fbpx

Programas que brincam ao Carnaval

A Televisão
2 min leitura

Falartelevisãodestaque

Hoje queria debruçar-me sobre outros assuntos, mas é impossível fugir à grande desilusão que foi a gala de estreia do Factor X, na SIC. Não vou dizer que estava à espera de algo diferente, pois sempre tive a sensação que estas galas (que tanto prometiam) iam ser exatamente aquilo que assistimos ontem. Tudo bem, foi apenas a primeira emissão em direto (e ainda vão ser feitos ajustes e melhorias), mas não creio que o cenário mude muito daqui para a frente. Uma coisa é certa: o Ídolos está de volta e quer brincar ao Carnaval, isto é, regressou mascarado de Factor X.

Não peço que façam um programa igualzinho à versão U.K. ou U.S.A., nada disso. Mas peço, sim, que apresentem uma coisa minimamente em condições (aceitável, vá). Sim, estamos em Portugal e o dinheiro é pouco, mas recuso-me a acreditar que não é possível fazer melhor. Os comentários que estão a circular na internet apontam todos para o mesmo: dançarinos, acessórios, mudanças de cenário, iluminação, melhores assistentes de câmaras precisam-se. Já para não falar dos backgrounds, que remetem tanto mas tanto ao século passado…

Para finalizar, tenho que citar Rui Pêgo: «Lá começam eles [concorrentes] a fingir um telefone com a mãozinha. Inovem. Levem um ganso morto». Valha-me Deus que já não há paciência para os telefones encenados. Porquê apelar ao voto sempre da mesma maneira? Gente, agora a sério: é piroso! Está gasto, já teve o seu tempo. Sejam criativos e, em caso extremo, levem mesmo o desgraçado do ganso morto. Nossa, que mau feitio o meu.

Mais brilho e cor nas próximas galas, se faz favor!

Siga-me:
Redactor.