiências são melhores medidas, e os organismos especializados gostam. A TVI não pode continuar a aopostar sempre no mesmo décadas e décadas. Tem que variar. É isso o significado de “generalista”. 

    Sobre a reportagem de ontem da TVI, sobre esta polémica, achei imensa piada. Primeiro não gostam das novas audiências e consideram-nas falsas, mas porque é que na reportagem disseram que a informação da TVI era a mais vista? Se os resultados da GfK são falsos, deviam ter dito que a informação da RTP é que é mais vista e que a da TVI é a menos viste, entre os canais generalistas.

  • Calem-se fanáticos. Mas não veêm que a GFK está a beneficiar claramente a SIC…só não falam porque não vos convém. Com esta medição acabou-se a credibilidade toda. Não sei como é que alguém ainda acredita nessa fantochada. As audiências são um jogo de interesses que vão ao encontro de conveniências…e a SIC tinha que fazer alguma coisa para virar o jogo. São muito espertos!!!

ATV News

<>